TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  5/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE: FACULDADE ANCHIETA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 5º SEMESTRE

 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS”

Aluna:

Nome: Sara Bezerra Lima   RA:6618358262

São Bernardo do Campo

2015

INTRODUÇÃO

A globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo. É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique. Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado. Compreender minimamente esses fenômenos é abrir passo para dialogar de forma clara com os diversos desafios de nosso tempo.

Passo 1: Pesquise a respeito do fenômeno da globalização, quais são suas definições e como ele se verifica nos campos econômico, cultural e político. Defina em que período começou e como ocorreu sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo.

O que pode se falar a respeito que é um processo econômico e social que reuni uma integração de países e pessoas do mundo todo. As pessoas, governos e empresas se adequam as transações financeiras, comerciais e misturam aspectos culturais por todo o planeta.

A Aldeia global com seu surgimento se encaixa nesse contexto, pois se relaciona a uma rede de conexões, que encurtam as distâncias cada vez mais, facilitando as relações econômicas e culturais de forma eficiente e rápida.

O então surgimento dos blocos econômicos, países que se juntam para ajuntar as relações comerciais, como por exemplo, a União Europeia e o Mercosul foi resultado desse processo econômico.

No mercado de trabalho o impacto exercido pela globalização, no comercio internacional, na qualidade de vida da população e na liberdade de movimentação, muda de intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento dos países.

A globalização teve seu início na era do seu descobrimento e se desenvolveu na Revolução Industrial.

Isso tudo foi o resultado do aperfeiçoamento do capitalismo, das necessidades de expansão do fluxo comercial mundial, e dos enormes avanços tecnológicos.

As inovações na áreas da Informática e das Telecomunicações foram o principal fator de um mundo globalizado, pois com a internet podemos ter acesso a grande parte de outras culturas e a globalização pela televisão.

Passo 2: Pesquise o que é o fenômeno de outsourcing e descubra como grandes marcas globais têm se valido dele para ampliar sua produção e mercados de consumo. Procure identificar os efeitos desse fenômeno para a saúde financeira das empresas, mas também para os trabalhadores de seus países de origem e dos países aonde foram produzir.

Outsourcing é uma expressão em inglês que quer dizer terceirização.

Hoje no mundo dos negócios é um processo usado para a qual uma empresa contrata uma organização para fazer o desenvolvimento de uma área especifica na empresa.

O outsourcing veio para tornar uma empresa mais rentável com serviços relacionados a subcontratação, porque empresas externas especializadas pode trazer vantagens para as empresas contratadas.

Ele traz uma maior visibilidade dos custos e coloca recursos humanos e tecnológicos a disposição da empresa contratada.

Apesar das suas muitas vantagens, todo este processo também pode apresentar riscos para as empresas, como exemplo, algumas das vezes ele pode ser maiores do que previsto seus custos.

Passo 3: Escolha uma empresa como exemplo e pesquise mais detalhadamente como ela se adaptou ao processo de globalização. Faça um estudo de caso. Demonstre como ela se expandiu além de suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global, como sua cadeia de produção e/ou distribuição atua em diversos países, como ela se vincula ao mercado de capitais (todas as empresas globais são vinculadas ao mercado de capitais), qual sua relação com a mão de obra etc.

A empresa que escolhi foi a Natura que  iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza com sete funcionários. Em 1980, eram 200 funcionários e 2 mil consultoras espalhadas pelo país para a revenda de produtos e consultoria de tratamento. Chegou a 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras, e iniciou-se em 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3 mil funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca 10 mil na América Latina.

Nos últimos 10 anos, saltou de um faturamento de US$ 76 milhões anuais para US$ 836 milhões em 1996 com 61 milhões de unidades vendidas, graças a uma base sustentada no desenvolvimento tecnológico de produtos de última geração no segmento de higiene pessoal.

Parte significativa desse faturamento está sendo utilizada em pesquisa e desenvolvimento, visto em 1996 ter lançado praticamente um novo produto a cada três dias.

No início dos anos 90, em pleno crescimento e iniciando sua atuação no mercado internacional, a Natura começa a buscar a definição de uma estrutura de sustentação informativa para o desenvolvimento e aprimoramento dos seus produtos e processos. Algo que trouxesse para a empresa a informação sobre o que de mais moderno e inovador estivesse acontecendo não somente no mundo da cosmetologia, mas também da dermatologia, moda, fitoterapia, psicologia, marketing, processos industriais, enfim, em todas as áreas e aspectos relacionados ao seu negócio.

Buscava-se uma metodologia ágil e flexível que propiciasse acompanhar a concorrência, a ciência e as tecnologias mundiais de maneira custo-efetiva, que repassasse informações ao corpo de pesquisadores e de analistas de marketing da empresa, com rapidez, e critérios seletivos de pertinência e relevância e que, ao mesmo tempo, organizasse, sistematizasse e disponibilizasse essa "massa de informação" dentro da empresa.

Ao mesmo tempo, era evidente para a Natura que, em um cenário de globalização de mercados e consequente globalização de concorrência, ganhos de tempo e de competitividade não poderiam ter limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com