TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRÉ-TESTE CONSULTA AMBULATORIAL

Por:   •  26/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

PRÉ-TESTE-CONSULTA AMBULATORIAL

  1. Na condução de uma consulta, o profissional deve utilizar  técnicas facilitadoras e evitar atitudes que possam prejudicar o andamento e aquisição de informações. Dentre as alternativas abaixo, são consideradas técnicas que estimulam a comunicação, exceto:

A ) uso do silêncio

B ) confrontação

C ) posição defensiva

D ) facilitação

E ) direcionamento

  1. Nas consultas ambulatoriais há determinadas situações que necessitam de uma abordagem mais cautelosa ou direcionada, como na consulta pediátrica ou ginecológica. Em qual das alternativas abaixo, a conduta é considerada inadequada?

A ) Na abordagem de crianças pequenas, o médico deve: evitar movimentos bruscos; procurar criar um ambiente atrativo; e, se necessário, demonstrar nos pais o que irá fazer antes de abordar a criança.

B ) na consulta ginecológica não podemos permitir que durante o exame físico estejam presentes acompanhantes que não sejam profissionais da saúde.

C ) durante a consulta ginecológica devemos tratar a sexualidade de forma direta e natural, sem preconceitos ou tabus

D ) devemos demonstrar, por meio de linguagem verbal ou não verbal, o momento em que a consulta se aproxima do fim, para que desta forma, o paciente possa tirar dúvidas ou perguntar sobre algo que ainda não tenha sido dito.

E ) devemos evitar durante a consulta o uso excessivo de termos técnicos, para que o paciente possa entender de forma clara e objetiva o que está sendo feito ou proposto.

  1. Sobre a consulta ambulatorial, marque a alternativa incorreta:

A ) Deve-se fazer o exame físico direcionado para o problema, após realização de uma anamnese de forma holística.

B ) solicitar o máximo de exames possível para o paciente, devido à demora do sistema de marcação e do retorno para novas consultas.

C ) Há informações, diagnósticos e condutas que necessitarão de vários encontros para serem implementados.

D ) nenhum exame complementar tem 100% de especificidade e sensibilidade ao mesmo tempo.

E ) O ambiente no qual ocorre a entrevista deve encorajar um comportamento espontâneo por parte do paciente, oferecendo-lhe conforto e privacidade.

  1. Sobre prescrição de medicamentos assinale a alternativa com a sequencia correta:

I) Os benzodiazepínicos são substâncias psicotrópicas que fazem parte da lista B de medicamentos e devem ser prescritos em receituário de cor azul.

II) de acordo com as normas gerais de prescrição, a receita formal deve possuir: cabeçalho, superinscrição, inscrição, subinscrição, transcrição, data, assinatura e carimbo do profissional.

III) o metilfenidato é um psicoestimulante do grupo das anfetaminas que faz parte da classe A de medicamentos, e que necessita de receituário de controle especial de cor amarela.

IV) para prevenção da não adesão ao tratamento pelo paciente, deve-se procurar prescrever o esquema de tratamento mais simples possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com