TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESE DE TAYLOR NOS TEMPOS ATUAIS

Por:   •  14/10/2015  •  Tese  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACEX

CST 2015.2 NOTURNO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DEGESTÃO

DOSCENTE: KALINE MENDONÇA

CARACTERÍSTICAS DA TESE DE TAYLOR EM TEMPOS HODIERNOS

Natal-RN

Setembro/2015.

LEONARDO DA SILVA RIBEIRO

KAIQUE PEREIRA MORAIS

RAMON CARLO OLIVEIRA GENESTRA

RAYANNE DE OLIVEIRA FERNANDES

CARACTERÍSTICAS DA TESE DE TAYLOR EM TEMPOS HODIERNOS

Natal-RN

Setembro/2015.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        HISTÓRICO DA EMPRESA ABORDADA.        

3.        MÉTODO COMPARATIVO.        

4.        CONCLUSÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

6.        ANEXOS        


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Comparação da tese de Taylor com o modelo de empresas atuais, mais concretamente com a empresa McDonald’s.

     Está organizado em duas partes, a primeira abordamos a história da empresa e em seguida uma breve discussão tratando da comparação, a qual refere-se à segunda parte do trabalho.

     A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com vídeos.  

4

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA ABORDADA.

McDonald's Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fastfood de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda. Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.

Um restaurante McDonald é operada por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da McDonald’s Corporation vem do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa. Em 2012, a corporação teve uma receita anual de 27,5 bilhões de dólares e lucros de 5,5 bilhões. De acordo com um relatório de 2012 da BBC, o McDonald's é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.

O McDonald's vende principalmente hambúrgueres, cheeseburgers, frango, batatas fritas, itens de café, refrigerantes, milkshakes e sobremesas. Em resposta à evolução dos gostos dos consumidores, a empresa ampliou o seu menu para incluir saladas, peixes, wraps, smoothies e frutas.

Características:

Tipo:Pública
Indústria:Restaurantes
Fundação:15 de maio de 1940 em San Bernardino, Califórnia
1955 - McDonald's Corporation em Des Plaines, Ilinois
Fundador (es):Dick e Maurice "Mac" McDonald (fundadores do restaurante), Ray Kroc (fundador da Corporação)
Sede:Estados Unidos Oak Brook, Ilinois
Áreas servidas: Mundo todo (+119 países)
Locais: Mais de 33500 restaurantes
Proprietário (s):McDonald's Corporation
Pessoas-chave:James A. Skinner
Empregados: 1 700 000
Produtos:Fast-Food
Faturamento Aumento: 23.522 milhões USD
Renda líquida:Aumento 4.313 bilhões USD
Sítio oficial:www.mcdonalds.com

5

  1. MÉTODO COMPARATIVO.

 No século XXI percebemos a necessidade da utilização do método implantado por Frederick Winslow Taylor, Pai da Administração Científica, em determinados ramos de empresas, tais como a McDonald’s onde utilizam a divisão e a racionalização do trabalho, que se contrapõem ao trabalho artesanal, “artístico”, dos restaurantes.

       Segundo Taylor, é necessário a padronização do trabalho como maneira de otimizar a produção nas indústrias. Hoje existe a padronização, porém, não necessariamente, se resume a rotinas monótonas e normas rígidas implantada no pensamento Taylorista. Na empresa escolhida percebemos a utilização de equipamentos adaptados a procedimentos padronizados e controlados, facilitando o rendimento do trabalhador e reduzindo o tempo de produção.Ferramentas de trabalhos utilizadas na empresa estão sempre em determinados locais específicos para ter uma maior eficiência e agilidade por parte do trabalhador, são novas, modernas, de fácil manuseio e por tratar-se de produção alimentícia são rigorosamente vistoriadas no padrão de funcionamento e limpeza, buscando incorporar o trabalhador como parte de uma máquina. (Anexo 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (388.2 Kb)   docx (273 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com