TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema cardiovascular.

Por:   •  2/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 8

                        Relatório sobre o Sistema Cardiovascular

Nome: Éllen                                                                          
Disciplina: Anatomia

O sistema circulatório, também chamado de sistema cardiovascular, é composto de sangue, coração, artérias, capilares sanguíneos e veias. O sistema circulatório humano é subdividido em sistema sanguíneo e sistema linfático.
Basicamente tem uma função baseada em transporte:
Defesa contra agentes invasores: no sangue há anticorpos que promovem a defesa contra agentes infecciosos que entrem em contato com o corpo.Coagulação sanguínea: as plaquetas que circulam pelo sangue são responsáveis pela coagulação sanguínea.
Regulação da temperatura corporal: o sangue é distribuído por todo o organismo,de forma a  promover a manutenção de uma temperatura adequada em todas as partes do corpo.Transporte de hormônios: os hormônios são substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, e a circulação sanguínea é a responsável levar e guiar esses hormônios até os órgãos e tecidos que farão uso deles.
Intercâmbio de materiais: as substâncias que são produzidas em uma parte do corpo e utilizadas em outra, também chegam ao seu destino através da circulação sanguínea. É o que acontece com o glicogênio armazenado no fígado, que, quando quebrado em glicose, é levado para diversas regiões do corpo.
Transporte de resíduos: todas as células do corpo produzem resíduos em seu metabolismo e esses resíduos que saem das células e caem na corrente sanguínea, são levados para o fígado e convertidos em ureia. Do fígado, a ureia é encaminhada pela circulação sanguínea até os rins, onde serão excretados.
Transporte de nutrientes: os nutrientes oriundos da nossa alimentação são absorvidos ao longo do nosso tubo digestivo e caem na circulação sanguínea, assim os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, sendo aproveitados pelas células.
Transporte de gases: ao passar pelos pulmões, o sangue elimina o gás carbônico proveniente da respiração celular enquanto absorve oxigênio
. Para que o sangue possa chegar as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue.

Temos 3 tipos de vasos sanguíneos em nosso corpo:

Artérias: -estes são vasos com paredes relativamente espessas e mais rígidas. Com um aspecto que se assimila a um emborrachado.  São constituídas de músculo liso e tecido conectivo fibroso e elástico. Maioria das artérias transporta sangue oxigenado , com baixo teor de CO2. A excessão é a Artéria pulmonar .
Veias: estes vasos são de paredes relativamente finas e com menos tecido elástico. Mais calibrosas, e transporta sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração – Maioria transporta sangue não oxigenado com baixo O2 e alto CO2, exceto veias pulmonares.

Obs: O sangue venoso é mais escuro em função de maior concentração de CO2, já o sangue arterial é mais vermelho devido a sua maior oxigenação.

capilares sanguíneos: ou vasos capilares, são vasos sanguíneos do sistema circulatório com forma de tubos de pequeníssimo calibre. A função dos capilares é intercambiar líquidos, nutrientes, eletrólitos, hormônios e outras substâncias entre o sangue e o líquido intersticial ou tissular. Para esta função as paredes capilares são muito finas e permeáveis às moléculas pequenas.

Obs: Circula mais sangue pelas veias do que pelas artérias, porém a pressão que o sangue recebe para circular é maior nas artérias.

Coração: O coração é um órgão torácico composto de músculo estriado involuntário. Sua posição anatômica é apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno até a coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. A posição do coração, no mediastino, é mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfícies e limites. A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita.

O coração conta com 4 câmaras:
Os átrios direito e esquerdo, e os ventrículos, direito e esquerdo.

O Átrio direito não está localizado apenas à direita, mas à frente e abaixo do Átrio esquerdo, e também um pouco à frente do Ventrículo esquerdo. O átrio direito é aonde o sangue chega primeiro (sangue venoso) , sendo recebido da veia cava inferior e superior. A veia cava superior, recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o seio coronário recebe o sangue que nutriu o miocárdio e leva o sangue ao átrio direito.Enquanto a parede posterior do átrio direito é lisa, a parede anterior é rugosa, devido a presença de cristas musculares, chamados músculos pectinados. O sangue então segue desaguando no ventrículo direito. Átrio e ventrículo são separados pela válva tricúspide, esta é composta de um anel de sustentação, que fixa três componentes ou cúspides, de onde se origina seu nome. A partir de sístole e diástole o sangue passa de um até o outro. A parte interna do átrio direito possui Três aberturas:- aberturas das veias cavas superior e inferior, onde desembocam as respectivas veias; e – a abertura atrioventricular direito, abertura que comunica o átrio direito com o ventrículo direito.

Os átrios direito e esquerdo são vedados de modo a não se misturar, pela fossa oval, que no nascimento ocorre o vedamento e mais tarde torando-se o forame oval.O Átrio esquerdo forma a maior parte da face posterior e da base do coração, enquanto o Ventrículo esquerdo é apenas proeminente inferiormente ao longo da margem esquerda e do ápice. 

O átrio esquerdo é uma cavidade de parede fina, com paredes posteriores e anteriores lisas.No átrio esquerdo é recebido sangue arterial, este sendo rico em O2 e pobre em CO2 é recebido das 4 veias pulmonares. onde depois passa para o ventrículo esquerdo. São separados pela valva mitral ou bicúspide, que é a valva cardíaca que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo. A partir daí o sangue é distribuído para todo o corpo através da artéria aorta. Internamente no átrio esquerdo temos aberturas das veias pulmonares que desembocam duas veias pulmonares direitas e duas veias pulmonares esquerdas provenientes dos respectivos pulmões. - Uma outra abertura presente é o óstio atrioventricular esquerdo, que comunica o átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com