TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Biologicos

Trabalho Universitário: Processos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Em condições normais, qualquer célula diplóide humana contem 23 pares de cromossomos homólogos, sendo 22 pares (44 cromossomos) autossômicos e 1 par (2 cromossomos) sexual. Os cromossomos autossômicos são os relacionados às características comuns aos dois sexos, enquanto os sexuais são os responsáveis pelas características próprias de cada sexo, sendo a forma de transmissão destas características denominada, respectivamente, de padrão de herança autossômica e padrão de herança sexual.

Embora a Genética, ciência que estuda os padrões de herança genética, tenha feito inúmeros avanços nos últimos anos, há mais de um século Mendel observou e estudou os padrões de herança em ervilhas, estabelecendo importantes postulados, denominados Leis de Mendel. Estes estudos ajudaram a elucidar a relação entre a expressão de um fenótipo e a herança genética. Mendel demonstrou que existem pares de fatores unitários, denominados alelos de genes individuais, que possuem uma relação de dominância-recessividade. Estes alelos devem segregar durante a formação dos gametas, de tal modo que cada gameta receba apenas um dos dois alelos. No momento da fecundação, o par é restabelecido a partir da fusão dos gametas paterno e materno.

Questões:

1) Qual a relação entre a expressão do fenótipo e a herança genética (diferença entre os conceitos de fenótipo e genótipo)?

2) O que é padrão de herança autossômico e o que é padrão de herança sexual? Qual a importância do padrão de herança sexual?

3) O que é um alelo?

4) Explique a primeira e a segunda lei de Mendel.

5) Explique o que são características dominantes ou recessivas.

6) As doenças sempre serão determinadas por um padrão de herança recessivo?

7) O que são pares de fatores unitários?

...

Baixar como  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »