TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Atuais

Dissertações: Tempos Atuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS Fundamentos Históricos e Teóricos- Metodológicos do Serviço Social I

No presente relatório serão abordadas em um primeiro momento questões sociais como: moradia, alimentação, desemprego, desigualdade social, usando como parâmetro o filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin. Em um segundo momento, será feito um breve relato sobre as mudanças e impactos causados pela evolução das tecnologias e quais suas conseqüências na vida em sociedade. Em seguida será abordado sobre a reconceituação do Serviço Social no Brasil que aconteceu entre as décadas de 60 e 80.

O relatório mostrará ainda problemas relacionados à saúde que preocupa nosso município de Bagé com números cada vez mais elevados, e o que está sendo feito em relação a esses problemas.

Concluindo será feito uma análise sobre a importância do serviço social na realização de políticas públicas desenvolvidas com o objetivo de melhorar a questão social no Brasil.

Atualmente a questão social no Brasil tem sido evidenciada, regrando-se e respeitando direitos trabalhistas, os quais são regidos por leis especificas, e também com a conscientização dos empregadores de que um funcionário satisfeito produz melhor, mas a algumas décadas atrás os empregados não eram tratados dessa maneira, como é mostrado no filme Tempos Modernos. Na obra de Charles Chaplin é relatado o avanço da industrialização e a ascensão da classe capitalista, na qual o uso de mão de obra operária era essencial, porém ofertada em grande escala, sendo trabalhos de forma repetitiva e sem exigir muita qualificação, o que levava por parte dos empregadores, um tratamento humano mecanizado, extraindo ao máximo as capacidades dos trabalhadores, evidenciando apenas a produção, ou seja, a rentabilidade da fábrica, observa-se também claramente que os trabalhadores eram levados a exaustão funcional, devido as grandes jornadas e a falta de regulamentações trabalhistas no período.

A produção retrata, além da realidade sobre a empregabilidade da época, a situação econômica interpretada pelo ator principal do filme, a qual salientava questões nítidas de vulnerabilidade devido a indisponibilidade de serviços básicos como moradia, alimentação, igualdade social.

Essa situação mudou muito, nos dias de hoje as empresas já tem uma preocupação com a saúde de seus funcionários e familiares, algumas trabalham com cotas de produtividade, jornada de trabalho compatível com o desgaste e a estipulação de metas salariais, porém ainda temos grandes problemas que se assemelham aos vividos no passado, devido ao enorme crescimento demográfico da população.

A falta de políticas públicas efetivas e principalmente de fiscalização, ocorre em grande escala, o trabalho “escravo urbano”, a exploração infantil no mercado de trabalho, a falta de estruturas básicas de local de trabalho, o que dentro da área trabalhista demanda do apoio de um profissional social, apontando, enfatizando e recolocando a organização, dando a possibilidade de reestruturação e encaminhamento dessas pessoas.

As questões referentes à moradia, alimentação e igualdade social, ainda hoje são problemas sociais muito evidentes, principalmente devido ao aumento demográfico da população a ao enorme índice ocasionado pelo êxodo rural, juntamente com as exigências de qualificação do mercado e trabalho, que age como fator excludente da mão de obra não qualificada. As ações sociais tomadas por órgãos governamentais no país não são suficientes para atender tais demandas, colaborando assim para a proliferação de pessoas e famílias rumo à vulnerabilidade social, ocasionando cenas lamentáveis, como famílias morando em áreas de risco, embaixo de pontes sendo cobertas por papelões, crianças ganhando a vida nas ruas, em semáforos, sendo praticamente jogadas ao encontro de atos ilícitos e entorpecentes, por não terem uma moradia e uma escola adequada, além disso, ainda temos um sistema publico de saúde ineficiente devido ao grande numero de usuários.

Em síntese podemos dizer que o mundo capitalista e industrial de hoje, juntamente com políticas publicas ineficientes continuam a escravizar e excluir pessoas e famílias, induzindo-as a viver em umaameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria e o descaso das políticas publicas com as questões sociais no Brasil.

A evolução das tecnologias influi diretamente na vida em sociedade incorporando mudanças que ocorrem a todo instante no mundo, levando ás pessoas a busca de novas alternativas de adaptação a essas mudanças. No serviço social essas mudanças obtiveram uma evolução nem sempre tranqüila, sendo mantido inalterado o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos, das comunidades eda sociedade, cujo objetivo final é a modelação do comportamento humano, porém tais mudanças ocorridas no mercado de trabalho afetam muitos trabalhadores que esbarram na falta de qualificação e atualização, colocando-os em situação eminente de desemprego, o que influencia diretamente na causa de vários problemas como depressão, pobreza,baixa estima, entre outras, havendo a necessidade em muitas vezes, neta fase, a interferência do assistente social, com o estudo da situação, o apoio e a orientação necessária para o reestabelecimento da condição social do individuo.

Com o avanço da sociedade os trabalhadores se viram obrigados a acompanhar o desenvolvimento, pois dessa forma, as pessoas são capazes se interagir e exercer sua criatividade com segurança no seu ambiente de trabalho, as empresas investiram em tecnologia fazendo com o mercado exigisse mão de obra qualificada, a especialização desses trabalhadores só vem a acrescentar a economia mundial, ou seja, a atualização garante a permanência no mercado de trabalho.

A Reconceituação do Serviço Social, geralmente apresentada como um processo que resultou na adoção de teorias marxistas, na realidade não ocorreu de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com