TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DO MORRER

Por:   •  13/11/2017  •  Monografia  •  19.883 Palavras (80 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 80

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE  JANEIRO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL

LUCIANA CAVACHINI

RAYANE MARTINS

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DO MORRER:

 UMA ABORDAGEM NO MUNDO VIRTUAL

UFRJ

12/2016

LUCIANA CAVACHINI R SOBROSA

RAYANE DE SOUZA MARTINS

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DO MORRER:

 UMA ABORDAGEM NO MUNDO VIRTUAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora Profª Drª: ANDREA MORAES        

UFRJ

12/2016

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Profª Drª Andrea Moraes

Orientadora

________________________________________

Profª Drª Maria das Dores Campos Machado

________________________________________

Profª Drª Paula Ferreira Poncioni

“A borboleta não vive muito. Mas nesse pouco tempo, ela transforma muitas vidas. No pouco tempo de vida, ela poliniza as plantas, embeleza a natureza e deixa as pessoas mais felizes. Ela é um exemplo de que a vida não se mede só em tempo. A vida também se mede em intensidade”.

(Autor desconhecido)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, por cumprir mais uma de suas promessas em minha vida e por estar ao meu lado, me fortalecendo e me ensinando que é possível através da fé romper barreiras.

Agradeço aos meus pais e as minhas irmãs pela paciência e compreensão nos meus descontroles.

Ao meu esposo, Edvan, o meu maior incentivador nessa jornada. Agradeço por seu amor, carinho, companheirismo e compreensão nos momentos da minha ausência e por seu apoio na minha caminhada até aqui.

Ao meu amado filho Nicollas, por estar comigo desde o início dessa jornada. Muitas aulas ele assistiu, ainda no meu ventre. Amo-te, meu príncipe.

A todos meus familiares e amigos que oraram por mim e acreditaram que um dia alcançaria essa vitória.

Em especial, a minha companheira de jornada Rayane. Comigo compartilhou bons e maus momentos. Admiro-te pela perseverança e fé na vida e em Deus, não podendo esquecer-me de citar a famosa frase: "Calma, vai dar tudo certo" e deu estamos aqui para juntas partilharmos mais um momento, onde se termina uma jornada e inicia-se novos caminhos e desafios. Obrigada por tudo!!!

À Andrea Moraes minha orientadora, que me ajudou a construir esse Trabalho de Conclusão de Curso. Obrigada por suas orientações, seus ensinamentos, pelo incentivo dado ao longo desse ano que estivemos juntas e por ter acreditado em mim.

Aos mestres da Universidade Federal do Rio de Janeiro que contribuíram ricamente para meu aprendizado.

LUCIANA CAVACHINI

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, agradeço ao meu Deus que me sustenta e renova as minhas forças todos os dias, toda honra a Ele sempre.

Agradeço aos meus pais, meus maiores amores, incentivadores e intercessores! Amo vocês meus diamantes, vocês são os meus tesouros aqui nessa Terra. Deus não me deu apenas pai e mãe, me deram dois amigos, que são como coluna na minha vida. Sem vocês seria impossível tudo isso.

Agradeço ao meu esposo lindo, que sempre esteve ao meu lado durante toda a graduação.

Obrigada amor por cada palavra de apoio, por sempre me fazer rir em todos os momentos e por ser esse homem maravilhoso que cuida tão bem de mim.

Aos meus irmãos Clarissa e Taner, só agradecer também, vocês são maravilhosos! Obrigada pela preocupação e o carinho de sempre. Amo vocês demais.

A minha companheira de monografia, Luciana, todo agradecimento do mundo a você. Saiba que é uma grande amiga pra mim. Obrigada por ser essa pessoa incrível e por ser sem dúvida a melhor companhia para escrever esse trabalho. Amo você e sou grata a Deus por estar concluindo essa etapa ao seu lado.

A minha orientadora, nota mil, Andrea Moraes, meu muito obrigada! Você foi um presente na minha vida e na da Luciana. Obrigada pela calma incrível que sempre passa pra gente e por tornar esse trabalho tão bom de fazer. Todo sucesso e bênçãos de Deus pra você.

RAYANE MARTINS

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................1CAPÍTULO 1.............................................................................................................................9

SOBRE A MORTE E O MORRER EM SOCIEDADE: BREVE REVISÃO DA LITERATURA

1.1 Estágios do morrer segundo o Modelo de Kübler-Ross.....................................................18

CAPÍTULO 2..........................................................................................................................21

PESQUISA DE CAMPO

2.1- Quem conta? Sobre quem conta?......................................................................................29

2.2- O que conta?......................................................................................................................31

2.3- Como conta?......................................................................................................................32

CAPÍTULO 3..........................................................................................................................35

ANÁLISE DA PESQUISA DE CAMPO

3.1- A Família...........................................................................................................................37

3.2- A prevalência do gênero feminino no cuidar....................................................................44

...

Baixar como (para membros premium)  txt (130.7 Kb)   pdf (617.8 Kb)   docx (560.8 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com