TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Vida

Artigo: Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O conceito qualidade de vida (QV) é um termo utilizado em duas vertentes: (1) na lingua-gem cotidiana, por pessoas da população em geral, jornalistas, políticos, profissionais de di-versas áreas e gestores ligados às políticas públicas; (2) no contexto da pesquisa científica, em diferentes. campos do saber, como economia, sociologia, educação, medicina, enfermagem, psicologia, e demais especialidades da saúde .

Na área da saúde, o interesse pelo conceito QV é relativamente recente e decorrem em parte as políticas e as práticas do setor nas últimas décadas. Os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença são multifatoriais e complexos. Assim, saúde e doença configuram processos compreendidos como uns continuam, relacionados aos aspectos econômicos, socio-culturais, à experiência pessoal e estilos de vida a consoante essa mudança de paradigma, a melhoria da QV passou a ser um dos resultados esperados, tanto das práticas assistenciais quanto das políticas públicas para o setor nos campos da promoção da saúde e da prevenção de doenças 3. A mudança do perfil de morbimortalidade, tendência universal também nos países em desenvolvimento, indica o aumento da prevalência das doenças crônico-degenerativas. Os avanços nos tratamentos e as possibilidades efetivas de controle dessas en-fermidades têm acarretado o aumento da sobrevida e/ou a vida longa das. As pessoas acome-tidas por esses agravos. A propósito disso, Fleck et al. 4 (p. 20) assinalaram que “a oncologia foi a especialidade que, por excelência, se viu confrontada com a necessidade de avaliar as condições de vida dos pacientes que tinham sua sobrevida aumentada devido aos tratamentos realizados, já que muitas vezes, na busca de acrescentar anos à vida, era deixada “de lado a necessidade de acrescentar vida aos anos”.

No âmbito da saúde coletiva e das políticas

públicas para o setor também é possível identificar interesse crescente pela avaliação da QV. Assim, informações sobre QV têm sido incluídas. tanto como indicadores para avaliação da eficácia, eficiência e impacto de determinados tratamentos para grupos de portadores de agra vos diversos, quanto na comparação entre procedimentos para o controle de problemas de saúde 5.

Outro interesse está diretamente ligado às práticas assistenciais cotidianas dos serviços de saúde, e refere-se à QV como um indicador nos julgamentos clínicos de doenças específicas. Trata-se da avaliação do impacto físico e psicossocial que as enfermidades, disfunções ou incapacidades podem acarretar para as pessoas acometidas, permitindo um melhor conheci-mento do paciente e de sua adaptação à condição. Nesses casos, a compreensão sobre a QV do paciente incorpora-se ao trabalho do dia-a-dia dos serviços, influenciando decisões e con-dutas terapêuticas das equipes de saúde 6. O interesse crescente pelo construto qualidade de vida pode ser exemplificado, ainda, por indicadores de produção de conhecimento, associados aos esforços de integração e de intercâmbio de pesquisadores e de profissionais interessados no tema. Pode-se mencionar o surgimento do periódico Quality of Life Research, editado a partir do início dos anos 90 pela International Society for Quality of Life Research( h t t p : / /w w w. i s o q o l . o rg), reunindo trabalhos científicos sobre QV de diferentes áreas do co-nhecimento 7. O presente artigo tem como objetivo descrever a evolução histórica do conceito de QV no campo da saúde, focalizando aspectos conceituais e metodológicos. A seleção de trabalhos para esta revisão foi feita com base em pesquisa bibliográfica realizada em indexa-dores de produção científica (BIREME, MedLile,Psyc INFO), cobrindo o período 1995-2000. Fo i utilizada a palavra - chave “quality of life” combinada com os termos “concept”, “conep-tal”, “method”, “methodologic”. Alguns trabalhos mais citados, publicados antes desse perío-do,fo- ram incluídos tendo em vista os critérios de pioneirismo e impacto na literatura. Traba-lhos brasileiros foram selecionados inicialmente a partir de levantamento realizado na página do Projeto SciELO (http://www. s c i e l o.br), sem especificação do período de publicação. Indicações de impacto de trabalhos citados foram consideradas para busca complementar em periódicos indexados de circulação internacional. Um total de 39 trabalhos foi examinado, 25 publicados em língua inglesa, um em língua espanhola e 11 em língua portuguesa, a maioria (87,2%) em periódicos. O conceito de qualidade de vida:

Aspectos Históricos

Sabe-se que, já em meados da década de 70,Campbell (1976, a p u d Awad & Voruganti 8 –p.558) tentou explicitar as dificuldades que cercavam a conceituação do termo qualidade de

vida: “qualidade de vida é uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que é”. A citação dessa afirmação, feita há cerca de trinta anos, ilustra a ênfase dada na literatura mais recente às controvérsias sobre o conceito desde que este começou a aparecer na literatura associado a trabalhos empíricos. Há indícios de que o termo surgiu pela primeira vez na literatura médica na década de 30,segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com