TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sistemas de informação

Por:   •  6/1/2016  •  Artigo  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

O Curso de Sistema de Informação e Sua Expansão no Brasil

Universidade Federal do Piauí

Campus senador Hélvideo nunes de barros

Resumo

O avanço tecnológico tem exercido relevante papel na estruturação de um novo cenário no Brasil, diante disso o curso de sistema de informação tem exercido grande papel dentro da sociedade, a área da tecnologia esta crescendo e o procura por cursos nesse campo é muito grande, estudos apontam que a tendência é que a profissão se expanda ainda mais.

Palavras-chave: Sistema de informação; Expansão no Brasil; Tecnologias da Informação.

O curso de Sistema de Informação

O curso de sistema de Informação é um bacharelado que tem duração de quatro anos, que tem como foco principal o estudo da informática, da tecnologia da informação e de suas relações, o profissional desta área reúne as competências de outros cursos técnicos da área de TI, como rede de computadores, banco de dados, analise e desenvolvimento e sistemas para internet. O profissional está apto para desenvolver, planejar e escrever software para empresas e cadeias de produção, criar e garantir a segurança de redes de computadores em uma empresa, mas o profissional não precisa necessariamente ir trabalhar com Hardware ou software, seguindo assim para a área mais próxima de gestão e administração de TI.

Não é uma obrigação que este profissional venha a trabalhar com maquinas, são muitas outras possibilidades, inclusive as áreas ligadas à administração e gestão, são as que costumam render os melhores salários, e necessário também que o profissional invista em outras línguas, tendo o inglês como essencial, já que a maior parte da programação é nesse idioma, sendo assim necessário que sempre procure se atualizar no mercado de trabalho.

A área da tecnologia está crescendo e o procura por esses cursos é muito grande, assim estudos apontam que a tendência é que a área se expanda ainda mais, a demanda de empresas procurando por profissionais capacitados na área é bastante significativa, a tecnologia avança muito rápido, e em ciclos cada vez menores, sendo assim necessário adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Evolução- Sistema de Informação

A partir do século XX a informação começou a fluir, passando pelos meios de comunicação de massa, e ate mais recentemente o surgimento da grande rede de comunicação de dados que é a internet, antes da popularização dos computadores, os sistemas de informação se baseavam em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos e assim foi se desenvolvendo no decorrer do tempo. Com a geração que estamos vivendo, surgiu a VLSI, a inteligência artificial, surgindo assim programas com alto grau de interatividade com o usuário e a grande rede mundial que é a internet.

É cada vez maior o número de brasileiros que tem acesso à internet, segundo o comitê gestor de internet do Brasil, do governo federal, a taxa de residências com acesso a rede de internet mundial triplicou entre 2006 e 2012. Além disso, é possível acessar dados bancários, sites ou redes sociais não só por computadores, mas também por celulares e aparelhos de TV, tudo isso graças ao desenvolvimento de novos sistemas de informação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o setor de tecnologia da informação (TI) está aquecido e continua em expansão no Brasil, os sistemas estão presentes em empresas de qualquer tipo e tamanho isto representa boas oportunidades de trabalho nesta área. Estima-se que existam 190 mil profissionais da área no Brasil, dos quais aproximadamente 90 mil estão no estado de São Paulo, no entanto, esse número é insuficiente para atender a demanda. Segundo a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro, em 2013 haverá carência de 140 mil profissionais de TI no Brasil. 

Os cursos da área de computação e informática têm como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) com vistas a atender necessidades da sociedade, para a aplicação das tecnologias da computação no interesse da sociedade. (MEC, 2009)

A Tecnologia da Informação (TI) constitui-se em um recurso estratégico nas organizações contemporâneas, assim soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais e é fonte de vantagens competitivas pelo apoio a tomada de decisão em todos os níveis organizacionais. Dessa forma, cresce a preocupação com a coleta, armazenamento, processamento e disseminação de informação na medida em que a disponibilidade da informação certa, no momento certo, para o gestor, é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade das organizações vencendo assim o desafio da competitividade, as organizações dependem cada vez mais do que os Sistemas de Informação podem ensejar para elas.

A área de Sistemas de Informação contribui significativamente para o êxito das organizações, uma vez que, um sistema informatizado pode trazer um grande impacto na estratégia competitiva e no sucesso empresarial. Cada vez mais a adoção da TI e, em particular, dos Sistemas de Informação se destacam como elementos integradores para promover mudanças na forma de gestão das organizações. (RADAR, 2013)

O curso de sistema de informação irá encontrar uma formação multidisciplinar, focada principalmente nas áreas da ciência da computação, administração e ciência da informação. O setor da tecnologia não para de crescer, e assim a demanda por profissionais capacitados para lidar com os novos desafios do mercado, e é nesse cenário que a área de sistema de informação tem ganhado força, assim além de entender parte técnica de computação, também tem uma formação gerencial.

O profissional tem ampla atuação no mercado, podendo trabalhar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada de quase todos os setores, atuando assim com desenvolvimento de softwares, ensino em escolas e faculdades, fluxo de informação, logística, marketing e vendas, modelagem e suporte técnico, sendo que em cada função abre outras e outras oportunidades.

Expansão no Brasil

As empresas de TI no Brasil crescem 4,8 % por ano e o setor emprega cerca de 500 mil profissionais por ano, o curso de sistemas de informação da faculdade de ciências (FC), campus em Bauru e foi o primeiro a ser criado no Brasil, em 1997. A área de sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (92.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com