TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Tema 3: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Introdução e Contextualização sobre a Atividade

A globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo. É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique. Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado. Compreender minimamente esses fenômenos é abrir passo para dialogar de forma clara com os diversos desafios de nosso tempo.

Passo 1: Pesquise a respeito do fenômeno da globalização, quais são suas definições e como ele se verifica nos campos econômico, cultural e político. Defina em que período começou e como ocorreu sua expansão especificamente no capitalismo contemporâneo. A internet apresenta fontes úteis para esta pesquisa. As referências bibliográficas indicadas no Caderno de Atividades desta aula trazem excelentes aprofundamentos.

BELLUZZO, Luiz Gonzaga. Os antecedentes da tormenta: Origens da crise global.São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. VI Cúpula do BRICS. Disponível em: <http://brics6.itamaraty.gov.br/pt_br>. Acesso em: 25 ago.2014.

CHESNAIS, François (Org.) A finança mundializada.São Paulo: Boitempo, 2005.

DAMASCENO, Aderbal O. D. et al. Desenvolvimento econômico. 2. ed. Campinas: Alínea, 2012. (Livro-Texto)

GARCIA, Márcio G. P. O sistema financeiro e a economia brasileira durante a grande crise de 2008. Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Rio de Janeiro: ANBIMA, 2011. 71p. Disponível em: <http://www.anbima.com.br/mostra.aspx/?id=1000001380>. Acesso em: 20 dez. 2014. Se preferir, clique aqui.

SALVO, Mauro. A Inserção das Economias Emergentes no Cenário Político Internacional. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS INTERNACIONAIS – SEBREEI, Integração Regional e Cooperação Sul-Sul no Século XXI, 2012, Porto Alegre. Paper... jun. 2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sebreei/2012/wp-content/uploads/2013/01/Mauro-Salvo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2014.Se preferir, clique aqui.

Passo 2: Pesquise o que é o fenômeno de outsourcing e descubra como grandes marcas globais têm se valido dele para ampliar sua produção e mercados de consumo. Procure identificar os efeitos desse fenômeno para a saúde financeira das empresas, mas também para os trabalhadores de seus países de origem e dos países aonde foram produzir.

Passo 3: Escolha uma empresa como exemplo e pesquise mais detalhadamente como ela se adaptou ao processo de globalização. Faça um estudo de caso. Demonstre como ela se expandiu além de suas fronteiras, como e por que pode ser considerada uma marca global, como sua cadeia de produção e/ou distribuição atua em diversos países, como ela se vincula ao mercado de capitais (todas as empresas globais são vinculadas ao mercado de capitais),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com