TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Trabalho acadêmico: Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

BRUNA GONÇALVES DO PRADO

ACNE

Ibaiti-Pr

2014

BRUNA GONÇALVES DO PRADO

ACNE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em estética e Imagem Pessoal da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos de Anatomia e Fisiologia

Orientador: Prof. Natália Ribeiro; Vânia Terra; Poliana Milreu; Luciane Barbosa; Renata Andrade Teixeira; Márcia Bastos; Heloísa Licha.

Ibaiti-Pr

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

DESENVOLVIMENTO 05

CONCLUSÃO 09

REFERENCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Acne é uma doença extremamente comum que geralmente tem início na puberdade. Torna-se menos evidente no final da adolescência. Segundo dados americanos o acne afeta 80-85% dos indivíduos com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, caindo este número para 8% nos indivíduos entre os 25 e os 34 anos, e para 3% entre os 35 e os 44 anos. Atinge ambos os sexos, sendo geralmente mais grave nos homens mas mais persistente nas mulheres. Apresenta uma menor incidência em asiáticos e negros.É muito importante a instituição de um tratamento adequado e precoce, que reduza a frequência e gravidade das exacerbações, bem como o número de cicatrizes .Este trabalho pretende apresentar uma revisão sobre o acne e suas principais causas e fatores incluindo tratamentos estéticos.

2. DESENVOLVIMENTO

O aumento na produção de óleo pelas glândulas ou o excesso de óleo na superfície da pele pode ocasionar a acne, porém não há um consenso sobre a causa disso, principalmente porque depende de cada caso. No entanto, é possível apontar alguns fatores mais comuns:

Alternações hormonais: na adolescência, alterações no hormônio testosterona (presente em homens e mulheres, mas de forma relevante nos primeiros) pode ser responsável pelo surgimento da acne. Isso porque, em doses anormais, ele pode levar à produção excessiva de óleo pela pele, desencadeando o problema. Durante a TPM, a progesterona pode atuar de forma a aumentar a oleosidade da pele. E outro hormônio que em doses anormais tem a mesma consequências é o cortisol - produzido de forma anormal em situações de grande estresse.

Cosméticos: alguns cosméticos podem conter substâncias que são comedogênicas, isto é, obstruem os poros e podem ocasionar a acne. Ao contrário do que muitos pensam, não é só o óleo nos cosméticos que pode obstruir os poros, existem outros ingredientes que também podem fazer isso (veja aqui). Ficar muitas horas do dia com camadas e camadas de produtos na pele (filtro solar + primer + base + pó) também pode obstruir os poros!

Limpeza inadequada: duas vezes por dia você precisa limpar, tonificar e hidratar a pele, sem exceção, para evitar acúmulo de óleo e sujeira nos poros (e com isso gerar acne). Um vez por semana é importante o uso de esfoliantes ou argilas, para remover células mortas e limpar profundamente os poros. Aqui tem um guia ensinando tudo detalhadamente, interessante para quem é iniciante nessa coisa de cuidar da pele.

*Poluição: a exposição à poluição ou a outras substâncias químicas no local de trabalho pode ser um fator que desencadeia a obstrução dos poros. Pessoas que trabalham com transporte, por exemplo, estão em contato com a fuligem que pode sair de alguns automóveis, bem como outras substâncias prejudiciais. Caso não haja uma limpeza adequada da pele, isso pode resultar em acne.

*Medicamentos e similares: anabolizantes, cortisona, anti-convulsionantes (remédios para epilepsia, por exemplo) – dentre muitos outros -, podem causar acne. Consulte seu dermatologista e leia a bula.

*Alimentação: ainda não há um consenso sobre um impacto da alimentação na doença, mas muitos defendem que a carência de vitaminas, excesso de carboidratos, laticínios, carnes e ovos pode contribuir para o problema.

Os fatores que predispõe as doenças são: .

*Hiperqueratinização

De todos os fatores, esse é um dos mais importantes. A hiperqueratinização pode ocorrer na região superior do folículo piloso, favorecendo a obstrução do ducto e assim causando retenção dos produtos originados na glândula sebácea.Com isso o conteúdo sebáceo fica retido no interior da glândula. No interior dessa lesão, as proteases hidrolíticas, produzidas pelo P. acnes, agem sobre o epitélio glandular, rompendo-o, o que leva à expulsão do conteúdo sebáceo para a derme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com