TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Digestório

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DIGESTÓRIO

  • Características gerais do trato digestivo

-  Consiste em: Cavidade oral, esôfago, intestino delgado e grosso – e suas glândulas associadas – glândulas salivares, fígado e pâncreas.

-Função: obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento e as demais necessidades energéticas do organismo.

- Moléculas grande (proteínas, lipídios, carboidratos complexos e ácidos nucléicos) são quebradas em moléculas menores, que são absorvidas através do revestimento do trato digestivo, principalmente no intestino delgado.

- Água, minerais e vitaminas também são absorvidas a partir do alimento ingerido

- A camada mais interna do trato constitui uma barreira protetora entre o conteúdo luminal e o meio interno do organismo

  • Organização histológica

- Trato digestivo – tubo oco composto por uma luz, ou lúmen, cujo diâmetro é variável circundado por uma parede formado por Quatro camadas que se modificam ao longo do tubo digestivo: (1) mucosa, (2) submucosa, (3) muscular e (4) serosa.

  1. Mucosa: composta por (3):

A)revestimento epitelial;

B) lâmina própria (TC frouxo, rico em vv sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas, glândulas, tecido linfoide, Rica em macrófago e células linfoides secretoras de IgA, secretados para o lúmem junto a uma proteína- SIgA).  Proteção importante pois todo o trato com exceção do canal anal, cavidade oral e esôfago são revestidos por epitélio simples.

C) Muscular da mucosa –  separa a mucosa da submucosa. Consiste em duas subcamadas delgadas de células musculares lisas (circular interna e longitudinal externa). É frequentemente chamada membrana mucosa.

Funções do epitélio da mucosa: prover barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo, facilita o transporte e a digestão do alimento, promover a absorção dos produtos da digestão, produzir hormônios que regulem a atividade do sistema digestório, algumas células nesta camada produzem muco para lubrificação e proteção.

2)Submucosa: TC com muitos vv sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso (plexo de Meissner), glândulas e tecido linfoide.

3) Muscular: células musculares lisas em espiral organizadas em duas subcamadas(uma interna- próxima ao lúmem, orientação circular, e outra externa-marjoritariamente longitudinal) entre as duas subcamadas observa-se o plexo nervoso mioentérico( plexo de Auerbach) e tecido conjuntivo contendo vvsg e linfáticos. A contração geradas e coordenadas pelos plexos nervosos (SNA) impulsionam e misturam alimento.

4) Serosa: camada delgada de TC frouxo revestida por um  epitélio pavimentoso simples, o mesotélio. Na cavidade abdominal, a serosa que reveste os órgãos é denominado peritônio visceral que está em continuidade com o mesentério (membrana delgada revestida de mesotélio dos dois lados), que suporta os intestinos, e com o peritônio parietal(serosa que reveste a parede da cavidade abdominal).  

Adventícia espessa – tecido conjuntivo e tecido adiposo contendo vasos e nervos, sem mesotélio, ocorre em locais em que o órgão digestivo está unido e outros órgãos e estruturas, substituindo a serosa.

CAVIDADE ORAL: 

Epitélio pavimentoso estratificado, queratinizado ou não queratinizado

Queratinizado: lâmina própria nessa região contém várias papilas e repousa diretamente sobre o periósteo.

Não queratinizado: lâmina própria tem papilas similares às observadas na derme e é contínua com a submucosa, que contém glândulas salivares menores distribuídas difusamente. Reveste o palato mole, lábios,bochechas e o assoalho da boca.

- Lábios: transição do epitélio oral não queratinizado para o queratinizado da pelo. Pregas camosas em torno da abertura da boca, recobertos de epitélio pavimentoso estratificado queratinizado externamente e de túnica musoca (não queratinizada), internamente

- Lábios e bochechas: auxiliam na mastigações, a manter o alimento entre os dentes superiores e inferiores. Auxiliam também na fala.

- Palato duro (ósseo): maxilas e ossos palatinos

- Palato mole: muscular (estriado esquelético), numerosas glândulas e nódulos linfoides na submucosa, abre-se para a parte oral da faringe.

- Úvula palatina: pendurada no palato mole, durante a deglutição, move-se para cima com o palato mole, impedindo que alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal.

- Língua: forma parte do assoalho da cavidade oral, composta de músculos estriados esqueléticos recobertos por túnica mucosa, movimentam o alimento para a mastigação, moinham o alimento em uma massa arredondada, forçam o alimento para a deglutição. Frênulo da língua – prega de túnica mucosa – limita o movimento da língua. Papilas linguais – projeções que recobrem o dorso e a margem da língua.

Superfície ventral – lisa. Superfície dorsal – irregular, recoberta anteriormente por uma grande quantidade de eminências pequenas denominadas papilas. Terço posterior dorsal é separado dos dois terços anteriores por uma região em forma de V. Posteriormente a essa região – dois tipos de agregados linfoides: pequenos grupos de nódulos e tonsilas linguais, nas quais os nódulos linfoides se agregam ao redor de invaginações da camada mucosa denominada criptas.

- Papilas linguais: são elevações do epitélio oral e lâmina própria presentes na superfície da língua que assumem formas e funções diferentes: Papilas filiformes, papilas fungiformes, papilas foliadas, papilas circunvaladas.  

- Papilas filiformes: cônicas e alongadas são as mais frequentes, cobrem toda a superfície da língua e não tem botões gustativos. Função mecânica de fricção. Epitélio queratinizado.

- Papilas fungiforme – tem a base estreita e uma parte apical amis dilatada a lisa (forma de cogumelo), apresenta botões gustativos. Estão entre as papilas filiformes.

- Papilas foliadas – são pouco desenvolvidas em humanos (macacos e coelhos). Duas ou mais rugas paralelas separadas por sulcos na superfície dorsolateral da língua. Muitos botões gustativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com