TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Urinálise

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.628 Visualizações

Página 1 de 2

SETOR URINÁLISE

No setor de urinálise são realizados exames de urina tipo I (urgência e rotina) e urina 24 horas. Através destes exames pode-se diagnosticar diversos estados patológicos como infecção urinária, infestação da via urinária por protozoários, infestação da via urinária por fungos, hematúrias, identificação de cristais que muitas vezes estão relacionados a cálculos renais, detecção da elevação de glicose, etc.

Equipamentos: URYXXON 300 – Princípio: Fotometria de reflectância e Centrífuga CELM.

O aparelho URYXXON 300 é calibrado pela manhã antes da rotina começar, passa-se a primeira fita reagente teste para controle negativo e depois a segunda fita reagente teste para positivo. São registrados todos os procedimentos de controle e numero de lotes de tiras.

Após a calibração e verificação do equipamento, inicia-se a separação das amostras de acordo com sua prioridade. As amostras são analisadas nesta ordem: urinas de urgência, uroculturas, urinas tipo I e urina 24 horas. Em seguida, inicia-se a rotina do setor, onde os RAs de cada amostra é registrado no Uryxxon 300, criando-se uma lista de amostras, após cadastrada a última amostra, encerra a lista e inicia a leitura exatamente na ordem cadastrada, então aparece o RA, pegamos a amostra correspondente, mergulhamos a Urofita 10 DLU e colocamos no equipamento para leitura.

O resultado é enviado para o sistema do laboratório automaticamente, onde são conferidos. Caso esteja tudo certo com o resultado, libera-se o laudo. Caso contrário, as amostras são separadas, centrifugadas e analisadas microscopicamente, para então serem liberadas. Caso o resultado apresente glicose +, confirma-se na bioquímica, glicose ++ ou +++, confirma-se com outra fita reagente, mas de outro fabricante, para confirmar que o erro não seja da fita.

A urina 24 horas analisa clearence de creatinina, microalbuminúria, proteinúria, acido urico, entre outros. As amostras são separadas por paciente, depois são medidas na proveta por ml. No momento do despejo colhe-se um tubo por frasco de amostra e é anotado o volume na etiqueta do código de barras, coloca-se uma etiqueta no tubo e uma no caderno de registros do laboratório ou do laboratório de apoio, conforme for o caso. Após realizadas todas as análises, os resultados são ingressados e liberados.

As amostras devem ser rejeitadas pelo setor caso apresente volume insuficiente, frasco inadequado, amostras sem registros, entre outros casos. As amostras são descartadas na pia e os recipientes em lixo branco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com