TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A família nos tempos atuais.

Por:   •  26/4/2016  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Nos tempos atuais estamos vivendo em constantes mudanças nos contextos gerais e principalmente na família, antigamente a família era considerada um bem maior, todos se respeitavam e havia comunhão. Hoje a mesma vem deixando de ter a real importância, os casamentos passaram a não ter mais a mesma durabilidade, pais abandonando filhos, mães fazendo papel de pai e vice versa.

Notamos também que as pessoas diante da evolução, passaram a mudar a forma de pensar, as mulheres não satisfeitas em simplesmente cuidar do lar, começaram a lutar para que seus direitos fossem iguais, buscando então seu lugar na sociedade. Antes a família era constituída por homem, mulher e filhos, hoje o conceito vem mudando, pois já existe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, onde os mesmos também já podem adotar crianças e terem uma vida normal.

Podemos citar como influências diretas e indiretas do novo modelo de constituição familiar a pobreza, educação, falta de tempo para com a família, política, religião e a falta de amor.

A escola é um aspecto social a mesma é uma instituição cujo objetivo é desenvolver o potencial dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos como conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores.

Os aspectos políticos influenciam diretamente na constituição familiar, pois hoje muitas famílias estão se desfazendo devido o cenário critico relacionado a política, pois o Brasil nas últimas décadas vem impondo uma enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza que exclui parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania, estes são partes das grandes causas das separações, a busca constante pela sobrevivência.

A população feminina conquistou ao longo da história,muitos direitos,que foram de grande importância para serem o que são hoje, A mulher moderna esta cada vez mais procurando um posicionamento na sociedade, antes ela era somente dona do lar, hoje vai mais alem, estuda mais, trabalha mais e se divide entre o emprego e os serviços domésticos.

O sexo feminino vem tomando um pedaço grande a ponto de chegar a chefiar no lar e com uma percepção vão tendo filhos mais tarde, o propósito é ter a sua própria estabilidade e ganhar sua independência. Tudo isso pode ocorrer de forma que as mesmas não percam o lado feminino e com a mesma capacidade de trabalhar fora e dar conta do lar.

Diante de toda essa mudança na constituição familiar, também citamos a discriminação entre casamentos homoafetivos que estão em busca de direitos iguais, direito de casar, ter família, filhos e participarem de igual por igual em adoções de crianças que estão em busca de novos pais. A tradicional família brasileira não vai acabar. A segurança da lei deve ser dada a todos os tipos de arranjos familiares, entre eles o mais controverso, o das famílias simultâneas, criticado como um suposto incentivo à poligamia. Excluir esse tipo de união, bem como os casamentos homoafetivos, apenas torna invisível algo que já é realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com