TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualidades Sobre Diagnóstico E Prevenção Do Colo Do Útero

Por:   •  9/5/2023  •  Artigo  •  5.639 Palavras (23 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 23

UNIRB – FACULDADE REGIONAL DA BAHIA

BACHARELADO EM BIOMEDICINA

JANIELE DA HORA MELO

ATUALIDADES SOBRE DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DO COLO DO ÚTERO:

Revisão Narrativa

ARAPIRACA-AL

2023

JANIELE DA HORA MELO

ATUALIDADES SOBRE DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DO COLO DO ÚTERO:

Revisão Narrativa

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao curso de Bacharelado em Biomedicina da Faculdade Regional da Bahia – UNIRB Arapiraca – Campus de Arapiraca como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Biomedicina.

Orientador: Profª. Drª. Ana Caroline Melo dos Santos

ARAPIRACA-AL

2023

DEDICATÓRIA

RESUMO

O Câncer de Colo de Útero acomete milhares de mulheres devido a uma transmissão de um vírus chamado Papiloma, que infecta através das relações sexuais. A conscientização, disponibilidade de programas e o conhecimento necessário são essenciais para a compreensão do porquê que perdemos tantas mulheres para esta doença. Diante destas características únicas, segue uma revisão narrativa com artigos escolhidos pela autora. Este estudo revisou e discutiu os principais pontos que podem ser considerados para prevenção, diagnóstico, tratamento e níveis da doença. Também revisamos quais grupos são os mais afetados.

Palavras-Chave: Câncer de Colo de Útero. HPV. Papanicolau.

ABSTRACT

Cervical Cancer affects thousands of women due to a transmission of a virus called Papilloma, which infects through sexual intercourse. Awareness, availability of programs and the necessary knowledge are essential to understanding why we lose so many women to this disease. Given these unique characteristics, a narrative review follows with articles chosen by the author. This study reviewed and discussed the main points that can be considered for prevention, diagnosis, treatment and levels of the disease. We also review which groups are most affected.

Keywords: Cervical Cancer. HPV. Pap smear.

LISTA DE SIGLAS

HPV – Vírus do Papiloma Humano

UBS – Unidade Básica de Saúde

INCA – Instituto Nacional do Câncer

MS – Ministério da Saúde

SUS – Sistema Único de Saúde

LISTA DE IMAGENS

Figura 1 – Reprodução do Exame de Colonoscopia ou Papanicolau

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Tempo médio de dias para início do tratamento de câncer de colo de útero de mulheres residentes no município do Rio de Janeiro em 2014

Sumário

  1. INTRODUÇÃO9
  2. JUSTIFICATIVA11
  3. OBJETIVOS12
  1. OBJETIVO GERAL12
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO12
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA13
  1. O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO13
  2. O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E RISCOS ASSOCIADOS14
  3. PREVENÇÃO16
  4. PROGRAMAS DE DIRETRIZES DO BRASIL QUE AUXILIAM DA REDUÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO16
  5. DADOS DO RASTEAMENTO DE MULHERES PORTADORAS DE CANCER DE COLO DE ÚTERO17
  6. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO18
  7.  DIAGNÓSTICO PRECOCE20
  8.  EVOLUÇÃO21
  9. ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME PAPANICOLAU21

5. PERGUNTA DE PESQUISA22

5.1. PERGUNTA GERAL22

5.2. PERGUNTA ESPECÍFICA22

  1. METODOLOGIA23
  2. RESULTADOS E DISCURSÕES25
  3. REFERÊNCIAS27

  1. INTRODUÇÃO

O câncer de colo de útero, de acordo com o INCA (2011), é a segunda modalidade de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Transmitido pelo vírus Papiloma Vírus, células do útero de degeneram, causando milhares de deformações e complicações, que por muitas vezes, deixa o vírus silencioso, em outras, com sintomas aparentes.

O INCA (2011), só em 2010 cerca de 18.430 novos casos surgiram, onde o estágio inicial é assintomático, se agravando gradualmente. A infecção prévia com o HPV é o fator mais agravante para o desenvolvimento desta modalidade de câncer.

A modalidade de Câncer de Colo de Útero é conhecida também como Câncer cervical. Dados apontam que ele pode levar anos silencioso, sem apresentar sintomas, até se desenvolver, por isso se faz importante a regularidade do exame preventivo em mulheres acima de 25 anos (INCA, 2011).

Para Santos et. al. (2022):

“A dificuldade das mulheres em realizar o exame ou a ausência destas no serviço podem estar associadas ao modo como as usuárias percebem o exame preventivo. Alguns fatores como baixos níveis de escolaridade, baixa  renda  familiar, uso de contraceptivo oral, ausência de problemas ginecológicos,  sentimentos  como  vergonha  ou  medo  em relação ao exame, dificuldade de acesso à assistência médica  e  falta  de  informação  sobre  a  importância  do  exame podem estar associados à baixa adesão à realização do exame preventivo” (SANTOS et al., 2022, P. 2).

Este pensamento significativo traz consigo a referência da existência de uma ausência de políticas de saúde voltadas para a conscientização dessas mulheres de baixa renda, enquadradas nas na categoria acima.

Entender como as mulheres irão perceber a importância do exame preventivo é fundamental para, a partir de suas experiencias próprias, contribuir para que haja um entendimento sobre as dificuldades de realizar o exame.

O rastreamento de mulheres com idade entre 25 a 59 anos, ou que já tenham tido atividade sexual permite o diagnóstico precoce do Câncer de Colo do útero ou de doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV que tem sido apontado como o principal fator de risco para este tipo de câncer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (264.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com