TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA PRATICA MEDICA

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE CLÍNICA GERAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA PRÁTICA MÉDICA

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO DE FUNDAMENTOS DA PRÁTICA MÉDICA

ANA CLARA LEOCÁDIO DE OLIVEIRA

TERESINA - PI

5 de JUNHO-2017

Questões

Descreva a importância da anamnese e do exame físico para a medicina atual, onde temos uma grande quantidade de métodos complementares de diagnóstico.

Em meio a tanta tecnologia disponível na área médica, a importância do exame clínico para o diagnóstico e tratamento de doenças é esquecida. O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico. A partir delas, é possível obter informações sobre o estado geral de saúde do paciente, podendo ser identificadas doenças a partir de sinais e sintomas. O sinal é uma característica física que pode ser detectada pelo médico, como uma mancha na pele decorrente de uma micose. Já o sintoma, é uma característica subjetiva relatada pelo paciente, como tontura. Essas etapas são indispensáveis para a medicina atual visto a importância da entrevista pessoal onde se obtém, a partir da relação médico-paciente, uma série de informações imprescindíveis. Em uma consulta, o profissional faz uso do exame clínico, podendo identificar fatores que podem influenciar o tratamento. Também se pode suspeitar de determinadas patologia. O exame clínico objetiva ainda criar um vínculo entre o médico e o paciente, pois a partir dele inicia-se uma história que será resgatada em consultas posteriores. Já os exames complementares, tecnológicos ou não, como o próprio nome já diz, complementam o diagnóstico e por isso devem ser solicitados apenas após exame clínico.

Diferencie diagnóstico sindrômico, diagnóstico etiológico, diagnóstico anatômico e diagnóstico patológico.

O diagnóstico sindrômico, parte da observação de sinais e sintomas. Os sinais são observados pelo médico, avaliados e interpretados de acordo com os padrões de normalidade, saúde e doença, estabelecidos pelas pesquisas em medicina. Os sintomas são descrições em primeira pessoa, acessíveis somente ao paciente, que relatará ao médico seus “estados mentais”: desejos, ilusões, dores, sentimentos, etc.

O diagnóstico etiológico, ou seja, a causa. A partir de uma hipótese que, uma vez confirmada, conhecemos a causa daqueles sinais e sintomas e, consequentemente, as formas de tratamento.

O diagnóstico anatômico identifica exatamente o ponto anatômico onde se encontro problema, nem sempre presente.

O diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com