TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRITICA: COLUNA VERTEBRAL

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRITICA: COLUNA VERTEBRAL

Resenhado por:

A coluna vertebral é uma parte muito importante do corpo humano pois representa o conjunto de ossos articulados (vértebras) que formam o eixo de sustentação corporal dos vertebrados. Ela se torna tão importante quanto fascinante para a ciência uma vez que, quando ela é vista de frente é reta e quando ela é vista de lado, forma-se duas curvaturas em forma de S. Esta Curvatura dá o equilíbrio necessário para que o Homem possa ter a postura vertical.

Este modulo consiste em apresentar algumas doenças que atingem a coluna vertebral como por exemplo, a patologias do disco intervertebral, sendo que a mais severa é a popular hérnia de disco. De maneira bastante objetiva, a Hérnia discal é causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que consiste em uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras.

 O disco intervertebral é composto por um núcleo no centro onde possui um anel fibroso ao seu redor. Quando este núcleo se desloca ocorre esta patologia. Caso a lesão no anel fibroso que mantém o núcleo for grande, o líquido contido no núcleo poderá sair para o meio externo e, quando isso acontece, o disco poderá diminuir de volume, achatando-se e é por isso que chamamos de hérnia de disco. Torna se importante saber qual é a localização da hérnia de disco uma vez que ela pode ser anterior, posterior, lateral ou intra-esponjosa.

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão que pode ser na coluna cervical ou lombar, ou seja, uma dor muito comum que se manifesta na região lombar e que costuma irradiar para outras regiões do corpo (cérvico-braquialgias, lombociatalgias), inclusive, as características das dores colaboram para o diagnostico clinico. Contudo, o diagnostico consiste em tomografia computadorizada que pode confirmar a doença, ressonância magnética e a mileografia que permite além de outras vantagens, demonstrar diretamente o conflito entre o disco herniado a raiz acometida. Outros recursos podem ser utilizados para se obter um diagnóstico preciso da hérnia discal como a eletromiografia, e o exame do líquor.

O tratamento clinico (repouso e anti-inflamatórios) resolve a maioria dos casos nos primeiros meses correspondo um período entre 3 meses a 1 ano. Contudo, em casos mais graves faz se necessário procedimento mais invasivos como a cirurgia compõe-se de excisão do material herniário com ou sem curetagem do disco, sendo frequentemente associada a laminectomia homolateral.

A coluna vertebral pode ser acometida por lesões podem causar microhemorragias, edema, estiramento elacerações das estruturas do aparelho locomotor, dor e espasmomuscular, além de fraturas deslocamento das facetas articulares, compressão e irritação de estruturas nervosas. Geralmente o diagnostico consiste em exame clinico e histórico do traumatismo, porem utiliza se também de exame radiológico onde, o tratamento baseia-se no uso de AAINHs, opióides e miorrelaxantes para o controle da dor, além de repouso, exercícios de alongamentos e em alguns casos o uso do colar cervical.  

Especificamente, as fraturas na coluna vertebral podem ocorrer após traumatismo ou sem traumatismo onde os tipos de fraturas são divididos de acordo com os mecanismos de trauma sendo, fraturas por compressão, explosão, flexão-distração e fratura-luxação. As fraturas podem apresentar complicações neurológicas onde é possível apresentar sintomas como dormência, fraqueza nos braços e pernas, dificuldade para andar dentre outros.

Os exames físicos são importantes más não excluem a necessidade de radiografias, tomografia e ressonância magnética. O tratamento consiste em medicações, coletes, e cirurgias em casos de lesões instáveis ou que apresentam lesão neurológica associada. Outras patologias podem acometer a coluna como Espinha bífida; Síndrome de Klippel-Feil; Espondilolistese congênita; Costela cervical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (144.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com