TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE TERMINAL

Por:   •  1/4/2019  •  Monografia  •  14.438 Palavras (58 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 58

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Curso de Graduação em Enfermagem

Bruna Petry de Andrade

Desirée da Silva Costa Marchon

Lauriane Oliveira da Costa

Mirian Bravo de Oliveira

Walkiria de Castro Moura

A VISÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE TERMINAL.

Niterói

2018[pic 2]

[pic 3]

Universidade Estácio de Sá

Curso de Graduação em Enfermagem

Bruna Petry de Andrade

Desirée da Silva Costa Marchon

Lauriane Oliveira da Costa

Mirian Bravo de Oliveira

Walkiria de Castro Moura

A VISÃO DO ENFERMEIRO DIANTE DO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE TERMINAL.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem  

Orientadora: Profª  Ma. Zilma Denize Mascarenhas Xavier

Niterói

 2018

[pic 4]



[pic 5]


DEDICATÓRIA

        Dedicamos este trabalho, primeiramente, a Deus, que nos deu forças para vencer todas as dificuldades.

        Às nossas famílias que foram extremamente importantes para o desenvolvimento do mesmo.

        Aos nossos colegas de curso que sempre torceram por nós.

        Também dedicamos à nossa orientadora Professora Mestre Denize Mascarenhas, pois sem ela esse trabalho não teria tomado à forma e amplitude que desejávamos.

AGRADECIMENTOS

        Minha eterna gratidão primeiramente a Deus por ter me sustentado até aqui, me dando força e sabedoria em todas as vezes que pensei em desistir e me mostrar que sou capaz de muito além. Aos meus pais por toda dedicação e educação. Sou grata pelos “NÃOS” que me deram, pelas vezes que não compreendi que tudo que queriam era meu bem. Ao meu anjo da guarda, meu esposo, por ter me compreendido todas as noites que passei em claro, minha ausência muitas vezes. Por ter me apoiado todas as vezes que pensei em desistir, pelas palavras de apoio pelo simples fato de sentar e ouvir minhas lamentações. Sem você não conseguiria. Meu muito obrigada a Desirée Marchon que mergulhou de cabeça na minha ideia, obrigada pela dedicação e amizade. Aos meus seletos amigos, por permaneceram ao meu lado, mesmo quando não estava presente. Por me apoiarem mesmo com nossa vida corrida. Por cada palavra de incentivo em meu momento mais difícil, não me deixando desistir. Aos meus mestres por todo ensinamento passado com muita dedicação e amor a profissão. Meu muito obrigada!

                                                                                                     Bruna Petry

        Agradeço a Deus primeiramente por ter me sustentado durante esses anos. Aos meus pais, Kátia e Adalto, obrigado pelo esforço e dedicação, obrigado por serem meus maiores incentivadores e apoiadores, amo vocês! À Bruna Petry, amiga querida, obrigado por tudo, por ter sido meu braço direito e ter acreditado em mim. A todos aqueles que me ajudaram direta e indiretamente a concluir este trabalho, todos aqueles que tiveram paciência comigo em momento de tensão e empenho, aos que oraram por mim e torceram, mesmo que de longe, obrigada!

                                                                                  Desirée Marchon

        Agradeço primeiramente a Deus todo poderoso, que me deu forças para superar as dificuldades encontradas até aqui. À minha família, pelo reconhecimento, pela união de forças e o apoio durante essa caminhada, minha gratidão. A todos os colegas que caminharam junto a mim nesta busca, motivando e elevando a autoestima de cada um do grupo. Agradecer à instituição, ao corpo docente e equipe de apoio pelo empenho ao longo desses anos de graduação.

                                                                                     Lauriane Costa

        Esta fase da minha vida é muito especial e não posso deixar de agradecer a Deus por toda força, ânimo e coragem que me ofereceu para ter alcançado minha meta. À Universidade quero deixar uma palavra de gratidão em especial à Coordenadora de Enfermagem Marta Enokibara por ter me recebido de braços abertos e com todas as condições que me proporcionaram dias de aprendizagem muito ricos. À orientadora Denize Mascarenhas pelo suporte no pouco tempo que lhe coube, pelas suas correções e incentivos. Minha eterna gratidão. Aos professores reconheço um esforço gigante com muita paciência e sabedoria. Proporcionaram-me recursos e ferramentas para evoluir cada dia mais. Meu esposo, que foi meu pilar na graduação, minha família e amigos, por serem meus incentivadores e inspiradores através de gestos e palavras e me ajudaram a superar todas as dificuldades. A todas as pessoas que, de uma alguma forma, me ajudaram a acreditar, meu eterno agradecimento.

                                                                                         Mirian Bravo

        Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por permitir sonhar os seus sonhos, por me fortalecer nas horas de turbulência e nas horas que pensei em desistir de tudo. Por ter me ajudado a superar as dificuldades e a tornar possível a realização de um sonho muito importante para mim. Obrigado por me permitir viver este momento e por tudo que ainda viverei e por permitir que o meu sonho tenha virado realidade. Venho agradecer à minha família, por cada dia em que vocês estiveram ao meu lado sempre me apoiando e incentivando e não me deixando desistir dos meus sonhos, por me dar força a todo momento que foram muito difíceis. Sempre me ajudando nas tarefas de casa para que eu pudesse estudar e realizar meus trabalhos acadêmicos. Meu muito obrigada a vocês: Vanessa, Michael, Andressa, Maria Eduarda e Rodrigo. Vocês são minha base. Ao meu esposo Carlos por se matricular comigo, só para eu não desistir. Você acreditou no meu potencial e me incentivou. Enfim muito obrigado por existirem em minha vida e sempre me apoiarem em tudo. Isso não é nem o começo e muito menos o fim, esta conquista não é só minha e sim de todos que sempre estão ao meu lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.9 Kb)   pdf (577 Kb)   docx (652.1 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com