TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades Orais, Processamento Auditivo e Consciência Fonológica

Por:   •  14/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Curso de Extensão:

Habilidades orais, processamento auditivo e consciência fonológica – atividades facilitadoras da alfabetização

Atividade avaliativa final

Aplicação de atividades facilitadoras da alfabetização

Aluna: M C

Idade: 7 anos

2º ano do Ensino Fundamental

Hipótese de escrita : alfabética

1ª atividade – Atenção Seletiva

Texto: “A lebre e a tartaruga”

Desenvolvimento: Durante a leitura do texto cada vez que a palavra tartaruga era pronunciada a aluna deveria bater uma palma. No início a aluna estava atenta e interessada, porém ao final do texto já demonstrava desinteresse e não bateu palmas nas duas últimas vezes em que a palavra foi pronunciada. Numa segunda tentativa a aluna demonstrou-se mais atenta e melhor treinada ao processo.

2ª atividade – Atenção, Discriminação e Memória Auditiva

Frases com os fonemas /p/ e /b/

Desenvolvimento:  Foi necessária retomar a consigna da atividade duas vezes. A aluna demonstrou interesse pela atividade, porém não foi capaz de identificar todos os fonemas nas frases lidas. Fica claro que compreende melhor o /b/, mas ainda tem dificuldades em processar a consoante surda /p/. Quanto a memória auditiva os resultados foram satisfatórios.

3ª atividade -  Segmentação silábica

Desenvolvimento: foram oferecidas palavras inteiras para que a aluna fizesse a segmentação. Durante a atividade o empenho da aluna foi grande e com resultados satisfatórios. Ao final ela disse que poderia dividir a palavra em partes ainda menores e passou a soletrar.

4ª atividade: Rimas

Desenvolvimento: Foi a atividade preferida da aluna, sendo que no primeiro nível não teve qualquer dificuldade em realizá-la. No nível 2 necessitou de um pouco mais de tempo para responder as palavras com as rimas, porém com ótimo aproveitamento.

Considerações sobre as atividades

        O processo de alfabetização é complexo e tem variáveis importantes que interferem no seu êxito.

        A aplicação de atividades facilitadoras da alfabetização por meio da consciência auditiva e fonológica são extremamente relevantes no processo de ensino aprendizagem, pois tem por objetivo nortear o trabalho docente e auxiliar os alunos no processo de aquisição da língua escrita de forma que, principalmente aqueles que possuem alguma dificuldade na apreensão dos conteúdos, sejam melhor beneficiados.

        Por meio das atividades que estimulam as habilidades auditivas como “Atenção Seletiva” e “Atenção, Discriminação e Memória Auditiva” num primeiro momento é possível verificar as dificuldades dos alunos e o desenvolvimento das suas habilidades auditivas, posteriormente é possível treinar essas habilidades.

        As atividades que estimulam as habilidades e a consciência  fonológica como “segmentação silábica” e “Rimas” são capazes de fazer o treino do cérebro para que este faça novas conexões e, dessa maneira, seja melhor compreendida a língua falada, para assim fazer a interface com a linguagem escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com