TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Evolução da Brincadeira Simbólica

Por:   •  6/5/2018  •  Resenha  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

UNEB – Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Ciências da Vida – DCV II

Curso: Fonoaudiologia

Componente: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Docente: Clara  Esteves Discente: Leidna Santos

Resenha - A evolução da Brincadeira Simbólica

O presente texto trata da relação entre o brincar, o brinquedo e o simbolismo para o uso da linguagem verbal. O brinquedo representa o objeto de interação enquanto o brincar é a interação do sujeito com o brinquedo (objeto), já o simbolismo representa a contextualização dada ao objeto de apreciação da criança, pois o brincar possibilita o desenvolvimento da linguagem verbal em seu contexto hierárquico e o aumento de complexidade do funcionamento sensório-motor infantil por meio do símbolo construído durante o uso do brinquedo.

A ludicidade promovida pela brincadeira mesmo que sem regras claras e pré-definidas poderá trazer a construção hierárquica e organizacional da realidade vigente através da construção e reconstrução simbólica do brinquedo. Esta visão possibilita o uso da linguagem verbal, pois ao criarem situações que se assemelham ao mundo adulto criam laços de interação e simulação da realidade adulta.

Quando o profissional tem conhecimento do mundo real simulado pela criança, terá condições suficientes de atuarem no universo infantil do brincar numa tentativa de desenvolver a linguagem verbal através do simbolismo  construído durante o brincar.

Desta forma a ação de brincar manifesta-se no símbolo através do brinquedo  e transita do pré-simbólico  ao simbólico evoluído de maneira quase imperceptível , pois não exige uma sequencia rígida do desenvolvimento cognitivo no entanto é bastante observável o novo estágio simbólico quando as brincadeiras do universo lúdico da criança começa a surgir regras e padrões de comportamento.

Neste jogo de imitação da realidade adulta usando o brinquedo durante o brincar através da codificação simbólica representada pela criança, possibilita a aquisição da linguagem verbal em diversas situações simuladas do meio adulto pelo meio infantil. Entender esta representação permite analisar e provocar o uso da linguagem verbal através do simbolismo dado ao brinquedo durante as brincadeiras de faz-de-conta no universo infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com