TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Promoção de Saúde

Por:   •  3/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

Capítulo 9: Promoção da Saúde: Uma nova agenda para a saúde

-Fim do século XVIII e na primeira metade do século XIX: O processo de urbanização e industrialização na Europa provocou a deteriorização das condições de vida e de trabalho nas cidades, fazendo-se acompanhar de um aumento no número de epidemias.

-As doenças passaram então, a ser compreendidas como a relação entre o agente etiológico, alterações fisiopatológicas e um conjunto de sinais e sintomas.

-A preocupação principal do médico tornou-se a doença e não o paciente.

-Sigerist definiu 4 funções: promoção da saúde, prevenção da doença, restauração do doente e reabilitação.

-Para Leavell e Clark, a prevenção definida como “ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença” apresenta-se em três fases: primária, secundária e terciária.

-O modelo explicativo e as ações propostas por Leavell e Clark significaram um grande avanço na década de 1960, uma vez que passaram a analisar as doenças em uma perspectiva multicausal e processual.

-A conferência Internacional de Alma-Ata e as propostas de reorientação da atenção primária a saúde tiveram uma grande influência e repercussão, fortalecendo mudanças que vinham ocorrendo em diferentes países do mundo, indicando a necessidade de um enfoque mais integral as intervenções de Saúde Pública.

-Na década de 1970, vários profissionais da saúde constituíram um Movimento Sanitário que conseguiu impulsionar mudanças progressivas na antiga estruturação do sistema nacional de saúde, a partir do estabelecimento de novo ideário para as discussões dos problemas de saúde, relacionando-se aos processos sociais.

-Em 1988 institui-se o SUS. A concepção de saúde que informa esse sistema é que esta seria resultante de condições de vida dignas e de acesso universal e igualitário as ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.

PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL E PARTICIPATIVA: CONTRIBUIÇÃO DAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS:

-Congresso canadense de Saúde Pública, em 1984, trouxe uma nova proposta de promoção da saúde.

-O conceito de promoção da saúde, que reforçou a importância da ação política, da ação sobre as condições ambientais e as mudanças nos estilos de vida, tornou-se referência para o movimento da “nova saúde pública”. A promoção da saúde foi conceituada na Conferência de Ottawa como “um processo através do qual a população se capacita e busca os meios para conseguir controlar os fatores que favorecem seu bem-estar e o da comunidade.

-A capacitação das coletividades para identificar os determinantes sociais da saúde e se organizar para modifica-los, referida na Carta de Ottawa, tinham um caráter de processo de ampliação de poder e formação para a mobilização de indivíduos, grupos e comunidades.

-Os princípios defendidos na Carta de Ottawa eram: equidade, participação social, intersetorialidade e sustentabilidade.

-Conferência de Adelaide: 1988

-Conferência de Sundsvall: 1991

-ECO 92 (1992): Tinha como foco a importância da construção de ambientes de apoio a promoção da saúde; a necessidade de políticas públicas saúdaveis na área ambiental e, principalmente, o respeito a sustentabilidade ambiental nos processos de desenvolvimento.

-A declaração de Jacarta estabeleceu cinco prioridades para a promoção da saúde:

1)Promover a responsabilidade social pela saúde;

2)aumentar a capacidade da comunidade e o poder dos indivíduos para controlar as ações que possam interferir nos determinantes da saúde;

3)Expandir e consolidar alianças para a saúde;

4)aumentar as investigações para o desenvolvimento da saúde;

5)assegurar a infraestrutura para a promoção da saúde.

-INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL:

-Em 1998, pela primeira vez o Ministério da Saúde reformulou as ações de promoção de saúde.

-Política Nacional de Promoção de Saúde: esse documento teve o mérito de refletir todo o processo que foi sendo construído e articulado entre os diversos autores envolvidos com o tema no país.

-III Conferência Latino-Americana de promoção da saúde e educação em saúde.

-A CONSOLIDAÇÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE COMO POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PNPS)

-Gradativamente, a promoção da saúde começou a ser inserida e fortaleceu-se no fazer cotidiano das equipes de saúde, notadamente no âmbito do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família.

-Entendeu-se que a construção da Política nacional de promoção da saúde implicava um processo amplo de discussão com todas as áreas do Ministério da Saúde, os gestores locais do SUS, universidades e outros.

-A promoção da saúde continuou crescendo no MS-SUS, envolvendo muitos municípios brasileiros, a maioria deles contemplados com verbas do próprio Ministério para o desenvolvimento de projetos, e hoje já se constituiu a Rede Brasileira de Promoção da Saúde.

-SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA COMO RESULTADOS DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E A DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA:

-O discurso da relação entre saúde e qualidade de vida, tendo como termo de referência as condições de vida, existe desde o nascimento da medicina social nos séculos XVIII e XIX, a partir do resultado de pesquisas feitas na época que deram subsídio a políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com