TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OICIAIS

Por:   •  28/2/2019  •  Monografia  •  5.650 Palavras (23 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OICIAIS

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO

(Es Apl Sv Sau Ex / 1910)

Escolha a fonte Arial ou Times New Roman e mantenha o modelo escolhido em todo o trabalho, inclusive na dedicatória, agradecimentos e epígrafe (Fonte tam. 12)

Cap Alu MARCELO AFFONSO DOS SANTOS

Digite ao lado do “Cap Alu” o seu nome completo em CAIXA ALTA e somente em negrito o seu nome de GUERRA

ATENDIMENTO PRIMARIO EM AÇÕES TÁTICAS DE RESPONSABILIDADE DE MILITAR DA PRÓPRIA FRAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO EXÉRCITO BRASILEIRO

Digite o seu título e subtítulo, se houver, em caixa alta, negrito e espaçamento simples e sem ponto final.

Rio de Janeiro

2018

Cap Alu MARCELO AFFONSO DOS SANTOS

Digite o seu nome completo em caixa alta e somente em negrito o seu nome de GUERRA

        

Digite o seu título e subtítulo, se houver, em caixa alta, negrito e espaçamento simples e sem ponto final.

ATENDIMENTO PRIMARIO EM AÇÕES TÁTICAS DE RESPONSABILIDADE DE MILITAR DA PRÓPRIA FRAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NO EXÉRCITO BRASILEIRO  

Projeto de Pesquisa apresentado à Escola de Saúde do Exército, como requisito parcial para aprovação no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Serviço de Saúde, pós-graduação lato sensu, em nível de especialização Ciências Militares.

Orientador: LUIZ ALBERTO DE ALMEIDA BRAGA

O nome do Orientador, quando for militar, deverá vir com a patente abreviada antes do nome. E o nome de guerra em negrito.

Rio de Janeiro

 2018

Escolha a fonte Arial ou Times New Roman e mantenha o modelo escolhido em todo o trabalho, inclusive na dedicatória, agradecimentos e epígrafe (Fonte em CAIXA ALTA e somente em negrito 

ATENDIMENTO PRIMARIO EM AÇÕES TÁTICAS DE RESPONSABILIDADE DE MILITAR DA PRÓPRIA FRAÇÃO E SUA APLICAÇÃO AO EXÉRCITO BRASILEIRO

MARCELO AFFONSO DOS SANTOS*

LUIZ ALBERTO DE ALMEIDA BRAGA**

RESUMO Trata-se de uma revisão de literatura através de pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, com objetivo de  avaliar a relevância da aplicação do atendimento primário em ações táticas realizadas a nível combatente, no universo da própria fração, como medida para diminuir a morbidade e a mortalidade dos militares empregados em atividades extremas. Foram analizados artigos produzidos com estatísticas de conflitos bélicos  no período de 1990 a 2018. Após seleção criteriosa e análise concuimos que o adestramento básico para atendimento primário é fundamental no êxito das campanhas, sendo fator redutor de mortalidade e morbidade.

Palavras-chave: “resgate tático”, “APH tático”, “medicina tática” e “emergência tática”.

ABSTRACT This is a review of the literature through a descriptive-exploratory research, with a qualitative approach, with the objective of evaluating the relevance of the primary care application in tactical actions carried out at combatant level, in the universe of the own fraction, as a measure to reduce morbidity and the mortality of military personnel employed in extreme activities. We analyzed articles produced with conflict statistics from 1990 to 2018. After careful selection and analysis we conclude that basic training for primary care is fundamental to the success of the campaigns, being a factor that reduces mortality and morbidity.

Keywords: “tactical rescue”, “tactical medicine”, “tactical emergency”, “Tactical Combat Casualty Care

1 INTRODUÇÃO

A atividade da medicina em ações táticas encontra muitas dificuldades, seja devido a carência de recursos para o tratamento das enfermidades, seja devido às próprias dificuldades impostas pelas regiões (florestas, montanhas, rios, desertos), seja pelo não treinamento adequado.

Há algumas décadas, vêm sendo estudado as principais causas de mortalidade e morbidade em ações reais baseados em dados de combates internacionais. A atuação do combatente na prestação do auto socorro, bem como de outros membros da fração, que convencionamos chamar atendimento básico ou primário.

O Brasil, de dimensões continentais, e diversos tipos de terrenos e clima, apresenta condições ideais para o treinamento de tropas de pronto emprego, devendo seus médicos e paramédicos estarem prontos para enfrentar as mais diferentes adversidades.

A participação ativa dos militares da fração na execução do plano de resgate é o mote desse estudo.

  1. PROBLEMA

Visando atender as necessidades de emprego tático nas forças armadas foi publicada a PORTARIA NORMATIVA Nº 16/MD, DE 12 DE ABRIL DE 2018:

“Fica aprovada a Diretriz de Atendimento Pré-Hospitalar Tático do Ministério da Defesa para regular a atuação das classes profissionais, a capacitação, os procedimentos envolvidos e as situações previstas para a atividade.

§ 1º O objeto do Atendimento Pré-Hospitalar Tático é a manutenção da vida do ser humano em emprego operacional, operação real ou de adestramento, ações militares de vigilância de fronteira, ações militares de operações de Garantia da Lei e da Ordem, ações relacionadas às atribuições subsidiárias das Forças Armadas, missões de paz e instrução.

§ 2º Atendimento Pré-Hospitalar Tático consiste no atendimento à vítima, em um ambiente tático, nas atividades militares, com o emprego de um conjunto de manobras e procedimentos emergenciais, baseados em conhecimentos técnicos de suporte de vida básicos e avançados, para serem aplicados nas vítimas ou em si mesmos, por indivíduos previamente treinados, com o objetivo de salvaguardar a vida humana e prover a estabilização para a evacuação até o suporte médico adequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (309.1 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com