TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Monografias: Acne. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  5.343 Palavras (22 Páginas)  •  2.628 Visualizações

Página 1 de 22

Tratamento de Acne

Guaratinguetá/SP Dezembro 2010

Sumaihe dos Santos Malvão

Tratamento de acne

Guaratinguetá/SP Dezembro 2010

Sumário

1 Introdução 04

2 Objetivo 05

3 Justificativa 06

4 Revisão Literária 07

5 Metodologia 09

5.1 Protocolo I 09

5.2 Protocolo II 09

6 Cronograma 10

7 Procedimento Experimental 10

7.1 Limpeza de Pele. 11

7.2 Aplicação de Ácido Salicílico. 11

7.3 Antes e Depois 12

8 Conclusão 13

9 Referências Bibliográficas 14

10 Anexos 15

11 Relatório de Atendimentos 21

Pág.

1 Introdução

Este trabalho consiste no estudo de acne grau I. Com realização de limpeza de pele e, aplicação de ácido salicílico.

A acne é uma afecção da pele que ocorre por um transtorno da unidade pilosebásseo e afeta cerca de 80% da população jovem, muitas pessoasa consideram um estágio natural da adolescência, que desaparece com a maturidade.

Ácido Salicílico com efeito, queratolítico entre 5 a 10 % (uso facial), tem ação direta sobre o comedão, diminuindo-o. A diminuição da queratinização epidérmica na face, suaviza a aparência da pele acneica. Pode ser indicado a 20% em gel como secativo, para ser aplicado em pequenos pontos de comedões. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

2 Objetivo

O objetivo deste trabalho é avaliar a ação da limpeza de pele com aplicação de ácido salicílico.

3 Justificativa

Foi desenvolvido este estudo com a finalidade de testar a eficácia da aplicação da limpeza de pele com a aplicação do ácido salicílico no tratamento da acne.

4 Revisão Literária

A acne afeta 80% da população durante a puberdade e desaparece na fase adulta. Deve ser tratada com seriedade, pois sua evolução gera cicatrizes que podem comprometer a aparência por toda a vida. Clinicamente, a acne é caracterizada por: Comedões, Pápulas, Pústulas, Cistos, Abscessos, Cicatrizes localizadas na face, nos ombros e na porçãosuperior do tórax, mas pode atingir também asnádegas. Geralmente é acompanhada de seborréia.

Sua causa básica não está totalmente definida, mas se associa à inter-relação de váriosparâmetros:

 Predisposição genética; admite-se que filhos de pais que sofreram acne na adolescência possam desenvolver essa dermatose.

 Hiperceratose do canal folicular: aumento da queratina produzida pelas células epiteliais foliculares, que fecham a saída do folículo provocando retenção e compactação do sebo.

 Ação de hormônios androgênicos: na fase da puberdade, levando a um aumento daprodução sebácea.

 Aumento da excreção sebácea: pode ocorrer por endocrinopatia sistêmica ou periférica, devido à sensibilidade exagerada do órgão-alvo (a pele) aos hormônios.

 Aumento da flora bacteriana: a flora bacterianada pele compõe-se de microrganismos existentes. Esses microorganismos possuem enzimas capazes de hidrolisar as triglicérides do sebo, liberando ácidos graxos, que são irritantes e provocam inflamação comeritema no local.

 Fatores individuais: regulam a resposta imunológica dos pacientes à acne, como por exemplo, algum tipo de cosmético que seja comedogênico ou exposição à radiação UV.

Aumento da produção e secreção sebácea; Hiperqueratinização com obstrução do folículo pilos sebáceo e proliferação e ação das bactérias; Reação inflamatória local.

( Matos, 2007).

Ácido Salicílico, com efeito, queratolítico entre 5 a 10 % (uso facial), tem ação direta sobre o comedão, diminuindo-o. A diminuição da queratinização epidérmica na face suaviza a aparência da pele acneica. Pode ser indicado a 20% em gel como secativo, para ser aplicado em pequenos pontos de comedões. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

5 Metodologia

Cliente D.S.O. 21 anos, do sexo feminino,com acne facial grau I.foi realizada a anaminese,no qual foi relatado que a cliente apresenta comedões fechados,a pele com oleosidade na zona T.

Foram utilizados os materiais:

5.1 Protocolo I

Leite de limpeza (calêndula/anti-inflamatória,antisséptica)

Tônico ( Alantoína/Anti-irritante;hamamélis/cicatrizante),

Solução emoliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com