TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPOS ATUAIS

Seminário: TEMPOS ATUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Seminário  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

TEMPOS MODERNOS

O filme tempos modernos, interpretado por Charles Chaplin, se passa em meados do século XX, mostrando obviamente a evolução das máquinas e eliminando o desperdício de tempo de produção, e mostra claramente a principal característica da administração dita por Taylor (sis-tema de Taylor ou taylorismo), apresentando no início do filme as máquinas que alimentariam os funcionários rapidamente, para que os mesmos não perdessem tempo com almoço e voltassem, o quanto antes, às suas respectivas, cansativas e mesmas atividades durante o resto do dia.

Analisando o filme, podemos assimilar algumas características com os dias e serviços de hoje. Um exemplo claro seria o manuseio rápido e eficiente de aparelhos e máquinas, demons-trando um grande desempenho em um maior número de produtos fabricados. É claro que atual-mente algumas tecnologias são mais avançadas, mas não deixam esse propósito de lado. Tempo é dinheiro, e é isso que, de uma certa forma, o filme nos passa, sem eliminar o fato de que hoje os empregos oferecidos em indústrias são mais confortáveis em relação ao tempo de expediente.

O estresse vivido pelo personagem devido ao trabalho, não se torna muito diferente no sé-culo atual, afinal, todos estamos sujeitos a atividades práticas rápidas e repetitivas ou por, talvez, pensar que não daríamos conta de realizá-las. Visando o estresse em si, à ponto de deixar o funcionário relapso, podemos citar grandes causadores como as horas gastas no trânsito até chegar a empresa, onde o funcionário já chega pensando, nervoso e atrasado. Reuniões, demandas, clientes, chefes, colegas, prazos, entre vários outros, podem causar o estresse facil-mente. O tempo muitas vezes é curto para realização de todas as tarefas dentro do prazo estipulado, ou até mesmo tarefas diárias. Nota-se então, a semelhança entre o estresse do personagem e o estresse vivido por muitos atualmente.

DIVISÃO DO TRABALHO PARA PADARIA Q PÃO

A divisão do trabalho pode ser vista com aumento de produtividade a economia de tempo, a supressão de gestos desnecessários e comportamentos produtivos.

Também a divisão e o parcelamento do trabalho se mostra importante para a simplificação e maior rapidez do processo. São criados gerentes especializados em treinar funcionários, tendo sempre depois observar no desempenho de suas funções. Um exemplo seria vermos qual é tempo gasto para fazer um bolo ou uma torta, assim tendo a divisão de afazeres de cada funcionário ver qual é o melhor desempenho de cada um, assim mostrando como podemos melhorar no trabalho. Os bons funcionários sempre vão sentir o privilegio de fazer bem o seu serviço.

O sistema de racionalização do trabalho faz com que o setor de planejamento se desenvolva, tendo em vista a necessidade de aprimorar as formas de controle da execução das tarefas.

Se o trabalhador não compreende o sentido de sua ação e se o produto do trabalho não lhe pertence, torna-se difícil dedicar com empenho a qualquer tarefa. A assim pode ver que o taylorismo quando ele substitui as formas de coação visíveis, de violência direta, pessoal, de um feitor de escravos, por formas mais sutis que tornam o operário dócil e submisso. “É um sistema que impessoaliza a ordem você não sabe de onde ela vem”, que não aparece mais com o rosto de um chefe que manda, diluindo-se nas ordens de serviço, sendo um trabalho pesado onde você faz ou faz, agora quando vem do setor de planejamento, fica deixando o ambiente de trabalho mais tranquilo com pessoas animadas e dispostas a trabalhar.

Quando falamos em redução de desperdício produção pode haver em vários tipos um deles é a empresa possui estoque de produtos acabados ou semiacabados um exemplo um bolo pela metade sobras de salgado ou pães amanhecido maior que o mínimo necessário. De modo geral, esse desperdício representa a ocupação de grandes áreas, manutenção dos itens estocados, além de necessidade de inventários, entre outros. Já Superprodução conhecida também como “Overproduction” ocorre no momento em que a empresa produz além das necessidades do próximo processo ou além da realidade momentânea do mercado. Para muito estudiosos essa pode ser considerada a pior forma de desperdício, pois contribui para a ocorrência de todas as outras do tipo: Defeitos, quando incide algum item no processo de produção ou mesmo o produto acabado não atende às características de qualidade exigidas. Logo, como resultado, esse desperdício se concretiza na forma de refugo ou retrabalho ou Movimentação nas operações dá-se quando operadores realizam movimentações dispensáveis no momento da realização de uma atividade. Alguns exemplos comuns a esse desperdício são a procura por equipamentos, peças, documentos.

ESTUDOS DE TEMPOS E MÉTODOS

Para utilizarmos um método que ajude a melhorar o sistema de produção para padaria, temos que avaliar a qualificação dos funcionários para saber se ritmo normal deles está visando lucro para a empresa assim também não tendo uma quebra de rotina, determinando se a pessoa qualificada, devidamente treinada e com experiência, qual o tempo que ela leva para fazer uma operação especifica assim teremos que usar habilidade de observar como cada funcionário trabalha logo em seguida descobrir quais são os erros cometidos e dizer de forma calma e objetiva os seus erros.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com