TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia

Por:   •  14/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]FACULDADE DE SANTA BÁRBARA D’OESTE

CURSO: ENFERMAGEM/5° SEMESTRE

        

Farmacologia

Fármacos do S.N.C

Mariana Wonhnrath Boldrin RA: 6694365363

Priscila Setra Clemente RA: 6852468100

Santa Bárbara d’Oeste

Junho/2015

Ansiolíticos

Ansiolíticas são drogas que atuam no SNC diminuindo o estado de alerta, reduzindo a ansiedade e relaxando os músculos.
Os fármacos com ação ansiolítica estão ligados a serotonina, que é um neurotransmissor envolvido na comunicação entre neurônios, sendo esta importante para a percepção e avaliação do meio, ciclo circadiano e apetite.·.

Agonistas dos receptores de serotonina

Esses fármacos atuam como agonista seletivo no 5HT1AR (receptor de serotonina) tendo efeito ansiolítico moderado e não sedativo.
Principal medicamento é a Buspirona.

Inibidores da recaptação de serotonina

Assim como todo neurotransmissor, após ser utilizada na fenda sináptica uma parte da serotonina e recaptada para dentro do neurônio, essa classe farmacêutica inibe essa receptação fazendo com que haja mais serotonina disponível na fenda sináptica.
Os inibidores da recaptação de serotonina são subdivido em:
Antidepressivos Tricíclicos (ATC) – inibem a receptação através dos bloqueios dos transportadores da receptação, são eles amitriptilina, a desipramina, a nortriptilina e a clomipramina.
Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) – têm eficiência semelhante aos ATC, porém, são mais amplamente utilizados devido à maior seletividade e menores efeitos adversos. Principais medicamentos: citalopram, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e o escitalopram.
Inibidores da Recaptação de Serotonina–Norepinefrina – utilizados em uma população significativa de pacientes que respondem apenas parcialmente aos ISRS quando há outras afecções ou transtornos psiquiátricos co-mórbidos.

Principais medicamentos: venlafaxina e a duloxetina.

Sedativos hipnóticos

Os agentes sedativos hipnóticos têm a função de deprimir o SNC para produzir sedação, coma e anestesia cirúrgica. São classes farmacológicas que produzem esse efeito:

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos potencializam a regulação dos canais na presença de GABA, ácido alfa aminobutírico,que é o principal aminoácido inibitório que, ao ligar-se ao receptor como um neurotransmissor, tem efeito depressor sobre o SNC.
Os benzodiazepínicos quando administrados antes da anestesia geral em procedimentos cirúrgicos, reduzem a necessidade de outros agentes hipnóticos. São utilizados como sedativos Midazolan, Clonazepan e Lorazepan.
O efeito ansiolítico dos benzodiazepínicos se dá através da inibição de sinapses no sistema límbico, região do SNC responsável pelo controle emocional e com grande densidade de receptores GABAa.
Os principais medicamentos são: Diazepan, Alprazolan e Clonazepan.

Barbitúricos

Os barbitúricos anestésicos possuem atividade atuam como agonistas dos receptores GABAa, aumentando a resposta desses receptores.São afetados por esses fármacos a medula espinhal e o tronco cefálico.
O aumento dessa transmissão GABAérgica nos neurônios motores da medula espinhal causa relaxamento dos músculos e supressão dos reflexos, e no tronco cefálico causa sedação, amnésia e perda de consciência.  São afetados por esses fármacos a medula espinhal e o tronco cefálico.
São barbitúricos utilizados para sedação: o tiopental, o pentobarbital e o metoexital.

Opióides

Os opióides incluem agonista integrais, agonista parciais e antagonistas.

Um dos principais neurotransmissor inibitório no corno dorsal da medula espinhal é o peptídeo opióides.

Regulação inibitória da neurotransmissão: São liberados por neurônios descendentes em nível pré-sináptico e pós-sináptico inibindo a neurotransmissão. Inibem a transmissão sináptica e são liberados em vários locais do SNC em respostas de estímulo.

Os receptores opióides são divididos em três classes:

- analgesias induzida pela morfina

- dimorfinas

- endomorfina

Mecanismo de Ação: Produzem analgesia através de sua ação no tronco encefálico, alteram o humor, produzem sedação e diminuem a reação emocional e dor. O opióides aumenta a atividade das células que fornecem intervenção inibitória descendente à medula espinhal. Inibem a liberação das vesículas sinápticas dos aferentes primários e hiperpolarizam os neurônios pós-sinápticos.

Principais medicamentos: morfina, codeína e naloxona.

Antidepressivos

Antes do tratamento, os neurotransmissores são liberados em níveis patologicamente baixos e exercem níveis de retroalimentação auto inibitória em estado de equilíbrio dinâmico. O efeito final consiste em nível basal anormalmente baixo de atividades dos receptores pós-sinápticos (sinalização)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com