TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS Introdução

Por:   •  28/4/2015  •  Monografia  •  6.613 Palavras (27 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 27

Com poderia fazer responsabilidade social e ambiental dentro de uma cafeteria ?

Wilma Nery Rodrigues dos Santos

Resposta:

Responsabilidade social e ambiental é um conceito bastante abrangente, porém que pode facilmente ser aplicada no nosso dia-a-dia. 
Estes são alguns exemplos no aspecto social: empregar uma pessoa deficiente para uma das funções dentro de uma cafeteria; "adotar" uma creche ou asilo e destinar, por exemplo, parte da receita de um dia da cafeteria a essa instituição; promover debates e palestras sobre o tema. 
No caso de responsabilidade ambiental, você pode utilizar equipamentos que sejam mais 
econômicos  no consumo de energia, incentivar a reciclagem de materiais e realizar a coleta seletiva de lixo. Lembre-se que tudo passa pelas ações mais simples e até óbvias, principalmente com a consciência de que somos responsáveis pelo mundo em que vivemos.

Responsabilidade Socioambiental

Ao longo de sua trajetória, o Banrisul promoveu mudanças, procurando combinar consistente performance financeira com atitudes que privilegiam a ética, a transparência no relacionamento com clientes, governo, fornecedores, terceirizados, governo, sociedade e meio ambiente.

Dentre as ações atinentes ao eixo ambiental citamos a atuação do Programa Reciclar em atividades de educação ambiental tais como oficinas, jogos, contação de histórias e brincadeiras, além de ações recreativas, socioambientais e esportivas, em escolas, associações e em atividades promotoras de geração de renda nos territórios de paz. A distribuição de mais de 68 milhões de mudas e sementes de árvores nativas (adaptadas a cada região biogeográfica do RS), de horticultura agroecológica e crioulas, distribuídas a cooperativas de agricultores familiares associações de agricultores ecológicos, organizações não governamentais, prefeituras, escolas, grupos indígenas, quilombolas. O movimento do programa propiciou o recebimento de diversas premiações.

Praticar os princípios da sustentabilidade por meio da disseminação do assunto, junto ao público interno, está incorporado nos programas de treinamento e de qualificação do quadro funcional com vistas a viabilizar o crescimento sustentável, por meio do módulo “Responsabilidade Corporativa Banrisul Caminho para a Sustentabilidade”, atualmente para as turmas de novos funcionários, formação de supervisores e gerentes de negócios. Propiciando uma reflexão sobre os aspectos econômico, social e ambiental.

Nesta perspectiva, fortalece parcerias com instituições do setor público em benefício da sociedade, por meio do eixo comunidade, com ações sociais para os Territórios de Paz, pelas quais o Banco compartilha metodologias de práticas socioambientais no RS na Paz, lançado para levar a pacificação em bairros identificados pelo governo do Estado, por meio de ações sociais tais como oficinas do Programa Reciclar, ações do Programa Voluntariado, Programa Sementes, e palestras de Microcrédito, entre outras práticas que contribuirão para a redução dos índices de violência, criminalidade e de vulnerabilidade das comunidades. A nona turma do Projeto Pescar, deu início às suas atividades em março com 20 jovens, que serão capacitados com o curso Iniciação Profissional aos Serviços Administrativos. Numa parceira com a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos o Banrisul contribuiu para a expansão do Programa POD RS Criança - Programa de Oportunidades e Direitos, o qual foi ampliado a toda comunidade gaúcha, possibilitando que pessoas físicas, deduzam doações ao Funcriança, por meio do FECA - Fundo Estadual para Criança e Adolescente no próprio exercício da declaração, limitado a 6% sobre imposto devido.

Sabemos que a ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é crescente, refletindo na identificação de novas oportunidades de negócios, atenção às necessidades sociais, menor exposição ao risco, impacto positivo na reputação, transparência nas práticas e resultados.

Com isso as empresas se veem cada vez mais comprometidas a adotar uma postura responsável em suas ações.

TOPO

Ações Sociais - Público Interno

FITNESS - VIVENDO COM SAÚDE

A atividade tem o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos entre funcionários e familiares. O programa prevê a realização de palestras sobre saúde, atividades físicas informativas e recreativas, oficinas, entre outras ações.

Cerca de 7.000 pessoas participaram de 07 eventos, nos quais estimula-se a adoção de um estilo de vida mais saudável, através de palestras, atividades recreativas e oficinas entre outras ações.

Público: funcionários e seus familiares e estagiários do Banrisul.

GINÁSTICA LABORAL (GL)

Reduzir o nível de estresse, prevenir o surgimento de doenças decorrentes das atividades ocupacionais e orientar para posturas mais adequadas ao trabalho é o objetivo deste projeto. A Ginástica Laboral demonstra melhoria na capacidade de produção, diminuição das lesões por atividades repetitivas, diminuição dos acidentes no trabalho devido a melhoria da concentração mental dos trabalhadores, diminuição de algias relacionadas a má postura, além do fortalecimento do espírito de solidariedade.

Os benefícios imediatos da Ginástica Laboral estão relacionados com o aumento de bem-estar físico e mental, propiciando ao trabalhador a realização de suas tarefas com menor fadiga e desconforto muscular. No longo prazo, diminui o risco de lesões, prevenindo doenças ocupacionais como L.E.R./D.O.R.T.

Público: funcionários e estagiários do Banrisul

TCC - TRABALHO DE CONSCIÊNCIA CORPORAL

O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade com que os colaboradores realizam suas tarefas proporcionando o conhecimento de seu corpo e motivando-os à mudança de estilo de vida e busca de atitudes saudáveis.

Criado em 2007, numa parceria com a CIPA da empresa e voltado para o público interno, proporciona subsídios para que, através um acompanhamento individual, as pessoas percebem melhor seu corpo. Foram elaboradas “carteiras de saúde”, pela qual são efetivadas as avaliações com referência ao IMC (índice de massa corporal), circunferência abdominal em contração e relaxado, pressão arterial e determinação de histórico de atividade física fora da empresa, bem como a periodicidade. Após três meses ocorre a reavaliação com o fim de comparar resultados atuais com os anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (330.6 Kb)   docx (320.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com