TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Analide geral planejamento estrategico

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

2.1 Estrutura Administrativa (Fundamentos da ADM, CE, TI)

2.1.1 Estrutura Administrativa

          A estrutura administrativa foi proposta na elaboração do projeto e descreve a area administrativa e operacional da empresa Nossa Pizza.

Sócios:  sócios Levi Ferreira e Ronaldo Pereira são os responsáveis por fundar a empresa. [pic 1]

Diretoria e Gerencia: Atividades desenvolvidas também pelos sócios Levi Ferreira e Ronaldo Pereira. Fazendo a integração entre as ares e dando suporte a operação auxiliando a gestão empresarial traçando planos estratégicos focados para o crescimento da empresa no mercado.

Área administrativa: Responsável por dar suporte a área de operações da empresa, constitui uma atividade atribuída a todas as áreas fazendo a integração das demais funções e a área reporta- se a diretoria e gerencia.

Financeiro: Realiza as operações financeiras, analisa os riscos responsável por elaborar o fluxo de caixa, responsável por elaborar o fluxo de caixa, buscar investimentos analisa a estrutura do capital da empresa.

Area de compras: Responsável pelo controle de suprimento da empresa, garantindo a qualidade nos produtos, boa relação entre fornecedores reduzindo custos.

SAC: disponibilizado para resolver problemas dos clientes, para que providências sejam tomadas, opiniões sugestões.

TI: facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório na organizações e todo o atendimento e gerenciamento interno é controlado através do sistema.

Supervisor: É responsável pela abertura e fechamento do caixa, gestão de pessoal, controle da área operacional e relacionamento com o cliente.

Atendimento: responsável por registrar pedidos, orientar, cadastrar clientes e fazer o controle de entregas.

Motoboys: Responsáveis pela entrega na quantidade no tempo determinado é responsável por garantir a integridade do produto.

2.1.2 Fundamentos da administração

A Administração é vista como uma ciência que deve ser estudada constantemente, sempre acompanhando a evolução humana, industrial e tecnológica, baseada no planejamento, organização, direção e o comando. Estes princípios estão presentes em todos os setores da empresa, que é administrada por dois sócios, Levi Ferreira e Ronaldo Pereira e emprega três funcionários.

Os sócios empreendedores abriram a pizzaria em uma área rural em Itapevi. Essa escolha teve dois pontos importantes para tomar essa decisão, os quais foram: não ter pizzaria no local e está localizada na rua onde passa romaria (festa popular de arraial).

Com o objetivo de cumprir tarefas, de forma rápida e econômica, padronizar os produtos buscando investimentos e valorizações nas especializações dos funcionários dentro da organização, são oferecidas premiações aos que mais se destacam dentro de determinado mês ou ano.

  A pizzaria funciona somente quatro dias da semana, todas quintas e sextas- feiras, sábados e domingos, no período da noite. As atividades e remuneração são direcionadas de acordo com a especialização de cada funcionário, também foram feitos estudos de quantos pedidos são recebidos ao dia, quanto tempo se leva para atender cada pedido, entre tempo de atendimento, montagem da pizza e entrega, tudo supervisionado pelos sócios.

Segundo Frederick Winslow Taylor (1856-1915), considerado o pai da Administração Científica o homem era a extensão da máquina com participação mecanicista e tecnicista, desenvolvidas a partir de treinamentos, assim, eram estimulados a ganhar mais para produzir em maior escala, aumentando com isso o lucro, desta forma, o gerente era colocado somente no papel racional. Suas ideias foram modernizadas, sem nunca terem perdido a essência, pois todas as organizações trabalham com objetivo de produzir mais com menor custo.

2.1.3 Comunicação empresarial    

Comunicação empresarial é uma ferramenta usada para melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos abrangendo uma área muito maior, está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

A pizzaria “NOSSA PIZZA” tem como uma das principais formas de comunicação o diálogo entre os sócios e também os funcionários (brainstorm) que podem observar e colaborar ativamente com o desenvolvimento da empresa sugerindo melhorias visando atingir resultados maiores e mais efetivos, a empresa está sempre aberta a sugestões e pronta para as mudanças e melhorias que serão notadas gradativamente. Uma vez por mês são entregues folhetos nas residências, esse serviço é realizado para divulgar os produtos da pizzaria e serve como estratégia de comunicação para conquistar novos clientes e aumentar a lucratividade.

Quando é percebido que um cliente que compra com frequência passa um período sem comprar, a pizzaria liga para o cliente oferecendo novamente o produto e aproveita para realizar uma pesquisa de satisfação para saber se houve algum problema em relação ao produto ou serviço prestado.

A comunicação é muito eficiente quando bem executada, porem existe a divulgação boca a boca por se tratar de uma pizzaria de bairro pode ser de forma positiva ou negativa. Para reforçar e melhorar essa divulgação a empresa busca criar website para apresentar a pizzaria, promoções, também irá contribuir para um melhor resultado.

Segundo CORRADO, Frank M em A Força da Comunicação.

“O papel estratégico da comunicação é auxiliar internamente, motivando os empregados a uma ação produtiva e, extremamente, ajudando a posicionar a empresa junto aos públicos externos”

2.1.4Tecnologia da informação

Podemos definir a tecnologia da informação, como um conjunto de componentes inter- relacionados, trabalhando em conjunto para coletar, recuperar, armazenar e distribuir informações, com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.

Nos dias de hoje, mesmo com o avanço da tecnologia, na pizzaria “NOSSA PIZZA” todo o atendimento e gerenciamento interno é controlado através de planilha em Excel e através de contato telefônico, se preocupando  com os seus clientes, e seu objetivo a agilidade, rapidez e eficiência no atendimento, pensando também no controle do seu negócio, com máxima segurança e confiabilidade em todos os processos, sempre focado na melhoria continua.

Um dos planos de melhoria “para a pizzaria “NOSSA PIZZA”, será à procura de uma antena que amplie o sinal da internet, pois a pizzaria “NOSSA PIZZA”, não efetua venda para pagamento com cartão de débito e crédito, devido à falta de sinal. E a elaboração de um site da pizzaria “NOSSA PIZZA” para quem vive conectado. O site também facilitará a rotina dos administradores com o cadastramento de seus clientes, seus produtos, entre outros, facilitando dessa forma a organização e agilização dos pedidos, sendo possível, entre outras coisas, controlar gastos e retornos, vendas, geração e impressão de relatórios, elaboração de orçamentos e muito mais.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com