TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sistema de informação dentro das organizações

Por:   •  13/11/2016  •  Resenha  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema de informação: um entendimento conceitual para a sua aplicação nas organizações empresariais.

        A informação é o alicerce do desenvolvimento e a sociedade faz da informação um fator determinante para orientar ações e processos. É reconhecida como fenômeno de extrema relevância na sociedade, é um veículo de conteúdos que estabelece o convívio social e aquisição de conhecimentos.

        Para as empresas, a informação é de suma importância em sua condução.  Elas são suportes cada vez mais imprescindíveis ao processo administrativo das organizações.

        Existem diversas definições de informação. Para as empresas, a informação apresenta diferentes graus de complexidade e sistematização de acordo com a decisão a ser tomada nas organizações. Enquanto processo, é definido como o ato de informar e é identificado no fluxo da comunicação. Enquanto conhecimento, a informação é identificada como o conteúdo da mensagem veiculada na comunicação. E enquanto coisa, a informação é identificada pelo seu papel informativo, representado por documentos, dados, etc.

        A informação pode ser interna e externa. A interna é aquela que é gerada nos processos da organização e a externa é aquela que é oriunda de fora da organização.  Em qualquer contexto inserido a informação sofre influência.

        Nas organizações, os sistemas de informações permitem coletar, armazenar, recuperar e disseminar informações para fins específicos. São hoje, quase sem exceção baseados em sistemas informatizados e apóiam as funções operacionais, gerenciais e de tomadas de decisões. As informações e os sistemas estão sempre associados. Um sistema de informação em uma organização é compreendido como todos os registros e documentos gerados nas operações desenvolvidas por elas, podendo ser manual ou informatizado. Essas informações geradas nos sistemas podem ser de uso interno e externo.

        Os sistemas de informação empresarial são desenvolvidos para auxiliar a gestão e a tomada de decisão. Esses sistemas podem ser classificados de acordo com interesses, especializações e níveis dentro de uma organização.

        Para as organizações implantar um sistema informatizado é necessário qual é o modelo ideal de sistema. Deve ter como base os recursos tecnológicos e estrutura para qual o mesmo foi definido.

        Nas organizações, uma das principais atribuições dos sistemas de informação é apoiar os processos de decisão, seja individual ou coletiva. Os processos estão classificados em três diferentes classificações: decisões estruturados, semi-estruturadas e não estruturadas. São divididos em SPT, SIG, SAD e SAE.

        O SPT (Sistema de processamento de informações) é um tipo de sistema de processo decisório estruturado, realiza e registra transações rotineiras com objetivo de monitorar o fluxo de informações. Os gerentes utilizam para monitorar o andamento de operações internas e são importantes fontes de informações para outros sistemas.

        O SIG (Sistema de informações gerenciais) é um tipo de sistema de processo decisório semi-estruturado, fornece informações e relatórios com dados das transações Esse tipo de sistema apóiam tomadas de decisões nas empresas e se designa a um grupo específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com