TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Biologicos

Trabalho Universitário: Processos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são os tipos de Sistemas de Lodo Ativado que você conhece?

R – Sistemas de Lodos Ativados Convencional, Sistema de Lodos Ativados Aeração Prolongada ou Sistema Lodos Ativados em Reator de Batelada

2. Quais são os parâmetros que devem ser monitorados durante um tratamento biológico em um Sistema de Lodo Ativado?

R – Parâmetros físicos químicos: Tanques de aeração (TA) e efluente tratado no final (ETF)

Durante o tratamento em um sistema de Lodo ativado, devem ser observados os seguintes parâmetros: Teor de COD (Carbono Orgânico Dissolvido), concentração de N-NH (Nitrogênio Amoniacal), teor de fenóis e análise de SSV (Sólidos Suspensos Voláteis), SST (Sólido Suspenso Totais), IVL (Índice Volumétrico de Lodo) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio)

3. Quais os tipos de Microrganismos que “aparecem” e “exercem” o tratamento biológico em um Sistema de Lodos Ativados?

R – Os microrganismos presentes na estabilização são: Bactérias (bactérias em suspensões livres, bactérias formadoras de flocos e bactérias filamentosas), algas, protozoários e metazoários.

4. Qual o princípio de funcionamento de um Filtro Biológico?

R – Unidades de tratamentos de esgoto e efluentes industriais destinados remover cargas orgânicas dos efluentes. O efluente é lançado sobre um leito de pedras onde o ar pode circular. Esse leito atravessado pelo líquido contendo matéria orgânica e uma série de outros fatores que propicia o desenvolvimento de micro-organismos aeróbios.

5. Quais as vantagens e desvantagens do Filtro Biológicos?

R – Vantagens: Elevada eficiência na remoção de DBO; Requisitos de área relativamente baixos; Mais simples conceitualmente do que os lodos ativados; Índice de mecanização relativamente baixo; Equipamento mecânicos simples; Estabilização de lodo no próprio filtro (no caso de filtros de baixa carga.

Desvantagens: Menor flexibilidade que lodos ativados; Elevados custos de implantação; Relativa dependência da temperatura do ar; Relativamente sensível a descargas tóxicas; Necessidade do tratamento do lodo e da sua disposição final; Possível problemas com moscas (filtro de baixa cargas); Elevada perda de carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com