TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Projeto de pesquisa: Acne. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Buscou-se nessa pesquisa uma análise sobre a Acne suas causas, mecanismo fisiopatológico e os fatores que predispõe. Considerada uma doença de pele que atinge frequentemente cerca de 90% jovens e adolescentes. Isso porque as glândulas sebáceas estão trabalhando na atividade máxima. E sendo mais grave principalmente no sexo masculino. Essas alterações hormonais na adolescência causam angustias e frustrações, causando o isolamento social e a baixa autoestima, mas não ameaça a vida. Entretanto, não atinge só na adolescência pode persistir já na idade adulta atingindo mais as mulheres. Porém o que se pode perceber é que esta doença tem solução, necessário se faz tomar precauções, consultar um esteticista ou dermatologista.

Nesta pesquisa levantou-se a seguinte questão problema: A acne principais causas e os fatores que predispõem a doença.

Para responder a essa questão problema considera-se como objetivo geral :

Compreender os tipos de acnes, explicar o que é acne e os diversos tipos de lesões, mostrar os graus de acnes, identificar os fatores que provocam seu aparecimento , apresentar os tratamentos para melhorar a acne entendendo o porquê a acne pode mexer com o psicológico e a auto estima do cliente, entre outros problemas.

A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites para compreender e analisar este assunto e espera-se que sirva de busca para outras pessoas compreenderem como fazer para tratar a acne , bem como quais orientações devem ser feitas pelo profissional de estética ao se deparar com o quadro apresentado.

2 DESENVOLVIMENTO:

Acne é o nome de uma dermatose, popularmente reconhecida pelo aparecimento dos chamados "cravos" e "espinhas" Trata-se de uma doença de pele que afeta o folículo pilossebáceo, formado por uma glândula sebácea e por um "canal" no qual se forma o pelo. A doença aparece quando este folículo é obstruído ao mesmo tempo em que a glândula sebácea produz oleosidade em excesso. É uma inflamação crônica, multifatorial, região pilocebáceas. As glândulas sebáceas estão distribuídas por todo o corpo com exceção das palmas das mãos, planta e dorso dos pés. Afeta várias partes do corpo, principalmente a face, dorso e peito, porém, em alguns casos, pode atingir os membros superiores e região glútea. As partes mais atingidas são conhecidas como ‘’acne vulgaris’’.

Existem vários tipos de acnes que se manifestam de varias formas de acordo com o acúmulo dos sebos nos poros ou do grau da inflamação.

Do ponto de vista clínico a acne classifica-se em não inflamatória e inflamatória, de acordo com o tipo de lesão predominante.

Lesões não inflamatórias, são pontos pretos ou comedões abertos, assim se chamam os cravos constituídos por um tampão de sebo e queratina, a proteína que forma a camada superficial da pele. Esse tipo de acne raramente inflama e pode ser eliminado facilmente em sessões simples de limpeza. Muitas vezes, desaparece espontaneamente. Pontos brancos ou comedões fechados, esse é resultado da combinação de sebo e queratina, não se elimina com facilidade e pode inflamar. Lesões inflamatórias: Pápulas. Tipo de acne que se caracteriza por elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas, causadas por uma reação inflamatória, mas sem presença de pus. Pústulas ou espinhas. Essas, sim, indicam inflamação com presença de pus, na superfície da pele. Cistos ou espinhas internas são as inflamações com pus nas camadas mais profundas da pele e que nunca se eliminam espontaneamente.

As principais causas da acne podem ser:

Alternações hormonais: na adolescência, alterações no hormônio testosterona (presente em homens e mulheres, mas de forma relevante nos primeiros) podem ser responsáveis pelo surgimento da acne. Isso porque, em doses anormais, ele pode levar à produção excessiva de óleo pela pele, desencadeando o problema. Durante a TPM, a progesterona pode atuar de forma a aumentar a oleosidade da pele. E outro hormônio que em doses anormais tem a mesma conseqüências é o cortisol - produzido de forma anormal em situações de grande estresse.

Genético – a acne pode ser um problema familiar que é passado geneticamente, da mesma forma que acontece com algumas doenças.

Se pai e mãe sofrem com espinhas, o filho está mais propenso a ter o mesmo problema, até mesmo na vida adulta, e a acne pode ser mais forte na adolescência

Estresse - na verdade, o que ocorre é que quando o nível de estresse é muito alto, a produção de cortisol no organismo aumenta, estimulando os hormônios androgênios e acionando as glândulas sebáceas, que liberam óleos na pele, principais substâncias causadoras das espinhas e dos cravos.

Cosméticos: alguns cosméticos podem conter substâncias que são comedogênicas, isto é, obstruem os poros e podem ocasionar a acne. Ao contrário do que muitos pensam, não é só o óleo nos cosméticos que pode obstruir os poros, existem outros ingredientes que também podem fazer isso Ficar muitas horas do dia com camadas e camadas de produtos na pele (filtro solar + primer + base + pó) também pode obstruir os poros!

• Medicamentos e similares: anabolizantes, cortisona, anti-convulsionantes (remédios para epilepsia, por exemplo) – dentre muitos outros -, podem causar acne. Alimentação: ainda não há um consenso sobre um impacto da alimentação na doença, mas muitos defendem que a carência de vitaminas, excesso de carboidratos, laticínios, carnes e ovos podem contribuir para o problema

Higiene da pele o acúmulo de óleo e sujeira nos poros podem gerar acne. Um vez por semana é importante o uso de esfoliantes ou argilas, para remover células mortas e limpar profundamente os poros.

A acne se manifesta na forma de cravos e espinhas devido ao aumento da secreção sebácea, associada ao estreitamento e obstrução do folículo pilosebáceo e, em casos infecciosos, à proliferação de micro-organismos, podendo variar de grau I, mais leve, com pequenos cravos e comedões não inflamatórios, até grau V, considerado gravíssimo, levando até a deformidade e infecção grave da região afetada, exigindo inclusive tratamento clínico hospitalar.

Vários fatores predispõem a acne, como por exemplo, primeiro deles é a predisposição genética. Nesse caso, a doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com