TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo principal, buscar por meio de uma pesquisa com o gestor de saúde do município de Curvelândia-MT, entender o processo de gestão da unidade, visando obter as informações necessárias para elaboração da pesquisa com foco na gestão de custos.

 A gestão de custos se faz necessária devido à importância da apreciação dos dados da movimentação financeira, para facilitar o desenvolvimento e a implantação da estratégia adotada pelas organizações, pois a gestão não é uma forma de analisar os déficits, mas um meio de ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Para entender o que realmente significa a gestão de custos é preciso entender o conceito da mesma. Gerenciamento de custos é o conjunto de ações que os gestores tomam para satisfazer os clientes enquanto, continuamente, reduzem e controlam os custos.

O grande objetivo de qualquer empresa é a obtenção de lucros. Mas em contrapartida aos lucros e não menos necessário, existem os custos. Se o principal objetivo é lucrar, porque se preocupar com custos? Os custos fazem parte da base dos gastos das empresas e o estudo minucioso   destes, nos permite analisarmos o cenário de forma objetiva e determinarmos se a atividade econômica realizada esta realmente sendo rentável.

A análise e gestão dos custos é sem dúvida uma das melhores formas de melhorar a administração de qualquer empresa. E se tratando de uma instituição pública, não se torna diferente, os estudos dos custos possibilitam ao gestor identificar com precisão o seu cenário e a verdadeira realidade da instituição, o possibilitando tomar as melhores decisões, fazendo com que os recursos públicos sejam usados de maneira consciente e objetiva. Tornando-se capaz de apontar com precisão os pontos deficientes que precisam ser melhores trabalhados.

Neste âmbito a pesquisa realizada com o gestor de saúde do Município de Curvelândia – MT, contendo os questionamentos propostos para a realização deste trabalho. Possibilitou analisar se o mesmo tinha conhecimento da importância que a gestão de custos tem na obtenção de melhores resultados da instituição.

O MUNICÍPIO DE CURVELÂNDIA – MT

O município tem cerca de 6.000 habitantes e fica localizado no interior oeste do estado de Mato Grosso, a princípio pertencia ao distrito de Cáceres-MT, somente no ano de 2000 teve sua emancipação concretizada nas diretrizes das leis estaduais e federais.  

O ENTENDIMENTO DO GESTOR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS

A gestão de custos se faz necessária devido à importância da apreciação dos dados da movimentação financeira, para facilitar o desenvolvimento e a implantação da estratégia adotada pelas organizações, pois a gestão não é uma forma de analisar os déficits, mas um meio de ajudar a empresa a atingir seus objetivos.

Seguindo esta perspectiva, observando que a gestão não deve ser realizada a rumo, sem planejamento ou análise dos custos, o gestor de Saúde, demostrou ter um bom entendimento do assunto, afirmando que, uma vez que o gestor está atento aos custos, ele está um passo à frente no processo de melhoria dos resultados.

Para Francisco e Castilho (2002), o profissional de Saúde, engajado no processo gerencial da instituições de saúde, seja como Gerente ou Diretor de Divisão de Serviço, ou Chefe de Unidade, necessitam mais do que nunca, buscar conhecimentos a respeito de Custos Hospitalares, reconhecendo seu papel como agente de mudanças, no alcance de resultados positivos, bem como buscando o equilíbrio entre qualidade, quantidade e custos.

Segundo o gestor, em toda a história o que se percebe claramente é que na grande maioria das vezes, grande parte das instituições só se preocupam com custos nos momentos de dificuldades financeiras. Nesse momento todos querem saber como diminuir os custos, mas nesse instante a organização já está frágil, muitos recursos já foram desperdiçados e a instituição pode ter virado refém de uma armadilha de seu próprio sucesso, o lucro. O lucro jamais deve ser uma venda nos olhos, ele deve ser um instrumento para abrir caminhos e gerar bons frutos.

AÇÕES PRÁTICAS EM BUSCA DE UMA MELHOR GESTÃO DOS CUSTOS

Para o gestor, a análise dos custos juntamente com um sistema de contabilidade de custos é uma das melhores maneiras de gerir com eficiência e eficácia, distribuindo da melhor forma possível os recursos destinados a área da saúde do município.

Segundo Falk (1981), a análise de custos hospitalares foi introduzida no Brasil por Campos (em janeiro e fevereiro de 1953) e posteriormente com Luiz Oswaldo Fernando em 1965 e 1971. Leone (1998), afirma que em 1965 foi realizado um primeiro curso sobre contabilidade de custo hospitalar no Brasil, o qual contou com o apoio da Associação Paulista de Hospitais e resultou na publicação do primeiro livro brasileiro de contabilidade hospitalar de autoria de Luiz Oswaldo Fernando, intitulado: Princípios e elementos de contabilidade hospitalar, no mesmo ano.

Outra forma é o gerenciamento adequado de materiais e medicamentos, desde o planejamento até o consumo pelos pacientes, é um dos aspecto mais importantes dos custos hospitalares. Em geral, investimentos em estoques são elevados e constituem parte significativa dos custos hospitalares e por isso é de grande importância seu planejamento e manuseio.

Portanto, o bom planejamento e gestão dos serviços, matérias e recursos disponíveis no setor de saúde, é a melhor maneira de obter bons resultados, com tudo manter sempre a instituição sob análises, para que o feedback seja constante.

CONCLUSÃO ACERCA DA RESPOSTA DO ENTREVISTADO

Contudo, pude concluir que o gestor de saúde do município de Curvelândia –MT, mostrou ter capacidade para gerir com qualidade a instituição, uma vez que demostrou estar sempre atento a todos os processos da instituição, em especial na área financeira, observando que a boa gestão não deve ficar restrita a determinada área. Quando se busca contenção de gastos a melhor maneira é melhor opção é a gestão de custos, para que se evite uma colapso da instituição, uma vez que o gestor está atento aos processos e faz análises periódicas da organização, este está apto a resolver ou até evitar possíveis problemas, bem como encontrar deficiências e melhorar áreas que não estejam funcionando conforme o esperado.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com