TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim - Planejamento Estrategico

Pesquisas Acadêmicas: Pim - Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

.Conforme a Wikipédia, a enciclopédia livre. “O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar."

O planejamento pode ser dividido em três níveis:

• Planejamento estratégico;

• Planejamento tático;

• Planejamento operacional.

O planejamento estratégico é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com seu ambiente. É normalmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa.

O planejamento tático tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. É desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados.

O planejamento operacional é considerado a formalização, principalmente através d documentos escritos e metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.

A empresa Facintos não possui planejamento estratégico.

Atualmente, o planejamento estratégico vem sendo um instrumento importante de gestão utilizados pelas empresas na busca de crescimento e solidez em seus negócios.

Análise Swoot

Oportunidades

- Aumentar a participação de mercado da empresa através do aumento do cadastramento.

- Trabalhar com foco nas necessidades de mercado maximizando os recursos disponíveis.

- Focar esforços nas competências da empresa;

- Crescimento do mercado de equipamentos de proteção, devido ao aumento do ramo de trabalho em construções civis.

Ameaças

- Elevado número de concorrentes no mercado;

- Produtos com muitos substitutos;

- Queda do volume de vendas;

- Perda de participação de mercado;

Pontos Fortes

- Possibilidade de oferecer serviços personalizados de acordo com a necessidade do cliente.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com