TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA TOXICOLÓGICAS EM SITUAÇÕES CONGÊNITAS

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

BIANCA MELO AMORIM

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA A SAÚDE

                                                BOA VISTA – RR

Maio de 2018

Bianca Melo Amorim

A INFLUÊNCIA TOXICOLOGICAS EM SITUAÇÕES CONGÊNITAS

Dissertação apresentada como conhecimento e uso de artigos em sala para o melhor entendimento da influência toxicologica em situações congênitas,  curso de Biomedicina na Faculdade Claretiano em Boa Vista-RR.

                       Orientador: Joel da Silva Cordeiro

                                               

                                             

                                              BOA VISTA – RR

Antigamente, acreditava-se que estar doente era sinônimo de que o corpo do individuo estava tomado de forças sobrenaturais, tendo que acertar alguns de seus erros com as divindades, curando assim a sua doença. Geralmente eram feitos rituais comandados por xamãs, feiticeiros, para que acontecesse a sua cura. Porém, mesmo sendo algo pertencente a antiguidade, algumas tribos ou religiões acreditam na mesma ideia de cura nos dias atuais.

Com avanços significativos, a doença foi de algo sobrenatural e com curas de rituais, para algo a ser mais estudado, e sendo vista como um fenômeno natural, que foi sendo verificada primeiramente no Egito. Após vários estudos e diferentes pensamento entre alguns filósofos, o que até hoje mais se destaca é o de Hipócrates, associando e ligando os quatro elementos naturais (agua, terra, fogo e ar) á sua teoria de que o equilíbrio da bile negra, bile amarela, fleuma e sangue, que, em equilíbrio, assegurava o bem estar/saúde do individuo, caso contrário, significaria doença. Claro que tudo foi sendo aprimorado, e foi visto que saúde não dependia apenas destes humores ou equilíbrio, mas sim um conjunto deles mais dieta, bem estar social, alongamento/meditação.

O modelo Biomédico veio com o conceito de compreender apenas o estado biológico, deixando de lado o social e o psicológico, procurando entender apenas da doença em si do individuo. Ele foi criado com o intuito exclusivo para a biologia ou doença humana, excluindo definitivamente os outros fatores. O foco é em analises laboratoriais, procurando sempre saber a anormalidade em genótipos ou na genética do paciente, sem procurar conversar diretamente com o mesmo. De acordo com este modelo, a boa saúde é a ausência de dor, doença ou defeito. Ele se concentra em processos físicos que afetam a saúde, como a bioquímica, a fisiologia e a patologia de uma condição. Não é responsável por fatores sociais ou psicológicos que possam ter um papel na doença. Neste modelo, cada doença tem uma causa exclusiva e, uma vez que essa causa é removida, o paciente será saudável novamente.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com