TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio De Humanização Hospitalar

Trabalho Escolar: Desafio De Humanização Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------ 03

2.CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO-------------------------------------------------------- 03

3. METODOLOGIA--------------------------------------------------------------------------- 04

4. O HOSPITAL-------------------------------------------------------------------------------- 04

5.DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------------- 05

5.1. A RECEPÇÃO

5.2 A EMERGÊNCIA

5.3 A HOTELARIA e LIMPEZA

6. RELAÇÃO MÉDICO/PACIENTE---------------------------------------------------------06

7. CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------06

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------- ---------------------- 07

ANINHA VOU APONTAR OS ERROS COMO CLARA CORRIGIU, ELA CITOU ESSES ERROS. A CAPA TAMBEM NÃO FICOU BOA. VOCÊ OLHA E DEPOIS MANDA PRA MIM NOVAMENTE.

1. INTRODUÇÃO

A importância da humanização hospitalar é na melhoria, recuperação e satisfação do paciente. Faz referência a atitudes e ações que demostram tratamento entre a relação profissionais e pacientes.

O que esperar de um atendimento hospitalar?

Na maioria das respostas pesquisadas foram relatadas que atenção, cordialidade, carinho, um médico que de atenção, o trate bem como um ser que naquele momento esta necessitando de atenção, de ser ouvido, e atendido com satisfação e não como obrigação, que investigue e cobre resultados, agindo dessa forma os clientes, não se importariam com a demora do atendimento, pois estará sendo acolhedor.

Ao buscar a etimologia da palavra humanização, vemos que em seu significado: “ato ou efeito de humanizar, dar condição humana a civilizar, tornar- se humana e humanizar- se”. Na área da saúde, o conceito de humanização surge como um princípio vinculado ao modelo dos direitos humanos, expressos individualmente e socialmente. A fonte dos princípios da humanização pode ser buscada na Declaração Universal dos Direitos dos Seres Humanos promulgada em 1948 pelas Organizações das Nações Unidas, que se funda nas noções de dignidade e igualdade do homem. Humanizar é quando o ser humano percebe que o respeito à pessoa é condição para sua sobrevivência, reconhecendo sua posição, sobretudo das instituições a que se destina como é o caso do hospital, que tem no enfermo sua razão de existir. Portanto, humanização não se trata de imposição de valores morais e de princípios, mas sim de respeito à dignidade própria da pessoa e a garantia de seu direito fundamental à vida e à saúde. Humanização não é apenas um conceito, é uma filosofia de vida, de ação solidária, é uma presença, uma mão estendida, é o silêncio que comunica.

OBS: TIRA CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR, NESSE CASO JUNTA MAS A INTRODUÇÃO POIS ESTAVA PEQUENA E COLOCAR PARAGRAFO.

2 HOSPITAL ESPECIALIZADO EM DOENÇAS PULMONARES

COLOCAR O NOME DO HOSPITAL. COLOQUEI ESSE NÃO SEI SE ESTAR BOM.

AQUI COLOCAR UMA ABORDAGEM, COLOQUEI ESSA:

O acesso à Saúde engloba inúmeros fatores e pode ser analisado sob abordagens diversas. O sistema institucional de saúde, na prática diária, apresenta dificuldades que impedem a satisfação das necessidades de assistência à saúde da totalidade da população. Um dos fatores que contribuem para essa situação é a inacessibilidade de numerosos grupos da população a esse serviços de saúde.

Hospital é a parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é de completa assistência médica preventiva e curativa e proporcionar o bem estar físico, social e mental do ser humano.

Neste artigo abordaremos a importância da humanização hospitalar em um hospital de pequeno porte especializado em doenças pulmonares assim possuindo 40 leitos distribuídos em 8 enfermarias, 1 ambulatório com consultórios. Aos clientes ligados aos programas assistidos pelo hospital e a comunidade em geral, realiza exames laboratoriais de análises nas áreas de micro bacteriologia, bioquímica, hematologia, parasitologia, radiologia convencional, ultrassonografia, broncos copia e espirometria.

PROF. MANDOU COLOCAR COMO FUNCIONA O HOSPITAL

Nesse hospital são terceirizadas os seguintes serviços para suporte assistencial: nutrição dietética, higiene ambiental, lavanderia hospitalar, estação de tratamento de influentes líquidos, esterilização por óxido de etileno e vigilância patrimonial. Assim faz referência a atitudes e ações que demonstram humanização como um aspecto da qualidade, bem como se discute a possibilidade de administrar e humanizar dentro de uma instituição de saúde, conta com comissões, comitês e núcleos para assessoramento técnico administrativo aos profissionais de caráter tático e operacional, conta com eixo assistenciais do âmbito ambulatorial integrados a programas de saúde na esfera estadual e federal em tratamento da tuberculose, asma grave, doença pulmonar obstrutiva, fibrose cística e controle de tabagismo.

3 O HOSPITAL

Segundo Figueiredon(2003,p.107), o ambiente do cliente não é mais o lugar limitado em que o paciente ficava quando hospitalizado. As pessoas vivem num mundo, que é um grande sistema aberto,onde fazem trocas e se relacionam com os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com