TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtual processos biológicos

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Biorremediação de águas contaminadas por metais tóxicos

Chama-se de biorremediação a utilização de seres vivos para descontaminar ou reduzir o teor de poluentes no meio ambiente. (Atlas & Unterman, 1999).

Considerando que as tecnologias convencionais de remediação ambiental são em geral inadequadas para reduzir a níveis aceitáveis as concentrações de metais pesados em efluentes contaminados, a biorremediação se apresenta como uma solução alternativa de grande interesse. Além disso, os métodos biotecnológicos para a detoxificação de efluentes são menos onerosos que as tecnologias convencionais. (SCHENBERG, 2010).

No caso de contaminação de águas de superfície por metais pesados, a imobilização in situ dos íons metálicos por ação microbiana, impede que eles sejam transferidos para o lençol freático, e, se apresenta como uma solução economicamente interessante (Gravilescu, 2004).

A limpeza de derramamentos do óleo pela adição dos fertilizantes de nitrato ou de sulfato para facilitar a decomposição do óleo pelas bactérias presentes no meio. (SCHENBERG, 2010).

Baseado neste enunciado RESPONDA:

a) As tecnologias de Biorremediação podem geralmente ser classificadas como "in-situ" ou "ex-situ". Explique através de exemplos cinco (5) processos que utilize Biorremediação "in-situ" e dois (2) processos que utilize Biorremediação "ex-situ". (2,0 pontos)

RESPOSTA QUESTÃO 1, ALTERNATIVA (a):

Os processos de Biorremediação “in-situ” são realizados na própria área contaminada, gerando, assim, menores custos com o transporte e armazenamento do material e menos distúrbios ambientais. Um exemplo disso é a biodegradação (ou biorremediação intrínseca/natural) do petróleo, que envolve todos os fenômenos de quebra de seus componentes para componentes de menor peso molecular (ou mais polares) através de bactérias. A degradação completa do petróleo por populações naturais de microorganismos representa um dos mecanismos primários pelo qual os compostos poluentes são eliminados do meio ambiente e resulta como membros finais o dióxido de carbono e a água, ou seja, produtos neutros, que não irão agredir o meio ambiente. A biodegradação, em casos gerais, ocorre naturalmente através de bactérias e fungos, sendo assim limitado pela disponibilidade de nutrientes, composição e abundância das comunidades microbianas, salinidade, temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, distribuição e natureza do composto derramado.

Outro processo de biorremediação é a bioestimulação. Este processo é utilizado quando existe uma população de microorganismos capaz de degradar os poluentes presentes mas as condições ambientais estão limitando as taxas de biodegradação, sendo necessária a adição de agentes estimulantes como nutrientes, biossurfactantes ou oxigênio para melhorar a eficiência dos mesmos, assim como acontece em um aquífero contaminado com fenol: A bioestimulação aeróbia permite que as bactérias reduzam o nível de fenol, o que não ocorreria se fossem deixadas em condições ambientais, sem um estímulo.

A biorremediação também é utilizada em sistemas de tratamento de efluentes, usando a técnica da bioadição, já que ali, devido ao estado dinâmico do sistema, morrem diversos micróbios enquanto outros crescem e se tornam mais dominantes. Em condições adversas como a de um choque tóxico, certas populações de bactérias podem ser reduzidas ou eliminadas diminuindo a qualidade do efluente, sendo necessário, assim, o incremento do número de bactérias, para garantir que as populações microbianas estão operando apropriadamente.

Em outra técnica, a fitorremediação, a biorremediação vem por intermédio de plantas, que, por meio de suas raízes, podem absorver elementos poluentes, servindo como filtros biológicos (processo conhecido como fitoextração) ou também minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com