TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade Infantil

Ensaios: Obesidade Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos o número de brasileiros obesos tem aumentado causando inúmeros problemas de saúde na população, principalmente em crianças. A obesidade não é mais apenas um problema estético. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.

À medida que o número de obesos aumenta, este problema também ganha tamanho entre as crianças. E criança que ganha peso exageradamente possui maior propensão a ser um adulto obeso. A obesidade pode ter início em qualquer época da vida, mas deve-se considerar que em qualquer fase a obesidade exige uma atenção especial.

Nos países desenvolvidos, a obesidade infantil atinge proporções epidêmicas, começando a substituir a desnutrição e as doenças infecciosas, tornando-se fator significativo em problema de saúde (Brownell & O'Neil, 1999). O motivo de a obesidade infantil ter aumentado dramaticamente em todos os países industrializados, é devido à inatividade física, que parece contribuir da mesma forma que a ingestão elevada e desbalanceada de alimentos.

No Brasil, existem poucos dados sobre a incidência e a prevalência de obesidade, provavelmente devido às dificuldades de se manter avaliações antropométricas rotineiras nos centros de atenção primária à saúde. Porém, sabe-se que a obesidade infantil alcança índices preocupantes, e sua ocorrência na população brasileira tem adquirido grande significância na área da saúde, principalmente devido ao impacto que causa na vida das crianças, trazendo conseqüências físicas, sociais, econômicas e psicológicas.

...