TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tomografia computadorizada na odontologia atual.

Por:   •  18/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

-Jandrezia da Silva Pimentel

-Modulo 4

A tomografia computadorizada na odontologia atual.


Tomografia computadorizada é um método de exame radiográfico que consiste na aquisição volumétrica de imagens de tecido duros e moles e, que possibilita a interpretação tridimensional da região de interesse por meio de conjuntos de cortes, eliminando a sobreposição destas imagens. Sendo sua finalidade na odontologia:
Exemplos de aplicação na odontologia Trauma facial, pois a Tomografia Computadorizada fornece detalhamento anatômico sem sobreposição de estruturas de interesse e de fragmentos ósseos. Neste exame específico ainda as estruturas podem ser vistas no plano axial, sagital e coronal, além da grande vantagem de percepção espacial adquirida pela formação das imagens tridimensionais que facilitam o reconhecimento das estruturas cranianas Pré - cirurgia na instalação de implantes. Possibilita mensuração precisa sem a invasão de estruturas anatômicas nobres adjacentes a área de interesse, e ainda a visualização de altura e largura concomitantemente admitindo a visualização da profundidade e altura para o planejamento do implante dentário sem comprometimento de estruturas vitais como canal mandibular ou forame mentoniano. Permite a visualização da forma do rebordo alveolar, côncavo ou convexo no leito do implante e as reconstruções tridimensionais podem facilitar a visualização de pontos anatômicos essenciais para a realização do procedimento. Podendo ser aplicado nas especialidades da odontologia:

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL: Estudo das inclinações e angulações dentarias com maior confiabilidade nos resultados (ex: ângulo dos incisivos superiores e inferiores e interincisivo), Próteses  Implantes (ex: ajuste ósseo sobre biomodelo prototipado), Ortodontia,  Cirurgia ortognatia Simulação cirúrgica.IMPLANTODONTIA  Confecção e planejamento de guia, PERIODONTIA  Defeito osseo vestibular e lingual  Avaliação de perda óssea alveolar; vertical, horizontal e obliqua cirúrgico, (Cirurgia guiada-colocação de implantes sem a necessidade de retalho gengival), ENDODONTIA  Avaliação tridimensional de dilacerações radiculares Localização de raízes e canais  Localização de perfurações radiculare.As diferenças da tomografia para a radiografia são várias, mas as principais são: A tomografia por ser tridimensional (3D) nos fornece nos fornece informações de volume, como a espessura óssea. Já a radiografia é bidimensional (2D) , ou seja, não fornece estes dados. A tomografia não apresenta ampliações ou distorções, apresenta tamanho real . As radiografias apresentam sempre algum tipo de ampliação e/ou distorção. Na tomografia a localização de estruturas anatômicas ou patologias é precisa e na radiografia é por aproximação, devido à sobreposição de estruturas. s.

-Jandrezia da Silva Pimentel

-Modulo 4

A Radiografia Digital está revolucionando o conceito de aquisição de imagem na Odontologia! Há dois sistemas de aquisição de imagem: o Direto e o Indireto, e ambos possuem um software para manipulação das imagens. Além disso, é um método que reduz consideravelmente o tempo de exposição e a dose de radiação. Estes sistemas apresentam grandes vantagens quando comparados às formas convencionais de tomadas radiográficas, tais como:

Redução da dose de radiação à qual o paciente é exposto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com