TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRIC 

Muitos historiadores afirmam que o processo de globalização, teve início por volta dos séculos XV e XVI com as grandes navegações e descobertas marítimas, no qual o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Mas só no final do século XX após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética a globalização foi efetivada. Na década de 1970 o neoliberalismo ganhou força impulsionou o processo de globalização econômica.

Os países recém-saídos do socialismo estavam à maioria quebrada economicamente e estruturalmente, e com isso aumentou os interesses de países como os Estados Unidos da América, que tinham intuito de instalar empresas e assim, conseguir baixos preços da mão de obra e da matéria-prima e aumento de produção, com objetivo de aumentar sua economia, pois o mercado nacional se encontrava cada vez mais saturados.

A maioria da produção de um determinado produto é realizada em vários países com o objetivo de reduzir os custos, tendo como exemplo, a produção de um tênis, que é projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.

A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos como, por exemplo, a internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite, para assim baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.

As instituições financeiras como bancos, casas de câmbio e financeiras, com a utilização da internet criaram um sistema rápido e eficiente para favorecer a transferência de capital e comercialização de ações em nível mundial, confirmando que a tecnologia é um instrumento essencial no mundo globalizado, em que facilita a interação entre os países independente da distância, ligando as pessoas e espalhando as ideias com intuito de formar  uma grande Aldeia Global.

Nas décadas de 1980 e 1990 Hong KongTaiwanCingapura e Coreia do Sul conhecido como os tigres asiáticos  souberam usufruir dos benefícios da globalização, em que investiram muito em tecnologia e educação. Como isso, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos e atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social. 

Com o objeto de aumentar as relações comercias, durante esse processo, muitos países acabaram se juntando e formaram blocos com intenção econômica. Podemos citar os blocos NAFTA, União Europeia, MERCOSUL, Comecom, Apec, o Pacto Andino. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.

Os BRICS também pode ser chamado de “países BRICS” ou “Cinco Grandes” tem como integrantes desse grupo político de cooperação o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os membros fundadores e a África do Sul que foi incluído em 14 de abril de 2011, ambos estão em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico.

Apesar do grupo ainda não ser uma associação de comércio formal ou um bloco econômico, como no caso da União Europeia, existem fortes indicadores de que os países associados ao BRIC têm procurado formar um "clube político" ou uma "aliança", e assim converter “seu crescente poder econômico em uma maior influência geopolítica”. Os líderes desse grupo realizam cúpulas anuais desde o ano de 2009.

No ano de 2008, ocorreu uma crise financeira que influenciou na economia mundial, como se sabe, é atribuída ao estouro da bolha no mercado imobiliário devido aos empréstimos hipotecários de alto risco dos Estados Unidos.  Os Países superavitários, como a China e as nações do Oriente Médio exportadoras de petróleo, passaram a acumular cada vez mais reservas, a maior parte delas em títulos do Tesouro norte-americano. Isso resultou em grandes fluxos de capital para os Estados Unidos, que baratearam o crédito e mantiveram baixas as taxas de juros nesse país, contribuindo para a bolha imobiliária que fez o preço real dos imóveis subir 50% entre 1998 e 2006.

Os dois fatores importantes que resultaram na crise de 2008 foram excesso de liquidez e a desregulamentação do sistema financeiro norte-americano. Então em 1999 foi derrogada a lei Glass-Steagall, que estabelecia a separação entre bancos comerciais e bancos de investimento. A atual crise financeira mundial pode ser vista como um prolongamento da crise de 2008 

O fenômeno outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzido para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial. Este fenômeno pode tornar uma empresa mais rentável, com maior visibilidade dos custos e acrescenta a empresa mais recursos humanos e tecnologias. Uma empresa que aderiu a esse fenômeno foi a Hyundai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com