TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo nos tempos atuais

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apontar a existência do modelo Fordista de produção nos tempos atuais, analisando e articulando as informações do artigo “Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria” com as disciplinas estudadas neste semestre.

O Fordismo foi um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford (1863 – 1947), cuja principal característica era a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem, e para isso, se inspirou no sistema idealizado por Frederick Winslow Taylor (1856–1915) que criou o modelo de produção chamado de Taylorismo.

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produção através da exploração da força de trabalho dos operários. O sucesso desses dois modelos fez com que várias empresas adotassem as técnicas desenvolvidas por Taylor e Ford, sendo utilizadas até os dias atuais por algumas indústrias e até mesmo fora dela.

O fordismo é muito presente nas organizações de trabalho atualmente, não em sua totalidade, mas algumas de suas características. Uma série de técnicas desse sistema se tornaram universais, como a descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho e o controle sistemático de estoques. Atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho.

Suas características são: produção em massa, consumo em massa, rotina de trabalho, controle do tempo, adaptação ao ritmo da máquina e padronização dos produtos.

Em primeiro lugar, será apresentado um comparativo das características do fordismo aplicado nas organizações atuais, como na área de serviços e no trabalho informal, citando como exemplo outro tipo de trabalho informal, em que pode ser aplicada a mesma ideia de fordismo informal. Em segundo lugar, será discutido a relação do homem com o trabalho nos tempos atuais em decorrência das grandes mudanças ocorridas, levando em consideração os fatores humanos: expectativas, satisfação x sofrimento, anseios e necessidades. Será dado como exemplo o modelo de trabalho do McDonald’s, empresa que se utiliza de algumas ideias fordistas em seu ambiente de trabalho, analisando suas características e cultura organizacional predominante. Em terceiro lugar, será analisado os conceitos de Cultura e Ideologia, e logo após, esses dois conceitos serão relacionados ao Trabalho. Em quarto lugar, será discutido como o “informacionalismo” das tecnologias da informação e comunicação transformaram, com o passar do tempo, os processos comunicacionais desenvolvidos nas empresas, e que mudanças essas transformações impõem dentro das empresas e com o relacionamento com seus clientes em termos de Comunicação e Linguagem.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Ford adotou três princípios básicos: Princípio de intensificação, que consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e rápida colocação do produto no mercado. Princípio de economicidade que consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio deste princípio conseguiu fazer com que o trator ou automóvel fossem pagos a sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. E o princípio da produtividade que consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. Esses conceitos também podem ser observados fora da indústria, inclusive na área de prestação de serviços, que vem crescendo cada vez mais, e no trabalho informal, que também cresce porquê exige pouca qualificação, e que buscam cada vez mais intensificar sua produção fornecendo seu serviço ou produto no menor tempo possível, economizando ao máximo e produzindo cada vez mais, para assim, obter maior lucro em menor tempo.

2.1.2 O tempo é um fator de extrema importância no fordismo, em sua indústria, havia um controle rígido do que era produzido em relação ao tempo gasto. As atividades realizadas pelo emprego informal estão presentes no setor terciário da economia e podem ser classificadas como prestação de serviços. O trabalho desse setor informal basicamente se resume ao comércio nas ruas e pequenos negócios (firmas) sem registro. Essa preocupação com o tempo também pode ser observada nesse setor econômico. Podemos observar isso no trabalho dos vendedores ambulantes, no Brasil comumente chamados de camelôs. Esses trabalhadores disputam nas ruas e grandes centros populares para atender seus clientes que são atraídos pelo bom preço.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 Mesmo que as características do fordismo estejam presentes nos dias atuais, é inegável que o mundo do trabalho tenha se transformado e que continue se transformando no decorrer dos anos. Essa mudança se deve pela instabilidade na relação com o emprego, a expansão do trabalho informal e da prestação de serviços, grande avanço da tecnologia e das formas de comunicação no ambiente de trabalho, etc.

Historicamente, pode-se observar que o trabalho era tido como um meio de se ganhar dinheiro e garantir a sobrevivência. O objetivo máximo se coloca em torno do rendimento e do consumo.

Atualmente, com o tamanho avanço da tecnologia, tem-se tentado modificar a visão de Trabalho, tido como associado a sofrimento e cumprimento de pena, para algo associado ao prazer.

Em função disso, há um número cada vez maior de empregadores investindo na política do bem-estar, de forma a relacionar produtividade, lucros e crescimento à Qualidade no Trabalho, Satisfação e Motivação.

Vale salientar que as relações trabalhistas ainda não atingiram o modelo ideal, pois é claro que muitas Organizações ainda se utilizam do modelo taylorista, mecanicista.

2.2.2 Na sociedade atual podem ser encontradas empresas até na área de prestação de serviços que se utilizam do modelo fordista de produção. Exemplo disso é o McDonald’s.

O processo operacional do McDonald’s tem como objetivo alcançar a consistência e a uniformidade em suas lojas. O tempo e os movimentos de todas as tarefas executadas na cadeia de fast-food são rigorosamente cumpridos pelos funcionários, inclusive, a forma de atendimento ao cliente.

O aperfeiçoamento do sistema operacional dessa empresa só foi possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com