TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nunca se falou tanto em diversidade como nos tempos atuais

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................11

4 REFERÊNCIAS ......................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Nunca se falou tanto em diversidade como nos tempos atuais.

Na verdade, a diversidade sempre existiu mais nossa sociedade não tem dado tanta importância. A pluralidade construída por varias raças, culturas, permite que todos sejam iguais, cada um com suas diferenças.

                         Certamente, deveríamos pela diversidade de nossa origem, e pela convivência entre os diferentes servir de exemplo para o mundo. Entretanto, muitas vezes, o preconceito existe e se manifesta pela humilhação ou pela violência nas escolas. É grande o número de alunos que são humilhados ou agredidos devido à sua cor, a sua crença, à classe social que pertence, a cultura etc. Daí a busca de incentivar o diálogo entre os alunos, para a construção de uma sociedade com base no reconhecimento e no respeito às diferenças.

                         Esta cartilha foi elaborada para mostrar ao leitor, de maneira simples, porém didática, o que é diversidade, e esperamos que você leitor, possa entender que nós convivemos com a diferença todos os dias, e por isso é preciso haver respeito para com o próximo, e determinação para construirmos um país, um mundo melhor. Um país em que ninguém sofra ou pratique injustiça, contra seu semelhante.


  1. DESENVOLVIMENTO

Olá amiguinhos vamos aprender um pouco sobre a diversidade brasileira.

Diversidade é tudo aquilo que nos diferencia de algo ou de outro, ela varia através da escolha: corte de cabelo, as roupas que usamos, ou até mesmo de coisas da própria natureza (cor dos olhos, dos cabelos, da pele). As pessoas possuem culturas, raças, crenças, modo de vida, classes sociais e modo de falar diferentes uma das outras.

A diversidade da população brasileira aparece nas características culturais, como a língua, religião música, os hábitos alimentares etc. O Brasil é um país de grande diversidade étnica, de gênero, econômica, linguística, convidamos você a conhecer cada uma dessas diversidades.

DIVERSIDADE ÉTNICA

[pic 14]

Fonte: educador. brasilescola.com

Caro aluno, queremos aqui mostrar a você, um pouco dos diferentes tipos de pessoas que existem em nosso país, toda essa variedade se deu lá no inicio da formação do Brasil, temos aqui um pequeno exemplo de como se formou a população brasileira.

O Brasil é um país que se formou por pessoas de grupos diferentes como: indígenas, brancos e negros. Os índios já existiam no Brasil, quando os portugueses chegaram aqui, os africanos negros foram trazidos pelos portugueses para serem escravos.

Com esta diversidade de pessoas se formaram em nosso país: mulato (branco+negro), caboclo (branco+ índio), cafuzo (índio+negro). Com o passar do tempo formou-se no Brasil os mais diversos tipos de pessoas que vemos hoje em nosso País.

.

[pic 15] 

Fonte: hsweetsecret. blogspot.com

A escola é um lugar que convivem diferentes pessoas, em todos os aspectos, e por isso muitas vezes ocorrem conflitos, e por não conhecer seus costumes, ocorre o preconceito, ou seja, o desprezo ao outro.

Preconceito é algo que achamos da pessoa mesmo sem conhecê-la.

Para que esse quadro se modifique não haja a discriminação é necessário que você aluno respeite a diferença, e despreze o preconceito, pois você também faz parte dessa diversidade.

Todos, nós somos parte desta mistura de pessoas, cada cultura, cada história nossa, de nossos familiares tem uma origem, vamos valorizar todas as pessoas que fazem parte desta história, e também as que fazem parte de culturas diferentes da nossa.  

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

[pic 16]

               Fonte: Neusa-amorim. blogspot.com

Gostaríamos de falar um pouco sobre a diversidade da fala existente no Brasil vivemos em um país que a língua falada e reconhecida é o português.

A língua portuguesa foi herdada pelos colonizadores portugueses que chegaram aqui no ano de 1500, na época os únicos habitantes eram os índios cerca de seis milhões, organizados em diferentes tribos, com suas culturas, e formas de fala diferentes umas das outras, devido a um processo de contato destes indígenas com europeus e mais tarde com a população nacional, a maioria deles desapareceu, e juntamente sua cultura e língua, porém percebe-se que a população indígena está se recuperando, e a língua brasileira é sem dúvida uma mistura de todos estes povos.

.    

 [pic 17] Fonte: linguaeliberdade.com.br

O interesse em conhecer a diversidade linguística brasileira reside no fato de que estas diferenças expressam uma diversidade cultural entre os diferentes povos que aqui vivem, bem como oferecem um critério para organização e compreensão dos mesmos. 

 A escola é um lugar que convivem diferentes pessoas, em todos os aspectos, por isso muitas vezes ocorrem conflitos entre os alunos, por não conhecer os costumes e por não compreender que todas as línguas mudam com o passar do tempo, e se modificam de um lugar para outro, pois não existem pessoas que falem da mesma maneira, ocorre o preconceito, ou seja, desprezo ao outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (380.1 Kb)   docx (773.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com