TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica Artigo Científico

Por:   •  2/10/2021  •  Resenha  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Critica Artigo Científico

Disciplina: Seminário Estagio de Ortopedia e Traumatologia

Tratamento fisioterapêutico para epicondilite lateral: uma revisão sistemática

        O artigo analisado para seguinte resenha foi publicado Ano 2013 pela Revista Fisioterapia em Movimento. Escrito por: Matheus Oliveira de Almeida, Bruno Tirotti Saragiotto, Tiê Parma Yamato, Raphael Lobão Pereira, Alexandre Dias Lopes.

        O interesse dos autores é expor e verificar através de uma revisão da literatura, avaliar a efetividade e a segurança das diversas intervenções fisioterapêuticas utilizadas no tratamento conservador da epicondilite lateral, verificando se há na literatura evidência suficiente para determinar quais intervenções são eficazes no manejo dessa patologia para que se possa criar diretrizes de tratamento. A coleta de dados foi feita bases do Medline; Embase; Lilacs e Scielo até dezembro de 2010. O artigo está organizado em doze páginas e é composto por cinco tópicos: Introdução; Materiais e Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão e Referências.

Na introdução os autores contextualizam o conceito, diagnostico e sintomas da epicondilite lateral (EL), e os impactos na realização de atividades funcionais.

        Os autores fizeram uma análise de 162 trabalhos científicos, e selecionaram 26 artigos.

Foi encontrado que 18 utilizaram intervenções eletroterapêuticas, sendo que cinco avaliaram ondas de choque, cinco a terapia por laser, três o ultrassom, dois a fonoforese e três a iontoforese. Já para as intervenções não eletroterapêuticas foram encontrados 13 artigos dos 26 selecionados, visto que quatro examinaram os exercícios terapêuticos, um a técnica manipulativa, dois o uso de órtese, um a acupuntura e cinco avaliaram a eficácia da fisioterapia convencional.

Diante das analises dos artigos os autores compararam algumas condutas fisioterapeuticas com o tratamento da aplicação de corticoides que foi relatada em alguns dos artigos. As condutas fisioterapeuticas relatadas são, alongamentos, exercicios excêntricos e concêntricos, aplicação de termoterapia, eletroterapia, etc. Todas as intervençoes segundo os autores mostrou-se eficaz em relação a aplicação de corticoides. Bisset et al. encontraram resultados que também confirmam a fisioterapia convencional como um método eficaz no tratamento da epicondilite lateral, apresentando-a como uma alternativa para substituir as injeções de corticoide a médio e longo prazo, utilizaram um protocolo que consistia de oito sessões de manipulação do cotovelo e exercícios terapêuticos.

A grande variedade de recursos fisioterapêuticos descritos no artigo, alguns me chamou atenção, como os agentes eletroterapêuticos, o laser de baixa intensidade, que segundo o texto demonstra ser um recurso terapêutico favoravel em  pacientes com  EL,   apresentando bons resultados quanto ao alívio  da dor, força e função como podemos ver nos estudos de Lam et al. e Stergioulas, com um protocolo parecido com o estudo de Gueta, que demonstraram mais eficácia do laser em comparação com o placebo para as variáveis dor, força de preensão e função.

 Araújo et al., Concluí que o tratamento com o Laser de baixa potência tem sido introduzido na prática clínica para tratar afecções inflamatórias, agindo na a aceleração da síntese de colágeno, diminuição de micro-organismos, aumento da  vascularização, redução da dor e da inflamação e teve a importância de mostrar dentro desses parâmetros utilizados há melhora do quadro álgico, da qualidade de vida, da funcionalidade, da amplitude de movimento articular e se há redução do edema.

Em um estudo que analisei Justino JS et al. conclui que os efeitos da laserterapia de baixa intensidade são eficazes no tratamento da epicondilite lateral. Observou a diminuição dor e a melhora da funcionalidade do cotovelo com o tratamento ministrado; porém, acreditase que novos estudos com amostras maiores e mais tempo de aplicação deveram ser realizados para que seja possível alcançar resultados ainda mais significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (714.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com