TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novembro Azul

Por:   •  30/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE MEDICINA

[pic 1]

ANDRÉ CAMPOS URCINO

DÉBORA CAMPOS DOBES CONTURBIA NEVES

JAIME DE LIMA SOUZA JUNIOR

LAÍS DE SOUZA ALMEIDA

LUIZA SANTOS RODRIGUES

MILENA ALVES DOS SANTOS VOLTOLINI

RAFAEL BORGES PEREZ

SAMUEL PINTO

VINÍCIUS SOARES SILVA PEDROZO

ASPECTOS CONCERNENTES AO EXAME CLÍNICO, RASTREAMENTO E DIAGNÓSTICO DO CANCER DE PRÓSTATA

Artigo apresentado como exigencia da terceira Unidade Curricular (UC3) do curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso sob orientação da Profª Daniela Maria Rossetto.

Cuiabá - MT

 2021

RESUMO

O Câncer de Próstata (CaP) é o segundo tumor maligno mais frenquente em homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Entretanto, a saúde do homem é, muitas vezes, negligenciada visto que as ações de autocuidado, as ações preventivas e de preservação da saúde não são priorizadas por grande parte desse público. Desse modo, as campanhas do Novembro Azul tentam transformar essa realidade, evidenciando a importância do rastreamento anual do CaP feito com prostate-specific antigen (PSA) e toque retal. Esta revisão de literatura objetiva, portanto, discorrer a respeito dos aspectos concernentes ao exame clínico, rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata​. A metodologia aplicada consiste na pesquisa de produções científicas disponíveis em plataformas online como PubMed, UpToDate, “Scientific Eletronic Library Online” (SciELO), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se dos descritores em saúde câncer de próstata”, “Novembro azul”, “Saúde do homeme suas respectivas traduções na lingua inglesa em uma janela temporal de 2000 a 2021.

PALAVRAS-CHAVE: Câncer de próstata. Novembro azul. Saúde do homem.

ABSTRACT

Prostate Cancer is the second most frequent malignant tumor in men, second only to non-melanoma skin cancer. However, men's health is often neglected as self-care, preventive and health preservation actions are not prioritized by a large part of this public. Thus, the Blue November campaigns try to transform this reality, highlighting the importance of annual screening for Prostate Cancer using prostate-specific antigen (PSA) and a digital rectal exam. This review of the literature aims, therefore, to discuss aspects concerning the clinical examination, screening and diagnosis of prostate cancer. The methodology applied in the research of scientific productions available on online platforms such as PubMed, UpToDate, “Scientific Electronic Library Online” (SciELO), Academic Google and Virtual Health Library (VHL), using the health descriptors in Portuguese “prostate cancer”, “Blue November”, “Men’s Health” and it’s translations into the English language in a time window from 2000 to 2021.

KEYWORDS: Prostate cancer. Blue November. Men's Health.

  1. INTRODUÇÃO

A saúde do homem é uma temática muito pertinente nas discussões atuais sobre saúde pública, haja vista que o homem tem uma menor expectativa de vida em comparação às mulheres, apresenta uma menor predisposição a realizar hábitos saudáveis e geralmente possui menor tendência em buscar atendimentos relacionados à prevenção (VASCONCELOS et al., 2019). Esse quadro se deve principalmente a fatores culturais e simbólicos que estão presentes na sociedade brasileira, os quais construíram um estereótipo de que a figura masculina deveria ser uma representação de invulnerabilidade e força, sendo a doença, nesse contexto, remetida à demonstração de fraqueza. Dessa forma, as ações de autocuidado e preservação da saúde não são priorizadas por grande parte dos homens (CARNEIRO et al., 2019).

Ademais, o número diminuído de procura aos atendimentos preventivos também se deve a uma menor existência de campanhas que se voltem a esse público e ao fato de que as unidades de Atenção Básica normalmente apresentam-se como um lugar mais acolhedor e voltado às mulheres e às crianças, de modo com que muitos homens não se sentem pertencentes àquele local, o que faz com que haja, então, um menor tempo de permanência e de visitas deles a essas unidades (VASCONCELOS et al., 2019). Pode-se ainda citar, nesse sentido, que a falta de um horário de funcionamento estendido também corrobora com a problemática, porquanto os homens não conseguem comparecer às unidades básicas por normalmente não serem liberados de seus empregos para ações de saúde que não sejam curativistas (CARNEIRO et al., 2019; VASCONCELOS et al., 2019).

        Nessa perspectiva, a campanha do Novembro Azul se apresenta como uma tentativa de auxiliar a transformar essa realidade, promovendo uma reflexão acerca da saúde do homem e de ações de rastreamento relacionadas ao câncer de próstata (VASCONCELOS et al., 2019). Essa campanha é realizada por hospitais, sociedades médicas e outras organizações, tendo como foco a promoção de saúde voltada a esse público (MODESTO et al.; STEFFEN et al., 2018).

Apesar das controvérsias, o Novembro Azul tem o rastreamento do câncer de próstata (CaP) como uma das ações centrais da campanha (MODESTO et al.; STEFFEN et al., 2018). Como o CaP, no Brasil, é o segundo tumor maligno mais frequente em homens, sendo o primeiro, o câncer de pele não melanoma (SADI, 2017), o rastreamento do CaP seria é imprescindível para a realização de tratamentos menos impactantes e para menores índices de mortalidade (STEFFEN et al., 2018). Contudo, há uma discussão entre os malefícios e os benefícios do rastreamento anual do CaP feito com prostate-specific antigen (PSA) e toque retal (MODESTO et al.; STEFFEN et al., 2018).

Diante disso, a semiologia médica adquire grande importância, uma vez que a anamnese pode ser um fator essencial para a definição de fatores de risco de um paciente, o exame físico - mais especificamente o toque retal - pode, junto à dosagem de PSA e de exames complementares caso seja necessário, identificar tumores malignos importantes, contribuindo assim para que vidas possam ser salvas.

1.1 Objetivos

O objetivo geral do presente artigo é discorrer a respeito dos aspectos concernentes ao exame clínico, rastreamento e diagnóstico do câncer de próstata, abordando como objetivos específicos a compreensão da anamnese envolvida no rastreamento de câncer de próstata, a compreensão do exame físico e a discussão dos procedimentos constituintes do exame físico e exames complementares​.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com