TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                                             

  1. FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS

  2. UNIDADE 4

Curso: Desenvolvimento Econômico

[pic 1]

Atividade de Autodesenvolvimento

Aula Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Tutora

Maria Ap. Marcellino Lima

Campinas[pic 2]

2015


[pic 3][pic 4]

Atividade de Autodesenvolvimento

Desenvolvimento Econômico

Aluno                        :                                        RA:

Sandra Regina Peres                                                 5638133653

                        

Trabalho de Atividade de Autodesenvolvimento – Aula tema 3 – A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS, apresentada a Prof. Maria Ap. Marcellino Lima da Faculdade Anhanguera de Campinas, unidade 4, como requisito parcial à obtenção de pontuação no semestre letivo.

Campinas[pic 5]

2015

SUMÁRIO

                                                                                Página

Desafio

    Passo 01 _        

Pesquisa: fenômeno da globalização        04

    Passo 02        

Pesquisa: fenômeno de outsourcing        05

        Passo 03        

Escolha empresa para estudo        06

    Passo 04        

Relatório referente a empresa escolhida        06-07-08

Bibliografia        09

Conclusão..................................................................................................................10

Passo 1 ao 4

O presente trabalho foi elaborado por meio de pesquisas e estudos sobre o tema: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS.

Passo 1

Fenômeno da Globalização

O fenômeno da globalização ocorreu devido à interligação econômica, política, social e cultural dos países do mundo. Descendente dos processos de evolução dos meios de transportes e das telecomunicações, uma difusão das novas tecnologias como satélites artificiais, redes de fibra ótica que permite interligar pessoas por meio de maquinas, as tecnologias na área da comunicação, permitindo o acelero nas informações e dos fluxos financeiros. O termo globalização veio por intermédio das empresas financeiras internacionais, na década de 80.  Faz parte do modelo econômico capitalista contemporâneo, que ocorre em distintas escalas e possui consequências diferentes para cada país. Os mais beneficiados pela globalização são as nações mais ricas e suas empresas transnacionais, pois são as que mais expandem seu mercado consumidor, por meio das mesmas.

Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações: o pacote cultural-ideológico dos Estados Unidos incluía várias edições diárias de O Repórter Esso , uma síntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de caráter global, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial.

O avanço tecnológico, a interligação e a interdependência dos mercados financeiros em escala mundial encurtaram as distâncias, unificaram e baratearam a informação e estão promovendo a padronização da cultura e do comportamento por meio de TVs a cabo, filmes, livros, fluxos migratórios e, mais recentemente, da internet.

O movimento da globalização tende a criar uma cultura de consumo padronizada por meio de uma estrat mundialmente unificada de marketing, destinada a uniformizar a imagem dos produtos aos olhos dos consumidores.

Passo 2

Fenômeno de outsourcing

O Outsourcing é a compra continuada de produtos, ou serviços, a terceiros por  meio de transações sistemáticas e repetitivas, recorrendo a parcerias de médio ou longo prazo entre clientes e fornecedor, existindo assim uma noção clara de continuidade na relação profissional (Fariñas e Martín-marcos, 2010; Rosés, 2009). Já Araújo (2001), e Brown e Wilson (2005), caracterizam outsourcing como a prática de transferir a responsabilidade de execução de determinada atividade, tarefa, ou serviços, para a área de responsabilidade de uma empresa terceira, tornando-se este processo permanente, permitindo que a empresa que delega as responsabilidades se possa focar completamente na sua atividade principal (core business). Apesar da prática do processo de outsourcing ter aumentado bastante nos últimos anos, não podemos dizer que exista um consenso claro quanto à definição do seu conceito, desta forma Gilley e Rasheed (2000) afirmam que o processo de outsourcing não pode ser definido como uma básica decisão de aquisição de bens ou serviços, visto que, de uma forma ou outra, todas as empresas necessitam de adquirir os bens necessários para a produção dos seus bens ou serviços.

Temos grandes empresas globais que se encaixam no ramo da outsourcing global,como por exemplo: - Jabil Circuit – Nissan – Hyundai - HP 

Passo 3

Empresa para estudo

Grupo Bosch

Passo 4

Relatório

Em 2011 o Grupo Bosch mundial celebrou 125 anos de sua fundação e também o 150º aniversário do nascimento de seu fundador, Robert Bosch.

A Bosch atua por intermédio de mais de 300 subsidiárias e empresas regionais em mais de 60 países, e conta com uma equipe de aproximadamente 283.500 colaboradores em todo o mundo, estando presente em 150 países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (334.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com