TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DOS ESTUDOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO DÉFICIT DO PROCESSAMENTO AUDITIVO JUNTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  12/11/2020  •  Monografia  •  4.185 Palavras (17 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE PESTALOZZI DE FRANCA

Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

LAILA SAMPAIO DE OLIVEIRA

RELAÇÃO DOS ESTUDOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO DÉFICIT DO PROCESSAMENTO AUDITIVO JUNTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação na Pós- Graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Pestalozzi de Franca – FAPESF, sob orientação do Prof.

FRANCA - SP 2019

RELAÇÃO DOS ESTUDOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO DÉFICIT DO PROCESSAMENTO AUDITIVO JUNTO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Nome Completo da Orientanda Ana da SILVA1 Nome Completo da Orientadora, Orientadora preenche2

as frases acima. ok!

O presente artigo tem como finalidade, analisar as dificuldades que pacientes com Déficit do Processamento Auditivo Central encontram no processo de ensino aprendizagem, buscando avaliar de forma eficaz o verdadeiro transtorno em que muitas ocasiões crianças são “rotuladas” trazendo desestímulo e resultados negativos tanto no âmbito escolar e social. Tendo este artigo o objetivo de mostrar a importância de uma boa avaliação junto a atuação posterior do neuropsicopedagogo. Foi utilizada a metodologia através das abordagens documentais, descritivas e bibliográficas já escritas sobre o presente assunto. Foi discutido o papel conjunto do neuropsicopedagogo, da escola, família e paciente para alcançar as metas propostas assim tendo bons resultados. Conclui-se ao final deste estudo que um diagnóstico preciso e estratégias de acordo com cada paciente, aplicadas pelo neuropsicopedagogo proporcionou resultados eficientes.

 

Palavras-chave: processo auditivo central, neuropsicopedagogia e dificuldade de aprendizado.

.

[pic 1]

1Pós-graduanda do Curso de Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Faculdade Pestalozzi de Franca. Turma 2018. E-mail: colocar e-mail aqui sem ponto final no final

2Profa. Orientadora que deve preencher.

  1. Introdução

Sabe-se que a neurologia dedica ao estudo do funcionamento do sistema nervoso e que tem como finalidade o tratamento das doenças que abrange todo este sistema, através dessa ciência teve-se a oportunidade de trabalhar e aprofundar também na educação e tornar-se possível a prevenção dos distúrbios da aprendizagem e assim a reabilitação pessoal, educacional e social daqueles indivíduos que necessitam.

Através da relação dos estudos das neurociências, os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia nasce a neuropsicopedagogia, que é uma ciência transdisciplinar com o objetivo de capacitar os profissionais da área da Educação para que estejam habilitados a adaptar às metodologias e técnicas educacionais e assim desenvolver um trabalho de acompanhamento pedagógico, cognitivo e emocional auxiliando no processo de desenvolvimento educacional em diferentes contextos.

A Neuroeducação proporciona uma abordagem diferenciada mostrando que o aprendizado não é uma aquisição de novos conhecimentos, assim tendo um novo conceito que “aprender é modificar comportamentos”, assim o profissional da neuropsicopedagogia realiza intervenções necessárias junto ao paciente e seus familiares na intenção de melhorar, compensar, contornar ou se adaptar às dificuldades encontradas ao meio ao qual está inserido.

De acordo com a resolução CFP 002/04, a neuropsicológica “atua no diagnostico no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral”, e a avaliação das funções neuropsicológicas das habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memoria, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas para o então trabalho de intervenção e estimulação cognitiva do neuropsicopedagogo.

Assim temos definido pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) de acordo com o Art. 10. Da Resolução 03/2014:

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da Neurociências aplicada à educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento

do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. (Art. 10º. Resolução 03/2014 – SBNPp).

E para um bom desenvolvimento da linguagem que se faz presente na comunicação dos indivíduos, para que ocorra o processo do desenvolvimento da linguagem oral um bom funcionamento do processamento auditivo se faz necessário, o sistema auditivo central que é composto pelo componente neural e que tem a função de receber, analisar, programar e gerar as respostas necessárias, e o déficit ou distúrbio desta área caracteriza então a desordem do processamento auditivo trazendo assim inúmeras defasagens não só no desenvolvimento  linguístico, mas também emocionais e sociais.

Conforme Pereira (1997), as desordens do Processamento Auditivo podem apresentar manifestações comportamentais (quanto à comunicação oral, à comunicação escrita, ao comportamento social, ao desempenho escolar, à audição), manifestações clínicas (prejuízo de localização sonora, memória auditiva, identificação de sílabas/palavras/frases na presença de uma mensagem competitiva) ou alterações nos limiares de audibilidade.

Segundo Azevedo (1996), a integridade anátomo-fisiológica do sistema auditivo, tanto em sua porção periférica como central, constitui um importante pré- requisito para a aquisição normal do desenvolvimento de linguagem, fala e escolarização. Um outro pré-requisito seria a experienciação auditiva, que promove  o desenvolvimento das habilidades auditivas.

O desenvolvimento normal da linguagem depende do bom funcionamento dos processos auditivos para receber e transmitir, perceber, relembrar sons e integrar experiências sonoras.

Assim, esta pesquisa tem como intuito abordar os prejuízos causados pelo mal funcionamento auditivo, procurando através da neuropsicopedagogia formas e maneiras de minimizar as perdas, inserindo o indivíduo no processo da aquisição cognitiva.

  1. Procedimentos metodológicos

  1. Caracterização da Pesquisa

O presente estudo terá as abordagens documentais, descritivas e bibliográficas, visto que para a elaboração do mesmo é necessário o aprofundamento teórico e bibliográfico sobre o impacto que a deficiência auditiva acarreta no desenvolvimento da criança na aprendizagem, observando por meio documentais a importância da neuropsicopedagogia para auxiliar e aprimorar o desenvolvimento da crianças com falhas no processo auditivo central. Por isso, dentro desse processo utilizar-se-á essas abordagens que agrega o conhecimento teórico e capacita para o avanço de melhorias para esse grupo especifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (298.9 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com