TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio as Avesas

Por:   •  12/11/2015  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 5

CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM: GRAMATICA DE LINGUA PORTUGUESA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Keli dos Santos Passos Picado*

GONÇALVEZ, Letícia Aparecida de Araújo ; BARONAS, Joyce Elaine de Almeida. Entretextos, Londrina, v.13, nº02, p. 243-265, Jul./Dez. 2013.

Em Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua materna da Pesquisadora Letícia Aparecida de Araújo Gonçalves e a Professora Joyce Elaine de Almeida Baronas, é possível observar um conjunto de idéias que questiona a ordem estabelecida no ensino da língua materna que atualmente tem como pressuposto e única verdade o código gramatical e todo o seu rígido conjunto de normas.

O trabalho é inicialmente contextualizado historicamente a respeito do ensino linguístico no Brasil Colonial e a sua importância na organização e conquista destas terras pelos Portugueses, que fizeram uso das instituições religiosas principalmente das ordens missionárias, para introduzir o idioma em solo Brasileiro, fato este que precisou ser muito inflexível frente as linguagens originalmente utilizadas pelos indígenas, para que a colonização tivesse total sucesso frente aos colonizados.

Durante centenas de anos de colonização, a Coroa Portuguesa obteve total sucesso em destruir a cultura dos povos colonizados, não permitindo que os mesmos utilizassem outros elementos linguísticos na sua comunicação. Mesmo com a expulsão destas ordens do território nacional, deixando o sistema de ensino totalmente abandonado, os elementos de repressão no ensino linguístico permaneceram imutáveis, e ainda hoje continuam inflexíveis.

Apesar do objetivo inicial desta rigidez militar já não mais fazer sentido, os atuais educadores linguísticos, continuam a seguir um método totalmente insensível as mudanças e evoluções da linguagem e da comunicação, além de ignorar totalmente as diferenças regionais de nosso País, que apresentam formas linguísticas tão particulares e diferentes.

O trabalho então introduz os conceitos e pontos de vista de Estudiosos no assunto como Geraldi enuncia que a linguagem possui como um de seus usos a expressão do pensamento humano. Sausurre afirma que para garantir a transmissão dos pensamentos em palavras, acabamos por gerar uma necessidade de garantia na transmissão destes conhecimentos de maneira que sustente o pensamento cientifico e a sua constante evolução através da estruturação da linguagem em regras universais de classificação, divisão e segmentação.

Assim é possível afirmar a necessidade de normas gramaticais, para garantir a perpetuidade da informação e da comunicação entre diferentes épocas da existência da humanidade e de seus pensamentos e conhecimentos que são continuamente gerados. Contudo atualizar o vocabulário frente a mutabilidade temporal, não elimina os códigos básicos de linguagem, não ficando claro que a língua deve permanecer estaticamente inerte aos seus usuários, pois se assim permanecer, poderíamos afirmar, extrapolando ao longo dos anos, que um dia no futuro, podemos vir a possuir uma linguagem falada totalmente diferente da linguagem escrita.

Então a pesquisa apresenta uma outra concepção de Geraldi a respeito da linguagem, onde a mesma possui papel no processo de interação, entre o indivíduo falante em seu contexto sociocultural, deixando mais uma vez clara a necessidade da linguagem frente a transmissão de informações e comunicação entre os interlocutores, destacando que a linguagem escrita é apenas uma das formas de se comunicar, e que o objetivo maior do gerador da informação é se fazer entender pelo receptor, assim permitindo estreitamentos em suas relações sociais.

Adiante no estudo, fica destacado a análise sociolinguística no processo de interação entre a fala e a sociedade, que busca sistematizar o processo de variação linguística, afim de garantir a perpetuidade da língua, apesar de sua evolução e desenvolvimento através do tempo. Assim estudos linguísticos se propõem a analisar a linguagem e suas transformações buscando manter a linguagem sendo única e conectada ao passar de sua evolução.

Aprofundando nos fenômenos que compõem a variação da linguagem, é possível afirmar que essa constante mutabilidade é inerente à língua, e a mesma pode ser mapeada em cinco tipos de variação, levando-se em consideração: 1)Variação Geográfica; 2)Variação Socio-Cultural; 3)Variação Individual; 4)Variação de canal; 5) Variação temática. Assim é comum afirmar que com cinco possíveis variações, seja praticamente impossível que alguém utilize a variante culta o tempo todo, logo não fazendo sentido algum possuir tamanha rigidez gramatical no ensino, assim deveria apenas se ater a elementos básicos de garantia da linguagem, e levar em consideração todas as possíveis cinco variações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com