TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS

Por:   •  21/11/2019  •  Artigo  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA[pic 1]

Sociedade de Pesquisa Educação e Cultura

Dr. Aparício Carvalho de Moraes Ltda.

Graduação em Educação Física.

TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS.

PALAVRAS – CHAVES: IDOSO, TREINAMENTO DE FORÇA E QUALIDADE DE VIDA

Lauro Leandro Bezerra de Queiroz Pinto

Matheus Lemes de Almeida

Regina campos da Silva

Vilhena, 08 março 2019

Lauro Leandro Bezerra de Queiroz Pinto

Matheus Lemes de Almeida

Regina campos da Silva

TREINAMENTO DE FORÇA PARA IDOSOS.

Trabalho apresentado na disciplina de. Fisiologia do exercício da Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA no Curso de Educação física, como finalidade da ampla visão para o conhecimento e obtenção parcial de nota.

Professor: Diogo Mariano Hidelfonso.

Vilhena, 08 março 2019

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ENVELHECIMENTO

 “O envelhecimento e um processo caracterizado pela diminuição fisiológica e de todas as capacidades físicas”. (MAZINI et al ,2003). O treinamento de força com todo seu planejamento deve ser estruturado buscando minimizar as perdas das funções e consequentemente melhorar a qualidade de vida. Sempre pensando em movimentos que trazem funcionalidade para os idosos.

O envelhecimento e um processo pelo qual todas os indivíduos e organismos passam e é caracterizado pela diminuição gradativa das capacidades dos vários sistemas orgânicos em conseguir realizar suas funções de maneira eficaz. (MARIN et al ,2003). O envelhecimento e um processo natural com suas alterações biológicas trazendo uma dificuldade nas atividades normais do dia a dia, como caminhar, levantar e empurrar com isso o treinamento de força vai restabelecer a força gerando uma melhora significativa nas funções do cotidiano. Caracterizado por diversos fatores, o envelhecimento traz uma perda significativa da massa magra que contribui para a perda da força muscular, então e de suma importância para o idoso, buscar uma atividade física (treinamento de força), para reestabelecer a estrutura física como um todo aumentando a força e a potência e diminuindo a perda da massa muscular.

  1. TREINAMENTO DE FORÇA

Como todo treinamento para se iniciar, precisa ser realizado uma adaptação, visando o fortalecimento dos tendões, ligamentos e musculatura em geral, antes de desenvolver a força, montando um programa de periodização, onde dará início com cargas leves para conseguir capacidade de movimentos básicos e amplitude de movimentos, a progressão das cargas deve se levar em conta cada idoso de maneira única pois cada um tem uma evolução diferente do outro.

As cargas são consideradas em relação a uma escala de 0% a 100% onde o limite usado será de até 80% considerando 1 RM (REPETIÇÃO MÁXIMA).  Acima de 80% já se tem uma progressão fracionada em pequenas cargas.

O treinamento de força deve ser trazido como um estilo de vida, para que se desenvolva um condicionamento físico em caráter permanente trazendo assim de maneira ampla uma qualidade de vida significativa em todas as funções naturais biológicas e fisiológicas.

Segundo (Raso. 2007) o período de adaptação deve ser caracterizado por 1 a 3 series de 8 a 15 repetições a 50% de 1 RM.

“Treinar os principais grupos musculares para desenvolver a força de forma equilibrada e para todo sistema muscular “. (WESTCOTT e BACHLE ,2001).

É de suma importância que o idoso procure primeiramente um médico para fazer um check upe logo após com um laudo médico procurar profissional da educação física, onde o mesmo realizara uma anamnésia e fara todas as adaptações necessárias para se dar início ao treinamento de força.

Segundo ACSM,1995 aconselha que as pessoas que iniciam um programa de treinamento sejam classificadas em uma das três categorias de risco:

Primeira: individuo aparentemente saudável com não mais que um fator de risco coronário ex: hipertensão.

Segundo: indivíduo que tem sinais ou sintomas sugestivos de possuir doença cardiorrespiratória ou metabólicas com um ou mais fatores de risco.

Terceiro: indivíduos com doenças cardíacas, pulmonares ou metabólica conhecidas.

A parte importante da estrutura do treinamento de forca e estrutura o corpo como um todo um programa básico de treino pode incluir:

  • Exercícios básicos ex: flexão de braço, barra fixa e agachamento
  • Treinos com adaptações com elásticos e adaptações funcionais
  • Musculação com pesos livres ou realizados em máquinas.

Para se obter melhor resultado deve se manter o treinamento pelo menos três vezes na semana.

 

  1. QUALIDADE DE VIDA

A atividade física direcionado como estilo de vida, traz benefícios simples e eficaz para diminuir custos relacionados a saúde, trazendo uma melhor qualidade de vida, obtendo o aumento significativo do bem estar melhorando a qualidade do sono, melhora no apetite, diminuição da pressão arterial, aumento do fluxo sanguíneo, redução de peso e percentual de gordura, redução de doenças e melhora nas atividades realizadas no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com