TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GLOBALIZAÇÃO A CRISE ECONÔMICA GLOBAL E O SURGIMENTO DOS BRICS

Por:   •  7/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Santo André

Direito   -    3º  Semestre

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

A GLOBALIZAÇÃO, A CRISE ECONÔMICA GLOBAL E O SURGIMENTO DOS BRICS

                       Leila Gomes  RA: 8075823991


A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Ocorre como uma fase avançada do capitalismo. O sistema capitalista é hoje predominante no mundo, e sua consolidação iniciou a era da globalização principalmente a econômica e comercial.

O processo de globalização consiste na integração econômica, social, cultural e politica entre diferentes países.

Sua origem foi possível devido as evoluções ocorridas  principalmente nos meios de transportes e tele comunicações. As viagens entre dois continentes, antigamente eram realizadas em aproximadamente 4 semanas, hoje esse tempo diminuiu muito. As informações também demoravam dias para chegar, por exemplo fatos ocorridos na Europa muitas vezes demoravam até 60 dias para chegar, hoje com internet são divulgadas em tempo real.

Os países desenvolvidos com seus mercados saturados tinham a necessidade de buscar novos mercados, assim podemos dizer que surge o processo de globalização. As inovações tecnológicas (telefonia fixa, móvel, internet, televisão, aparelho de fax) permite a difusão das informações entre empresas e instituições financeiras, permitindo assim a integração dos mercados do mundo.

    As multi nacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

    Outra ponto da globalização é a formação de blocos econômicos entre os países.

    Podemos verificar nos campos econômicos, social e políticos as formações dos alguns blocos:

Mercosul - América do Sul

NAFTA - América do Norte

UE - União Européia

ONU - Organização das Nações Unidas

BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul

    Existem muitos grupos e eles se formam para acesso mutuo aos campos econômicos e políticos principalmente.

    Em se tratando de multinacionais, podemos citar como exemplos:

Automotivas:

Volkswagen, Ford, Fiat, Renault, Peugeot, Toyota, Honda…

Alimentícias:

Coca-Cola, Pépsico, Nestle, P&G, Mondelez

Serviço:

Google

    Podemos citar as vantagens e desvantagens da globalização.

-Sua vantagem pode ser citada como a diminuição das distancias e do tempo, um fenomeno que David Harvey chamou de “compressão espaço-tempo”.

-Mesmo que não seja uma característica constante podemos citar também a redução do preço médio dos produtos pois muitos tornaram-se mais baratos e também mais abundantes, largamente difundidos em todo o planeta.

Em muitos casos os produtos industrializados tem seus processos produtivos descentralizados, o que contribui para a diminuição dos custos.

-Maior difusão de informações que permitiram avanços no campo cientifico e do conhecimento

-No campo financeiro tivemos maior disponibilidade de meios para gerir empresas e governos, integração do sistema bancário mundial.

-Sua desvantagem pode ser citada como a forma desigual com que a globalização de expande beneficiando quase sempre as localidades mais desenvolvidas tornando as outras regiões mais dependentes economicamente.

-No direcionamento do fluxo de informações, as regiões dos paises desenvolvidos conseguem expandir mais facilmente seus valores e informações. Exemplo, as culturas francesas, americanas, inglesas conseguem mais facilmente ser reconhecidas em todo o planeta.

-No campo econômico, a questão da desigualdade pode ser citada. A expansão das empresas multi nacionais, apesar de conseguir diminuir os preços, é um duro golpe a livre concorrencia, pois poucas empresas passam a controlar boa parte do mercado mundial. Além disso, o deslocamento das fábricas permite a aquisição de matérias-primas mais baratas e o emprego de mão de obra mais em conta, reduzindo os salários.  

-No campo financeiro sua desvantagem é a forma com que ela consegue disseminar as crises econômicas. Por exemplo, a crise econômica de 2008 nos EUA foi rapidamente sentida na Europa e por consequencia em varias outras partes do mundo, ampliando taxas de desemprego e de dividas públicas.

Tratando especificamente das empresas multinacionais, muitas delas têm se valido de meios para ampliar sua produção e mercados de consumo. Um destes meios que vamos citar é o fenômeno de outsourcing.

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa literalmente “out”=”fora” e “source”=”fonte” , ou seja, relaciona-se com a utilziação estratégica de fontes externas de mão-de-obra e conhecimento de uma empresa. No Brasil, o termo mais conhecido para outsourcing é terceirização. No ambiente corporativo podemos citar o Outsourcing e Outsourcing Estratégico.

O Outsourcing atende ao conceito de terceirização, entendesse atividades mais rotineiras, de menor valor agregado, mais distantes do “core business” (vocação da empresa). São por exemplo atividades de limpeza, segurança, transporte, logística.

O Outsourcing estratégico seria a terceirização estratégica de áreas chave para o “core business” sendo elas planejamento estratégico, controle financeiro, recursos humanos, marketing, sistemas de informação e T.I. Suas principais vantagens são a possibilidade de colocar foco naquilo que a empresa faz melhor e deixar que especialistas cuidem do restante, gerando muitas vezes redução de custos e aumento geral da produtividade.

Estudo de uma marca global : Coca Cola

Historia retirada de seu site no Brasil:

MÁQUINA DE REFRIGERANTES MÁGICA

A Coca-Cola é lançada em Atlanta na máquina de refrigerantes da Jacob’s Pharmacy, onde era vendida por cinco centavos o copo.

No primeiro ano vendeu apenas nove copos de Coca-Cola por dia.

Depois de três anos (1888-1891), o empresário de Atlanta Asa Griggs Candler obteve os direitos sobre a empresa por um total de cerca de US$ 2.300.

ALÉM DE ATLANTA

Asa G. Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola de invenção a uma empresa. Candler disponibilizou cupons para degustações de Coca-Cola e distribuiu aos farmacêuticos relógios, urnas, calendários e balanças farmacêuticas com a marca da Coca-Cola. As pessoas viam Coca-Cola em todos os locais e a campanha agressiva funcionou. Até 1895, Candler construiu fábricas de xarope em Chicago, Dallas e Los Angeles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (152 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com