TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM REGIÃO DE TÓRAX

Por:   •  30/7/2015  •  Monografia  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 3

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM REGIÃO DE TÓRAX

1. INTRODUÇÃO

Os raios-x foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923) em 8 de novembro de 1895. Esta descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901. Em 1972 após 72 anos de descoberta do RX o físico Golldfrey Hounsfield e o médico Cormack, inventaram um novo método de formação da imagem a partir da aplicação do RX, denominaram de TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA. A utilização desses raios-X na obtenção de imagens diagnósticas possibilitou localizar tumores, acúmulo de líquidos dentro das cavidades abdominal e torácica e outras patologias contribuindo assim para o tratamento do paciente. Os benefícios de uma tomografia computadorizada geralmente são muito maiores do que os ricos da irradiação. A tomografia computadorizada é um dos melhores exames para avaliar partes moles como o coração e os pulmões, além de reduzir os tempos de aquisição de dados, com isso melhorando a qualidade da imagem tomográfica e do diagnóstico. (KENNETHHL et al.2009)

A tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios x que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo. Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de secções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado. Ao contrário da maioria dos exames de raios x, a TC pode detectar até as menores alterações, em tecidos, por exemplo, precocemente. Isto naturalmente simplifica o tratamento e melhora as chances de recuperação. Além do mais, a TC torna possível retratar as partes do corpo em três dimensões e deste modo certas áreas que estão superpostas podem ser examinadas. (BONTRAGER KENNETHL, 2009)

O exame de tomografia de tórax é realizado no plano transverso que passa através do corpo em ângulo reto ao plano longitudinal, dividindo o corpo em porções superior e inferior. Este exame avalia todas as estruturas do tórax, ou seja, o arcabouço ósseo, planos musculares, diafragma, estruturas cardiovasculares do mediastino, linfonodos, pulmões, e pleura. As principais indicações são processos inflamatórios, infecciosos, traumáticos, tumorais e vasculares. A extensão e a relação de processos patológicos com estruturas adjacentes podem ser determinadas porque além de cortes axiais ou transversos, a lesão também pode ser demonstrada em dois outros planos. Devido à utilização do computador, programas de software proporcionam a capacidade de manipular os dados adquiridos em incidências coronal e sagital. (BONTRAGER KENNETHL, 2009)

Esse trabalho tem por objetivo abordar através de uma revisão bibliográfica em bancos de dados, artigos, revistas e livros, enfatizando a importância da tomografia computadorizada no exame de tórax, quais são as técnicas do exame, os planos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com