TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Trabalho Universitário: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Cidades saudáveis possuem ambientes seguros e limpos (incluindo a moradia); ecossistemas estabilizados e sustentáveis; comunidades fortes, solidárias e não autodestrutivas; ampla participação e controle públicos nas questões de qualidade de vida e atendimento às necessidades básicas; acesso a variada gama de experiências e recursos, contatos, interação e comunicação; acesso universal aos cuidados de saúde/doença; alto nível de saúde pública; preservação da memória urbana, da herança cultural e biológica dos cidadãos; entorno urbano e economia diversificada, vital e inovadora. (OMS, 1992).

A qualidade de vida é mais uma questão de processos do que de produtos. Depende tanto da cultura vigente, do meio ambiente, da organização social (saúde, educação, trabalho, lazer), das redes de apoio contra os estigmas, quanto do clima familiar, da vizinhança, dos grupos de filiação e referência, dos possíveis espaços de vivência alternativos, muitas vezes limitados, nas periferias das grandes cidades, a grupos vítimas de um complexo de problemas, que se refugiam na criminalidade e no consumo de drogas.

Anomalias no projeto de vida de largas parcelas da população, ausência de “capital social”, espaços coletivos degradados e segregados, inadequação de serviços públicos, transporte penoso e caótico, mercantilização de meios de comunicação social, lazer e cultura, precariedade de moradia e de trabalho, má distribuição de renda conjugam-se para criar situações altamente adversas, situações-limite à saúde física, mental e social.

Nas periferias das gigantescas metrópoles de hoje as pessoas necessitam de condições e habilidades para lidar com os problemas quotidianos de qualidade de vida; questões atuais e passadas ao longo do histórico de vida de milhões de pessoas são responsáveis por agravos e experiências traumáticas, que se repetem ao longo de gerações sucessivas, diminuindo as chances de construção de um capital social.

O capital social é um bem coletivo, "de que ninguém pode apropriar-se individualmente e que intervém na vida social na forma de um respeito às obrigações mútuas e às normas de comportamento que geram relações de confiança e transcendem as meras preocupações de interesse para criar o marco moral do grupo envolvido”.

Os problemas ambientais estão associados às questões cruciais de nossos tempos: dar um sentido moral e cultural à existência, desenvolver uma genuína comunicação entre as pessoas, construir novos paradigmas face a novas realidades, questionando epistemológica e axiologicamente as posições cientificistas estéreis, ingênuas ou maliciosamente vinculadas ao atual sistema de coisas.

Características do modelo ecossistêmico de cultura

• Um modelo ecossistêmico de cultura é uma configuração dinâmica, em que todas as dimensões do mundo (íntima, interativa, social e biofísica) estão associadas entre si em termos de doação e recepção.

• Um modelo ecossistêmico de cultura caracteriza-se pelos princípios de singularidade (promoção da identidade de cada dimensão) e comunalidade (promoção da reciprocidade entre todas).

• Ética, educação, saúde, ambientes saudáveis e qualidade de vida são expressões do modelo ecossistêmico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com