TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico

Trabalho Universitário: Planejamento Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 8

Oficina Mecânica

Histórico

Eduardo Durango herdou o gosto pela mecânica de seu pai Adolfo, que em 1985 abriu a Jomila Mecânica em Geral. Localizada na Tijuca, RJ, a oficina começou a operar direcionada ao reparo mecânico em geral, possuindo todos os equipamentos básicos (ferramentaria completa, um elevador de carro, máquinas de teste para circuitos elétricos e regulagem de motores, dois macacos hidráulicos e uma máquina de alinhamento com poço) e uma equipe de três mecânicos. Como a loja estava localizada em uma área carente deste tipo de serviço, logo o movimento cresceu e a oficina passou a receber uma média de 15 carros por dia. A grande qualidade da empresa era (e ainda é) os atendimentos personalizados e criteriosos, buscando sempre a falar a verdade ao cliente. Seu foco sempre foi o de carros nacionais com um ou mais anos de uso, cujos donos buscavam qualidade e custos baixos em relação às concessionárias.

Em 1995, a oficina já dispunha de um estoque mínimo de peças de reposição de alto giro (juntas, velas, pastilhas de freio, escapamentos, etc), um Box de funilaria e pintura, um chefe de oficina e 8 mecânicos. Em 1998, a empresa atendia uma média de 30 carros por dia e cada carro ficava em média 12 horas na oficina. A empresa possuía 2500 clientes cadastrados e aproximadamente 1000 clientes ativos (que estiveram na oficina nos últimos três meses).

O ano de 1999 foi extremamente difícil, por um lado devido à crise econômica, por outro devido ao acirramento da concorrência. As concessionárias passaram a aplicar técnicas de atendimento através de centrais telefônicas, direcionados principalmente a programas de pós-venda de reconhecimento, cross seling e pesquisa de qualidade. Alem disso, outras oficinas se instalaram nas proximidades, especializadas em segmentos de serviço (suspensão, elétrica, mecânica, etc) e, por isto, concorrendo com preços baixos.

Desde então, até o ano de 2002, a empresa tem passado por altos e baixos mantendo o mesmo maquinário e a mesma capacidade de serviço de 1998. a iminência da entrada de um sócio capitalista está condicionada a preparação de um plano estratégico.

Passo 1

Definição do Core Business Atual

Core Business Atual: Manutenção corretiva de automóveis.

Passo 2,

Análise do ambiente externo – Modelo de cenários

OTIMISTA NORMAL PESSIMISTA

ECONOMIA Recessão Americana termina em maio de 2002.

Protecionismo comercial americano é flexibilizado por força da ação da OMC.

A economia brasileira é favorecida com a liberação de crédito e redução de taxas de juros motivado em parte pela disputa política de novembro de 2002 Recessão Americana dura até Julho de 2002.

Protecionismo comercial mundial se fortalece com prejuízos crescentes aos paises do 3° mundo.

A economia brasileira se mantém recessiva em função da indefinição política até novembro de 2002. Recessão Americana dura até janeiro de 2003.

A reação mundial ao protecionismo das grandes economias leva ao descrédito total da OMC e o descontrole das balanças comerciais no mundo todo.

A economia brasileira acompanha a tendência mundial e sofre uma redução de 10% do PIB em relação ao ano anterior.

MERCADO O mercado consumidor de automóveis se manterá nos patamares do ano 2001, em virtude de melhores condições de crédito.

O mercado de oficinas se manterá com a rivalidade atual, sem uma interferência expressiva das concessionárias ou a entrada de novos concorrentes. O mercado consumidor de automóveis terá uma retração moderada, fazendo com que a renovação da frota nacional seja postergada.

O mercado de oficinas se tornará mais competitivo com a atuação mais agressiva das concessionárias nos serviços de manutenção. O mercado consumidor de automóveis terá uma retração elevada, fazendo com que a renovação da frota nacional seja postergada em mais de 2 anos.

O mercado de oficinas se tornará mais competitivo, com a atuação mais agressiva das concessionárias nos serviços de manutenção e pela redução expressiva da demanda.

Passo 3

Modelo Porter

CLIENTES CONCORRÊNCIA FORNECEDORES

O consumidor tem hoje mais incentivo para troca de carro visto o aumento da oferta. O custo de manutenção de carros antigos é uma preocupação, assim como o problema de vícios ocultos em usados. Seu hábito de compra de serviço está associado a confiança e comodidade. A rivalidade é intensa mas o consumidor não dispõe de instrumentos de análise comparativa. A indústria é pulverizada e extremamente frágil ante aos fornecedores e montadoras. As concessionárias monopolizam a frota até 2 anos em virtude da garantia.

Existe amplo espaço para segmentação / especialização. Frota sofisticada com mais de 2 anos cada vez maior, com franca exclusividade das concorrências da marca.

Existe alto grau de informalidade neste segmento de economia. Os fornecedores de auto-peças historicamente tratam mal o mercado de reposição, com preços altos e problemas de garantia. Sua atividade está relacionada a atividade das montadoras e a disponibilidade de peças é influenciada por flutuações de demanda constante.

NOVOS ENTRANTES PRODUTOS SUBSTITUTOS GOVERNO

Tecnologia de redução de custos de manutenção (equipamentos de diagnóstico e regulagem) Aluguel de carros de não representa uma opção viável e alternativa devido ao alto preço.

Transporte urbano no Rio de Janeiro é bom, barato mas extremamente inseguro. A grande influencia do governo é na definição de taxa de juros e as políticas salariais que afetam diretamente o custo da manutençao.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com